Lembre-se de iPhones? Parecia que todo mundo costumava ter um. Mas agora? Não.
De acordo com a TNW, "Toneladas de usuários do iPhone estão se juntando ao lado negro ao mudar para a Samsung." (Dica de os chifres para Alan.)
Parece que os fãs da Apple estão finalmente se livrando da mania do iPhone…
Sim, depois de… [finge checar o calendário]… 12 anos, a moda finalmente está morrendo. Ninguém está comprando iPhones mais.
… Comparado ao ano passado, menos pessoas estão trocando seus antigos iPhones pelos modelos mais recentes.
Agora, lembre-se que ninguém pesou essas pessoas que estão abandonando o iPhone, então é possível que, combinadas, elas pesem “toneladas”. Também não se sabe se são toneladas métricas ou imperiais.
E, se você observar a metodologia da pesquisa na qual essa afirmação se baseia, ainda não se sabe se essas pessoas realmente existem.
A retenção de iPhone este ano caiu 15,2% em comparação com março de 2018, de acordo com dados da CNET obtidos do serviço BankMyCell.
O Macalope simplesmente adora o uso de “obtido”. Assim como não sabemos o peso total combinado desses antigos usuários do iPhone, também não sabemos quantos Bothans morreram para obter essa informação. Apenas Mon Mothma sabe e ela não está dizendo.
Esta informação certamente não veio de uma explosão de e-mail para qualquer e qualquer site de tecnologia que o BankMyCell pensou que iria publicá-lo. Esta é uma informação secreta e não é de forma alguma projetada para colocar o nome do BankMyCell na imprensa.
Coisa estranha, no entanto: seis parágrafos lá são um noticiário de última hora: isso é provavelmente todo lixo.
Aqui está um aviso importante: a pesquisa é baseada em uma amostra de dados bastante limitada ...
Oh. Oh! Ohhhhhhhhhh.
Oh.
… - apenas 38.000 pessoas. Considerando que isso é apenas uma pequena fração de todos os usuários do iPhone, você deve ter os resultados com um grão de sal.
Esse certamente não é o menor conjunto de amostras. As pessoas que viram Macalope tentam criar o estilo "Encontros próximos" no Monte. Apple Doom (não, você está misturando metáforas). Mas mais do que o tamanho da amostra, existem outros problemas com esses resultados.
Primeiro, a população vem apenas de “swaps de telefone que o BankMyCell facilitou no período desde outubro de 2018”. Suponhamos que os clientes de um serviço O Macalope nunca tinha ouvido falar antes não são necessariamente os mesmos que frequentam lojas de operadoras ou Apple Stores.
Mas esse não é o maior problema. O maior problema é que, ao afirmar que a lealdade do iPhone caiu 15%, o BankMyCell não está comparando seus resultados este ano com seus resultados no ano passado. Está comparando seus resultados este ano com os resultados do Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) no ano passado. A empresa até admite que não faz ideia do que foi a composição demográfica do estudo do CIRP.
… Nossa audiência on-line 62,4% da geração do milênio com uma divisão de gênero de 60/40 em favor das mulheres, que podem diferir do CIRP; no entanto, eles não mencionaram dados demográficos em sua divulgação.
Em algum lugar, Edward Tufte de repente se sentiu intensamente irritado, embora não soubesse por quê.
Você não pode comparar os resultados de diferentes demografias e declará-los como significativos. Você não está controlando nada. “Pesquisamos pessoas de fora do Faneuil Hall sobre o New York Yankees e as comparamos a uma pesquisa feita no ano passado fora da Grand Central Station e, bem, as pessoas realmente azedaram os Yankees!” A única constante aqui é a credulidade (ou culpabilidade) de a imprensa de tecnologia. Se o BankMyCell estivesse interessado em resultados significativos, teria comparado seus próprios resultados ao longo de dois anos se não conseguisse obter o detalhamento demográfico do CIRP. Mas claramente não é. O que leva o Macalope a concluir que o objetivo desse exercício era menos ciência do que propaganda.
Michael Simon da Macworld também leva o relatório com credulidade, dizendo:
Você pode criticar com a metodologia do Bank My Cell o quanto quiser, mas os números são significativos.
Não é assim que as estatísticas funcionam. Se a metodologia é uma porcaria, então você não pode confiar nos números. É como jogar o rabo no burro em uma sala cheia de babuínos. A Apple ainda pode ter um problema de lealdade e, para o ponto geral de Simon, talvez devesse vender um telefone intermediário, mas essa pesquisa é como lançar um gráfico astrológico em uma discussão sobre por que os humanos deveriam colonizar Marte.
CIENTISTA 1: “Acho que devemos colonizar Marte para garantir a sobrevivência a longo prazo da humanidade!”
CIENTISTA 2: “Acho que devemos colonizar Marte para aumentar o conhecimento humano!”
ASTROLOGER: “Acho que devemos colonizar Marte porque Júpiter está em Vênus este mês!”
CIENTISTA 1: “QUEM DEIXA O KENNY AQUI? Kenny, leve seus cristais espirituais e seu guarda noturno e volte para incomodar as pessoas na biblioteca pública!
A Apple anunciará seus resultados do segundo trimestre do calendário na próxima semana (sem vendas unitárias, é claro), mas durante a teleconferência do último trimestre, observou:
Em todas as nossas lojas, tivemos uma resposta recorde de todos os tempos aos nossos programas de trade-in e com mais de quatro vezes o volume de trade-in do trimestre de março do ano passado.
Verdade seja dita, no entanto, as vendas do iPhone parecem estar simplesmente estagnadas, não aumentando vertiginosamente, nem disparando.
E de alguma forma a empresa parece sobreviver.
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