sábado, 6 de julho de 2019

Como usar o Photoscape [10 dicas para editar fotos] – Aplicativos e Software

Cortar, redimensionar, fazer ajustes de cor, desfocar uma imagem, remover objetivos indesejados… Reunimos 10 dicas de como usar o Photoscape X, o programa de edição básica de fotos, disponível para Windows 10 ou no macOS e totalmente gratuito.

Depende muito do seu uso e, claro, que não se compara ao Photoshop. Entretanto, o Photoscape tem algumas funções similares. A grande vantagem é de o software ser leve. Então, por mais que o Photoshop cumpra bem seu papel, o Photoscape pode ser uma opção quando se pensa em velocidade e processamento do computador.

As funções básicas terão o mesmo resultado em ambos os programas. Já as funções mais complexas como níveis, curvas, equilíbrio de cores, ferramenta de carimbo, mapa de degradê e opacidade ficarão restritas à versão paga do Photoscape (R$ 149,00).

Para começar, vamos abrir Photoscape X. Essa primeira tela mostra os caminhos para as ferramentas do programa, é uma página interessante para ter uma visão panorâmica do que dá para fazer no Photoscape e onde encontrar as ferramentas que precisa.

Para abrir uma foto:

Uma ferramenta famosa no Photoshop é a Healing Brush, para remover objetos indesejados da imagem. No Photoscape a ferramenta similar é chamada de Pincel de Recuperação de Manchas, veja como usar:

Quanto mais você usa essa ferramenta, mais entende o funcionamento dela. Outra que ajudaria nesse processo de remover objetos e reconstruir uma imagem é o Carimbo, mas está disponível na versão paga do Photoscape, com ele é possível replicar uma área da imagem em outra área.

Pelo menu rápido, é possível fazer uma série de ajustes em uma quantidade bem menor de cliques, a partir das configurações pré-definidas do Photoscape.

Quando você insere outro objeto dentro da imagem que você está trabalhando, o Photoscape mostra a ferramenta de camadas na lateral esquerda.

É possível mover para cima ou para baixo, ocultar, duplicar, excluir e mesclar os objetos da camada. A imagem que está sendo trabalhada não é identificada como uma camada, como no Photoshop, apenas os objetos inseridos na imagem.

Uma tarefa que nós aqui do Tecnoblog fazemos muito quando precisamos mostrar capturas de tela com conteúdo sensível é borrar as imagens, como conversas pessoais do WhatsApp, por exemplo.

A ferramenta Desfoque ou Mosaico, na guia Editar permitem criar uma máscara com um conteúdo desfocado ou pixelizado, veja como usar esse recurso do Photoscape.

O Photoscape permite fazer qualquer edição básica (corte, redimensionamento, cor e filtros) em várias fotos ao mesmo tempo.

Durante o salvamento, dá para definir um prefixo ou sufixo para as imagens trabalhadas serem fáceis de localizar ou substituir o texto antigo pelo novo.

Se a intenção é só renomear várias imagens ao mesmo tempo, veja como usar o recurso do Photoscape:

O Photoscape X está disponível para usuários do Windows 10 ou do macOS. Para usuários do Windows XP, Vista, 7 ou 8, a  versão disponível é a do Photoscape 3.7.

Texto retirado de https://tecnoblog.net/297721/como-usar-o-photoscape-10-dicas-para-editar-fotos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário