O aplicativo da Uber está sendo atualizado no Brasil para destacar as informações do motorista, incluindo placa e modelo do carro: a ideia é garantir que o usuário está entrando no veículo correto antes de iniciar a viagem. Trata-se da expansão de uma iniciativa que começou nos EUA após a morte de uma estudante universitária.
Usuários no Brasil receberão uma notificação da Uber antes de entrar no carro, pedindo para conferir a placa (ABC1234), a marca e modelo do veículo, além do nome e foto do motorista. Além disso, dentro do aplicativo, o painel com as informações da viagem ficou maior para facilitar a visualização; e ganhou o aviso “confira a placa e as informações do carro”.
Esses são dados básicos para realizar uma viagem com segurança. Se alguma das informações não estiver correta, a Uber recomenda cancelar a viagem e reportar o ocorrido através do app.
Em abril, a estudante universitária Samantha Josephson entrou em um veículo que parecia ser do Uber, mas não era o caso; horas depois, ela foi encontrada morta. Por isso, a Uber lançou a Campus Safety Initiative nos EUA para ajudar usuários a evitar motoristas que mentem sobre trabalhar no aplicativo.
No Brasil, a Uber vem adotando outras medidas de segurança. Ela possui um contrato com o Serpro para checar dados de motoristas em tempo real a partir da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Para maior privacidade, o histórico de corridas do motorista deixou de exibir o endereço exato de destino do passageiro. E se o usuário — seja motorista ou passageiro — tiver algum problema durante a viagem, pode acessar a ferramenta de segurança que permite ligar para a polícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário