Grandes novidades da loja do iPhone na semana passada, quando a Apple anunciou que Jony Ive deixaria a empresa para administrar sua própria empresa de design. Prepare-se para ser pulverizado no rosto com uma mangueira cheia de tomadas quentes.
Primeiro, vamos ao Vice, onde Jason Koebler diz que “História não será gentil com Jony Ive”. (Dica dos chifres para SamT e @designheretic.) História e Jason Koebler.
E por que isto?
Ele deixa um legado de empurrar os produtos da Apple para a descartabilidade e a impossibilidade de reparação, uma escolha que reverberou em toda a indústria de eletrônicos de consumo.
Koebler tem uma lista de reclamações sobre os produtos da Apple, desde o terrível teclado MacBook Pro até os AirPods, os quais são exclusivamente culpa de Jony Ive e…
O que é isso?
O Macalope está apenas sendo informado pelos pássaros que andam para cima e para baixo em suas costas peludas e pegam insetos que temos notícias recentes do The Wall Street Journal. Acontece que eu dificilmente estive envolvido com qualquer coisa na Apple por anos.
"Jony Ive está deixando a Apple, mas sua partida começou há muito tempo."
Poucas pessoas de fora sabiam que, durante anos, Ive se distanciava cada vez mais da liderança da Apple, dizem pessoas próximas à empresa. …
Ive, de 52 anos, abandonou o gerenciamento rotineiro da equipe de design da Apple, deixando-a sem rumo, cada vez mais ineficiente e enfraquecida por uma série de saídas, dizem pessoas próximas à empresa.
Então você tem isso. Jony Ive é o maior e mais preguiçoso monstro da história.
Mas, espere, temos até ultimamente as últimas notícias. Alguém da Apple chamado “Tim Cook” (nunca ouviu falar dele) respondeu ao relatório do The Journal, chamando-o de “absurdo”.
Então, parece que o Sr. Cook está do lado do "maior monstro da história". "Jony estava lá o tempo todo projetando todos os dispositivos que estão destruindo o mundo como o conhecemos." OK, bom saber.
Olha, eu provavelmente empurrei o design da Apple em direção a dispositivos mais finos e mais finos que certamente podem ter um efeito prejudicial na capacidade de reparo. Mas não é exatamente assim que era apenas a coisa dele. Steve Jobs, você deve se lembrar, famosa (e provavelmente apócrifa) afogou um iPod em um aquário para mostrar que ainda havia espaço aéreo que poderia ser removido. E também para mostrar o quanto ele odiava aqueles malditos peixes, porque na verdade você não deveria deixar cair baterias de lítio em um meio que outra criatura respira. A empresa cedeu um pouco ao tornar o novo Mac mini e o Mac Pro mais atualizáveis. Além disso, mais do que qualquer um de seus concorrentes, projeta seus produtos para manter sua vida útil por mais tempo.
O Macalope não sabe se o relatório do Journal é um retrato fiel do recente mandato da Ive na Apple. Ele suspeita que certamente há alguma verdade nisso, como há rumores de que eu estava transicionando. A peça, no entanto, é pontuada com os mesmos mal-entendidos charmosos sobre a Apple que você encontra na atual Wall Street.
O maior produto novo da Apple na era pós-emprego, o Apple Watch, estreou há cinco anos.
Isso é presumivelmente um "longo tempo" atrás. Ao contrário dos seis anos entre o lançamento do iPod e o iPhone.
Seu negócio de iPhone está falhando, e lançamentos mais recentes, como os AirPods sem fio, não foram suficientes para sustentar as vendas em queda. Não tem um novo produto megahit desde o iPad que começou a ser vendido em 2010.
Outras empresas têm sorte se fizerem produtos de sucesso. A Apple, no entanto, deve fazer "megahits". Mesmo de acordo com os gráficos que o Journal inclui nesta edição, os dois primeiros anos de vendas da Apple Watch foram mais ou menos equivalentes aos do iPhone. AirPods, enquanto isso, está vendendo bem o suficiente para ter se transformado em um fenômeno cultural. A Apple, no entanto, é continuamente classificada em uma curva hiperbólica que diz que os novos produtos devem ser vendidos imediatamente nas mesmas quantidades de iPhones que estão sendo enviados agora ou se são um fracasso.
É engraçado ver que eu era um terrorista anti-ambiental unilateral e, ao mesmo tempo, alguém que mal aparecia para o trabalho. Às vezes, o Macalope deseja que essas pessoas concordem em uma história, mas isso seria como pedir que os esquilos participem de nado sincronizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário