terça-feira, 23 de julho de 2019

Nucleus music review do Roon Labs: Hardware excelente para software excepcional | TechHive

O software de servidor de música da Roon Labs é incomparável em termos de desempenho, suporte robusto de metadados e flexibilidade. Você pode integrar qualquer alto-falante AirPlay, Chromecast ou RAT RAAT nativo (Roon Advanced Audio Transport) e outros equipamentos de áudio para transmissão em múltiplos ambientes. Os serviços de streaming de música high-end Tidal e Qobuz integraram o Roon para que seus assinantes possam se beneficiar da interface de usuário do Roon e seus profundos metadados (análises, letras, biografias de artistas, classificações de gêneros, créditos de álbuns, datas de lançamento, datas de gravação, e até mesmo shows ao vivo). E isso é apenas arranhar a superfície do que o Roon é capaz.

Roon é software, então você precisa de hardware para rodar. Você pode executá-lo em um Mac sem headless (sem necessidade de exibição) ou um PC, ou você pode configurá-lo em uma caixa NAS high-end (Roon recomenda ter pelo menos um processador Intel Core i3 Ivy Bridge-arquitetura, 4GB de RAM, e um SSD para executar o software do servidor). Mas nenhuma dessas opções é esteticamente agradável (ou silenciosa, já que eles provavelmente terão ventiladores), e você pode se deparar com problemas de superaquecimento se esconder o equipamento em um armário. E então há toda a questão de configurar o próprio Roon.

A Roon agora oferece uma maneira de obter todos os benefícios de seu software em um pacote plug-and-play: Confira o Nucleus, a primeira solução independente de hardware / software da Roon. Eu venho avaliando o Nucleus há mais de cinco meses e achei que fosse uma solução estelar. Infelizmente, também é uma solução muito cara, a partir de US $ 1.399, mais o custo de armazenamento e uma assinatura do Roon.

O Nucleus é um servidor de arquivos otimizado para áudio com o qual você quase nunca interage diretamente. Não tem mouse, teclado ou tela. Ele é projetado para apaixonados por música que não têm tempo, conhecimento ou inclinação para criar um computador como um projeto do tipo "faça você mesmo".

Vista lateral das aletas do dissipador de calor do Nucleus.

O Nucleus executa uma versão simplificada do Linux que é otimizada para rodar o Roon. Sua configuração em quatro etapas é simples e direta, e você pode executá-lo a partir de qualquer navegador da Web ou dispositivo inteligente por meio do aplicativo do Roon (vou abordar mais abaixo).

Esteticamente falando, o Núcleo parece um dissipador de calor gigante. E isso é basicamente o que é o exterior de metal. O shell inteiro é projetado para dissipar todo o calor do processador de forma eficiente. E isso funciona. Durante meu período de teste, eu tinha o Núcleo em uma prateleira no meu centro de entretenimento Salamandra. O Núcleo estava quente, mas nunca quente. Ventilação nunca foi um problema.

Vista frontal do Núcleo Roon.

Coloque um SSD dentro do Núcleo e ele não terá partes móveis. Ele irá operar em silêncio mortal. Você nunca saberá que o tem em seu quarto, muito menos em seu rack de equipamentos. Se você realmente quiser dar uma olhada, confira o white paper de Roon dedicado às escolhas de design e engenharia feitas durante o desenvolvimento do Nucleus.

O núcleo do Nucleus é uma Intel NUC (Next Unit of Computing), um pequeno computador desktop de fator de forma, e oferece várias opções de entrada / saída integradas: Existem duas portas USB 3.0 que podem ser usadas para conectar discos rígidos externos. drives e / ou um DAC de sua escolha. A saída HDMI suporta saída de áudio estéreo e multicanal. Há uma porta USB-C na parte traseira da unidade que, no momento, não serve para nenhum propósito prático. Roon pode (ou não) habilitar essa porta para adicionar funcionalidades no futuro.

Conectar a saída HDMI a um receptor A / V ou a um processador de pré-amplificador A / V permite que você acesse a interface de usuário baseada na Web do Roon, onde você pode ver o modelo Nucleus, versão do sistema operacional, número de série e endereço IP.

Completando os portos, o Nucleus tem uma porta ethernet gigabit. As conexões com fio ainda são a maneira mais rápida e confiável de conectar um servidor de alto desempenho como o Nucleus. Por esse motivo, você não encontrará um adaptador Wi-Fi aqui.

Uma visão traseira do Núcleo.

Durante o período de revisão, a Roon lançou uma atualização que permite ripar CDs diretamente para o Nucleus, usando um CD-ROM USB. Isso elimina a necessidade de um Mac ou PC arquivar sua coleção de CDs. Quando o sistema operacional Roon detecta uma unidade de CD, ele adicionará uma nova opção chamada “CD Ripper”. As faixas ripadas são salvas como arquivos FLAC com perdas. Eu não testei esse recurso.

Além das portas USB 3.0, o Nucleus possui um compartimento interno para a instalação de um SSD SATA de 2,5 polegadas ou disco rígido mecânico que não tenha espessura superior a 9,5 mm. Para minha análise, comprei um SSD de 1TB e instalei-o no compartimento interno do Nucleus. Eu achei o processo muito simples com uma ressalva: o disco não caberia corretamente no Nucleus com os trilhos de montagem da unidade no lugar.

Você pode instalar uma única unidade SSD dentro do Núcleo Roon para armazenamento interno.

Eu tive que soltar os trilhos, montar a unidade e, em seguida, apertar os trilhos para que a unidade se encaixe corretamente. As tolerâncias no design do Nucleus estão tão apertadas aqui que temo que um consumidor excessivamente entusiasmado possa tentar forçar a unidade no lugar, acidentalmente causando alguns danos à placa de circuito da unidade. Não tenho certeza se minha experiência é comum em outras unidades de produção ou específica para minha unidade de revisão.

O Núcleo em si não tem partes móveis, então se você usar um SSD, o servidor irá operar em completo silêncio. Isso me permitiu colocar na minha sala de estar, onde nunca chamou atenção para si mesma.

A desvantagem dos SSDs, é claro, é que eles são muito mais caros por gigabyte do que um disco rígido mecânico. Um SSD de 1TB custa aproximadamente até um drive mecânico de 4TB. Se você tem uma grande biblioteca de músicas, seria melhor usar um SSD apenas para o software Roon e armazenar suas músicas em uma caixa NAS separada. O Roon em execução no Nucleus descobrirá e acessará esses arquivos, independentemente de onde você localizar a caixa NAS em sua casa, desde que esteja conectado à sua rede. Como alternativa, você pode conectar um disco rígido externo a uma das portas USB do Nucleus.

Eu tive alguns pequenos problemas ao instalar um SSD no compartimento de unidades do Nucleus, devido às suas tolerâncias apertadas.

Eu gostaria que o Roon Labs permitisse que os clientes conectassem serviços de armazenamento em nuvem, como o DropBox, o OneDrive da Microsoft ou o Google Drive. Os usuários poderiam então transmitir suas músicas da nuvem, dispensando o armazenamento local. Produtos como o DAC da Vanguard Universal da Krell suportam essa opção.

A Roon oferece dois modelos Nucleus, que parecem idênticos do lado de fora, mas têm componentes internos ligeiramente diferentes. O Núcleo de US $ 1.399 tem um processador Intel Core i3 e 4 GB de RAM. O Nucleus + de US $ 2.499 tem um processador Intel Core i7 com 8 GB de RAM. Nenhum dos preços inclui armazenamento ou assinatura do Roon. Os custos de armazenamento variam de acordo com o tipo e a capacidade (a Amazon vende o SSD de 1 TB usado por cerca de US $ 110). Uma assinatura do Roon custará US $ 119 por ano ou US $ 499 para uma assinatura vitalícia.

Qual modelo é melhor para você depende de três fatores: O tamanho da sua biblioteca de músicas; o número de zonas (salas) que você deseja executar; e os recursos Roon DSP que você pretende usar. A versão base do Nucleus é classificada para lidar com bibliotecas de até 10.000 álbuns ou 100.000 faixas, seis zonas e opções de DSP limitadas (você não pode usar, por exemplo, um filtro de convolução e o upsampling do DSD512 ao mesmo tempo). O Nucleus + é projetado para tudo acima dessa linha de base e não impõe limites às funções do DSP.

Eu estava inicialmente preocupado que o processador Core i3 seria muito limitado para a minha configuração. Garoto eu estava errado. As pessoas da Roon Labs estão certas quando dizem que o Nucleus foi otimizado para rodar o Roon. Com exceção de alguma lentidão enquanto o Nucleus estava indexando minha biblioteca de músicas, nunca encontrei nenhum problema de desempenho ou latência.

O Nucleus é fácil de configurar usando o manual de instruções fácil de seguir, passo a passo. Você estará pronto e em execução em nenhum momento. Se você tiver uma instalação existente do Roon, a Roon Labs fornecerá um artigo da base de conhecimento sobre migração.

Em poucas palavras:

O Núcleo inclui um guia de iniciação rápida fácil passo-a-passo

Liguei o Nucleus e lancei o software Roon no meu smartphone. O aplicativo encontrou o Núcleo em um instante e estava pronto para ir. Voltei para a interface de usuário da Web do Roon e formatei o SSD que eu havia instalado.

Observarei que fiquei preocupado com o fato de que, depois de formatar o SSD que eu havia instalado, não havia nada que me impedisse (ou outra pessoa em minha rede) de reformatar a unidade. Teoricamente, alguém que entra em sua casa com o aplicativo Roon e acessa sua rede pode reformatar a unidade interna do Nucleus. Embora o risco de isso acontecer seja baixo, gostaria de ver o Roon fornecer uma opção de senha para esse comando.

O Nucleus possui um servidor da Web integrado e uma GUI baseada na Web para controlar a funcionalidade básica da unidade. Não há proteção por senha, portanto, qualquer pessoa mal-intencionada que puder acessar sua rede poderá apagar o armazenamento principal do Nucleus.

A partir daí, usei meu Mac Mini para navegar na rede e encontrar o Núcleo. Abri as pastas pré-compartilhadas sem problemas e comecei o processo de copiar as aproximadamente 14.000 músicas do meu Mac Mini para a unidade interna do Nucleus que eu tinha instalado.

A indexação da música na biblioteca levou aproximadamente seis dias (isso não é um erro de digitação). Durante esse período, tive um problema menor em que o Nucleus se desconectava aleatoriamente do aplicativo Roon. Eu chamei a atenção do suporte do Roon e não conseguimos encontrar uma causa definitiva. Quando a indexação terminou, não tive o problema novamente.

Liguei o Nucleus ao meu processador anthem AVM 60 Preamp via HDMI e, em seguida, passei a saída HDMI do Anthem para minha TV. Os amplificadores de referência AHB2 alimentaram a configuração. Eu usei os dois alto-falantes de referência RBH Sound SVTR Tower e Revel Ultima2 Salon2 durante meu período de revisão. Em um ponto durante a minha análise, eu também testei as portas USB do Nucleus como uma fonte de áudio digital para um amplificador integrado Cambridge Audio Edge A.

Obter a configuração do Roon no Núcleo é simples e direta.

Uma vez configurado, eu poderia fazer tudo no Núcleo que eu pudesse fazer em um computador rodando Roon. Eu configuro equipamentos de áudio e alto-falantes compatíveis. Eu configurei zonas e agrupei pares de alto-falantes. O Núcleo até encontrou a TV Quantum Vizio P-Series compatível com o Chromecast que eu tinha para revisão. Através do Chromecast, pude transmitir a interface do Roon para o Vizio para uma experiência visual rica para acompanhar a música.

Falando em música, o Nucleus era um super-som e não perdeu nada comparado a um computador dedicado rodando Roon. Para obter o benefício máximo do Núcleo, você precisará executar o Nucleus por meio de um DAC premium.

Através do Nucleus, pude configurar o AirPlay, o Chromecast e os dispositivos nativos prontos para Roon para streaming em casa.

Eu poderia continuar sobre o conjunto de recursos de Roon, o que por si só garantiria sua própria revisão. Basta dizer que o Nucleus provou ser um servidor Roon superior que me dava tudo que um computador dedicado rodando Roon poderia fazer.

O Nucleus é uma excelente - embora cara - opção para quem ama o software de servidor de música da Roon, mas não quer instalar e executar o software em um Mac, PC ou NAS box. É estável, fácil de integrar, completamente silencioso e uma alegria de usar. Eu configurei e esqueci que estava lá. É assim que todo equipamento de áudio deveria estar.

Se você é tecnicamente experiente e acha que gostaria de criar seu próprio PC otimizado por Roon do zero, pode economizar centenas de dólares em comparação à compra do Nucleus. Roon diz quase tudo que você precisa saber sobre fazer isso neste link.

Se, por outro lado, você é um amante da música obstinado que quer tudo o que o poderoso servidor Roon tem para oferecer, mas você não se sente confiante - ou simplesmente não quer gastar o tempo - indo Rota de DIY, e você tem o orçamento para hardware high-end, não pense duas vezes antes de tomar o mergulho com o Núcleo. Você nunca vai olhar para trás.

Texto retirado de https://www.techhive.com/article/3410053/nucleus-review.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário