Para todos os avanços que a Apple fez ao longo de duas décadas com o sistema operacional Mac, é surpreendente como os principais recursos de atenção, como o controle de áudio da barra de menus, receberam. Tradicionalmente, pouco mais do que uma maneira conveniente de ajustar o volume sem abrir as Preferências do Sistema, começando com o macOS 10.12, o controle deslizante básico era capaz de alternar entre dispositivos de saída e entradas pressionando primeiro a tecla Opção.
Se você está pensando, "deve haver uma maneira melhor", você estaria certo. Rogue Amoeba, criadores de incríveis soluções de áudio como o Audio Hijack e o Fission, tiraram o som do SoundSource 4, uma maneira mais poderosa de controlar o som indo e vindo do seu Mac, não importa qual aplicativo você esteja usando.
SoundSource 4 é um aplicativo de barra de menu versátil que permite aos usuários controlar todas as entradas e saídas de áudio de uma única janela.
O SoundSource reside na barra de menus, convocado através do clique do mouse ou da tecla de atalho global de sua escolha. Nessa janela, você tem acesso rápido à Saída, Entrada e Efeitos sonoros de seus dispositivos do sistema, cada um com seu próprio controle deslizante de volume e menu suspenso.
Além de uma interface mais elegante, o SoundSource fornece medidores de áudio para cada item, além de um botão Magic Boost para ajudar a nivelar o som que sai do seu Mac. Esse recurso funciona excepcionalmente bem com os pequenos alto-falantes do MacBook, mas o som de um receptor de home theater conectado também se beneficiou ao reproduzir música e especialmente filmes, onde o diálogo era mais claro e fácil de ouvir.
Por padrão, o SoundSource se vincula à barra de menus, mas clicar no ícone de alfinete no canto superior esquerdo desanexa convenientemente a janela para que ela flutue sobre o que você estiver fazendo. Além de escolher um efeito de som de sistema diferente, você nunca precisará abrir as Preferências de som novamente, mas a caixa de configurações inclui atalhos convenientes para essas opções, bem como a configuração de áudio MIDI, caso você precise.
Se isso é tudo o que o SoundSource fez, ainda valeria a pena, mas a versão 4.0 eleva o nível dos controles de áudio por aplicativo. Isso permite que os usuários aumentem, abaixem ou desliguem a saída de aplicativos individuais, habilitem o Magic Boost somente para software específico ou redirecionem os aplicativos para uma saída diferente. Esta adição incrivelmente poderosa vem configurada com uma seleção de aplicativos de produção de som quando você instala o SoundSource, mas outros podem ser facilmente adicionados, com suporte a arrastar e soltar para organizar ícones na ordem que desejar.
Os controles de áudio por aplicativo permitem que os proprietários do SoundSource 4 direcionem o som de um software diferente para quantos dispositivos você tiver.
Ainda mais legal, cada saída vem equipada com um equalizador Lagutin de 10 bandas, controle deslizante de balanço e a capacidade de aplicar efeitos de unidade de áudio. Isso mesmo, se você já tiver plug-ins de AU instalados no sistema, eles funcionarão diretamente no SoundSource 4 imediatamente, enquanto o equalizador inclui mais de 20 predefinições com a capacidade de criar e salvar as suas próprias. Essas opções avançadas estão escondidas, acessíveis clicando nas setas voltadas para a direita ao lado de cada dispositivo ou aplicativo. O software facilita a alternância entre as taxas de amostragem de entrada ou saída, ou seja, a menos que você tenha um hardware de vídeo dedicado que bloqueie a taxa de amostragem de saída em 48Hz.
O SoundSource 4 suporta o modo escuro do macOS e inclui uma opção para exibir o indicador de volume de saída na barra de menus, assim como a configuração de preferência de som atual. Isso pode parecer trivial, mas eu ativei essa opção, desativei a opção "Mostrar volume na barra de menu" da Apple, movi o SoundSource 4 para a mesma posição na barra de menus usando a tecla Opção e não olhei para trás.
Agora equipado com um equalizador de 10 canais integrado e suporte para plugins de Unidades de Áudio, o SoundSource 4 é mais poderoso do que nunca.
Por fim, há uma opção inteligente de teclas de super-volume, que permite o controle de volume do teclado para dispositivos HDMI externos e monitores DisplayPort que não suportam isso nativamente. Não conseguimos fazer isso funcionar com o nosso AJA T-Tap conectado a um receptor Yamaha, mas isso teve mais a ver com a conversão de hardware do Thunderbolt para a saída HDMI do que com uma limitação do software em si.
No entanto, as notícias não são animadas para usuários de longa data da SoundSource. A versão 4.0 descarta o suporte para reprodução de áudio de dispositivos de entrada. O desenvolvedor explica que esse recurso, que monitora o áudio de entrada através do Mac, foi usado apenas por "um pequeno grupo de usuários" e "não é mais um bom ajuste" com o SoundSource. (Pessoalmente, não sentimos falta disso, mas, para aqueles que o conhecem, confira o excelente Audio Hijack da empresa.)
O SoundSource 4 é um utilitário indispensável para qualquer usuário de Mac que deseja mais controle sobre a entrada e saída de áudio, e coloca a Apple verdadeiramente envergonhada por quão anêmicos são os controles macOS incorporados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário