quarta-feira, 17 de julho de 2019

Como solicitar o bloqueio de ligações de telemarketing – Telecomunicações

Ninguém gosta de receber chamadas indesejadas, principalmente se forem para vender algum serviço. A Anatel estima que pelo menos 30% das ligações de telemarketing são relacionadas às operadoras de telefonia, que finalmente criaram uma forma fácil de bloquear esse tipo de chamada: o Não Me Perturbe.

A partir desta terça-feira (16), é possível cadastrar seu número no site Não Me Perturbe, mantido pelas operadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. É necessário informar o nome completo, CPF e endereço de e-mail.

A partir daí, você pode adicionar seus números de telefone e solicitar o bloqueio, que será efetivado em até 30 dias. O consumidor também poderá remover posteriormente o telefone do sistema de bloqueio, caso tenha interesse (?!).

De acordo com o jornal O Globo, as operadoras que descumprirem o cadastro podem ser multadas pela Anatel, com penalidades que podem chegar a R$ 50 milhões. Segundo um relatório do aplicativo Truecaller, os brasileiros recebem em média 37,5 ligações de televendas por mês.

A opção de bloqueio ao telemarketing faz parte da lista de medidas para combater abusos, que também estabelece princípios como ligar em horários adequados; não ligar de forma insistente; respeitar o fato de os consumidores não desejarem receber ligações; receber e tratar reclamações sobre ligações indesejadas; garantir adesão à Lei de Proteção de Dados Pessoais e, por fim, cooperar na melhoria do telemarketing em outros setores.

Quando é que bancos e financeiras irão abrir um cadastro desses?

Texto retirado de https://tecnoblog.net/298841/pedir-bloqueio-ligacoes-telemarketing-nao-me-perturbe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário