quinta-feira, 25 de julho de 2019

Sky: Children of the Light mostra porque os jogos iOS precisam de suporte para controladores | Macworld

Não me lembro muito da experiência física de jogar Journey, a obra-prima estilizada de PlayStation 3 de 2012 da Thatgamecompany sobre uma peregrinação até um pico distante coroado de luz. Lembro-me da emoção, e essa memória às vezes me leva a descrevê-la como “a experiência religiosa como jogo”. Chorei durante os créditos. Deixei a música me levar para longe, e senti amor pelo jogador sem nome que se arrastava comigo pela encosta da montanha. E naquela onda de emoção, as últimas coisas pensadas eram os controles.

Depois de uma ausência de oito anos, a Thatgamecompany tem um novo jogo chamado Sky: Children of the Light, e eu suponho que nós da Appleverse devemos ser gratos por ter chegado primeiro ao iOS. Como esperamos do estúdio, é adorável, tanto à vista quanto ao som. Seu conto de devolver almas às constelações defende a empatia, o vôo e a resolução de quebra-cabeças, não o combate, e quase o momento é digno de uma captura de tela. Assim como o Journey, ele retira as interações multijogador de voz e texto e nos deixa com a linguagem universal de gestos e ações. É um jogo maravilhoso.

No momento, o Sky é um jogo somente para iOS e, por isso, não consigo esquecer a experiência física. Não posso esquecer a visão dos meus polegares terrosos - as unhas manchadas de tinta e talvez precisando de aparar - enquanto eles sufocam o cenário celestial que se desenrola na tela do meu iPhone XS Max. Muitas vezes não consegui me perder no momento porque estou muito ocupado com os controles ou porque estou com dificuldades de acertar o ponto exato para acionar o modo de captura de tela. Em momentos tranquilos, quando eu provavelmente deveria estar perdido em contemplação, estou procurando um pano de microfibra para poder limpar as impressões digitais da tela. Ao invés de me dar algo parecido com uma experiência fora do corpo, isso me deixa desconfortavelmente ciente do meu corpo. Tanto pela transcendência.

No lado positivo, esta é a interface de jogo normal. Eu dificilmente chamaria isso de "desordenado".

Isso não estaria acontecendo se a Thatgamecompany oferecesse controles de toque e gameplay de controle desde o início. Do jeito que está, no iOS, estamos presos usando controles de toque para tudo. Eu poderia talvez entender a ausência do suporte do controlador se o Sky fosse projetado como um exclusivo iOS permanente, mas não é. Quase todas as versões futuras usarão controladores, mas isso parece o “porto”. A própria Apple revelou pela primeira vez a Sky em 2017 como um meio de mostrar a proeza gráfica da Apple TV 4K (e ainda assim não temos uma Apple TV lançamento, e, notavelmente, a Apple mostrou como as pessoas poderiam jogar com uma mão usando o Apple TV Remote). Em algum momento no futuro, ele também chegará ao Android, Mac, PC, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch. É seguro dizer que não teremos que abafar as telas com nossos dedos para tocar na maioria desses casos.

Nada disso é para dizer que os controles são ruins dentro do contexto dos controles de toque. Thatgamecompany ainda oferece aos jogadores duas opções para jogar com as duas mãos, e há uma opção para quem quer aproveitar mais a paisagem. Mas a experiência nunca é tão elegante quanto usar um gamepad, e é importante notar que os controles são o alvo das poucas reclamações espalhadas sobre suas quase 12 mil críticas positivas na App Store.

Eu queria que meus polegares fossem tão pequenos.

Quando perguntei por que o Sky não foi lançado com o suporte do controlador, a Thatgamecompany enfatizou a atenção dada à interface na tela.

"Devido aos tempos de desenvolvimento, focamos na experiência touchscreen para torná-lo amplamente acessível para o maior número possível de jogadores, e fornecemos um controlador dual stick no jogo como um sistema de lançamento para jogadores mais avançados," representante disse.

Uma opção para o suporte ao controlador, no entanto, teria tornado a Sky ainda mais acessível e atraente. Pelo menos, a Thatgamecompany reconhece que está trabalhando no suporte ao controlador, mas isso não surpreende no contexto dos lançamentos futuros.

“Certamente mantivemos nosso olho no iOS13 e nos sistemas de controle, e estamos explorando isso”, disse o representante. “Ao desenvolver o Sky for the Mac, utilizamos o suporte do controlador para Mac durante sua fase beta.”

É um ano curioso lançar um jogo iOS tão aguardado apenas com controles de toque. O uso do controlador no iOS e em dispositivos móveis em geral tem sido um grande tópico neste ano, não apenas pela chegada de aplicativos remotos como o Steam Link e o PS4 Remote Play na App Store, mas também por causa do burburinho sobre serviços de streaming como o Google Stadia. Todos esses serviços basicamente transformam seu telefone em um console de jogos tradicional, desde que você tenha o controlador certo (e uma boa conexão). No horizonte, temos o serviço de assinatura Apple Arcade da Apple - que será recheado de jogos compatíveis com o controlador - e a Apple pode ter mudado os jogos iOS para sempre quando anunciou na WWDC que o iOS 13, iPadOS 13 e tvOS serão compatíveis com Xbox One e controladores PS4 DualShock 4. É um ano em que as linhas entre jogos para celular e sistemas de jogos tradicionais, como o Xbox, estão se desgastando, e a Sky caiu no momento perfeito para nos lembrar da importância desse desenvolvimento. Por tudo isso, no entanto, é um jogo que permanece firme no passado do iOS.

Imagine isso, mas com os polegares no caminho.

Sabendo o impacto que a Journey teve em mim, eu gostaria de ter esperado até que eu pudesse ter absorvido a experiência da Sky em uma tela cheia impedida. Não vejo razão para que eu não consiga fazer isso agora, mesmo que uma "tela cheia" se reduzisse ao que recebo em um iPhone XS Max. Afinal, não estou dizendo que precisamos abandonar os controles de toque, mas que eles precisam existir ao lado do suporte do controlador em jogos como o Sky. O suporte do controlador enriquece as opções. Eu poderia jogar com um controle no meu iPhone ou iPad, como eu queria - ou mesmo na minha Apple TV com AirPlay - e, em seguida, se eu não conseguir o suficiente da Sky, poderia mudar para os controles de toque enquanto viajava de ônibus. Seria uma experiência muito parecida com o que ganhamos com o Nintendo Switch.

E neste caso, há poucas razões para não introduzir esse suporte. Não posso imaginar que a ausência de suporte ao controlador tenha algo a ver com as vantagens do multijogador, já que as interações com vários participantes no Sky pouco ou nada têm a ver com a concorrência. Nada menos que um jogo do que o Fortnite provou que controles por toque e suporte a controladores podem coexistir em um jogo multijogador altamente competitivo e acelerado (embora o desenvolvedor Epic tenha forçado os jogadores do iOS a usar controladores).

Muitos jogos para iOS funcionam bem sem o suporte do controlador, mas a força de jogos como o Sky (e o catálogo completo da Thatgamecompany) é que suas experiências multissensoriais nos encantam com visões e sons que são as melhores experiências sem interrupções. Aqui, da mesma forma que na porta anterior do Flower para o iOS, o toque estranha fica no caminho. Provavelmente não é coincidência que a Limbo, outra indie querida visualmente deslumbrante, tenha se gabado do suporte ao controlador MFi no iOS desde 2013 e ainda esteja perto do topo de muitas listas de “melhores” do iOS.

Limbo não é exatamente tão ... esperto, no entanto.

Sky perde algo quando você joga com os polegares. Como conseqüência, ele deixará um impacto maior quando chegar a outros sistemas - e essa diferença poderia ter sido evitada. Com o crescente suporte ao controlador expandido e o suporte da Apple a jogos indie bem-sucedidos no Apple Arcade, a Apple está subitamente a caminho de nos mostrar que o iOS é uma plataforma de jogos que merece atenção da comunidade de jogos mais ampla.

Com o suporte do controlador durante seu período exclusivo para iOS, o Sky poderia ter sido o jogo que mostrou ao mundo como essa nova direção poderia ser atraente.

Texto retirado de https://macworld.com/article/3411177/sky-children-of-the-light-is-a-stunning-reminder-that-we-need-more-controller-support-in-ios-games.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário