sexta-feira, 5 de julho de 2019

Microsoft Edge testa bloqueio de rastreamento na web e modo IE – Internet

A Microsoft prometeu que o novo Edge com base no Chrome teria uma forma nativa de evitar rastreamento na web, além de um modo Internet Explorer voltado para empresas: ambos os recursos estão em testes no navegador para Windows 7, 8, 8.1 e Windows 10. Você poderá escolher entre três níveis de bloqueio de trackers, e poderá abrir sites legados no IE em poucos cliques.

Você é rastreado na web através de cookies e scripts para coletar informações de uso dos sites, a fim de personalizar anúncios. O Microsoft Edge oferece três níveis de proteção contra isso:

A Microsoft explica que adicionou um novo componente ao Microsoft Edge chamado Trust Protection Lists: ela reúne as organizações que podem estar tentando rastrear usuários na web. É com base nessas listas que o navegador decide quais trackers bloquear.

Em alguns casos, o Edge impede que o rastreador tenha acesso a arquivos armazenados no navegador. Em outros, ele até mesmo deixa de carregar alguns elementos da página, como scripts, pixels e iframes de rastreamento.

Este não é um bloqueador de anúncios como o AdBlock, e sim um recurso de privacidade semelhante ao Ghostery. Você pode ver o número de rastreadores bloqueados clicando no ícone de cadeado, à esquerda da barra de endereços:

Para testar o bloqueio de rastreamento, você precisa instalar o Microsoft Edge Canary e ativar o recurso em edge://flags#edge-tracking-prevention. Depois de reabrir o navegador, vá em Configurações > Privacidade e serviços para escolher um nível de bloqueio.

Quanto à integração do Edge com o Internet Explorer, há pouco a dizer no momento. O recurso está em testes e, por enquanto, dá uma mensagem de erro e abre as páginas em uma janela separada do IE.

Você pode experimentar isso no Edge Canary indo em Mais ferramentas > Exibir esta página usando Internet Explorer. Surgirá uma mensagem avisando que “a versão do Internet Explorer neste dispositivo não tem suporte à integração com o Microsoft Edge”, e o site será carregado em uma janela do IE.

É necessário ativar a flag edge://flags/#edge-internet-explorer-integration. No futuro, os sites serão carregados dentro do Edge usando a engine do IE para o caso de sistemas legados, bastante comuns em empresas.

O Microsoft Edge pode ser testado nos canais Canary (atualizado todo dia) e Dev (atualizado semanalmente) no Windows 10, 8.1, 8 e Windows 7.

Com informações: Microsoft, MSPowerUser, Engadget.

Texto retirado de https://tecnoblog.net/296773/microsoft-edge-testa-bloqueio-rastreamento-modo-internet-explorer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário