quarta-feira, 24 de julho de 2019

3 razões pelas quais a Apple gostaria de comprar o negócio de chips de modem móvel da Intel (além do iPhone) | Macworld

A corrida para 5G pode ter acabado de adicionar uma nova pista. De acordo com um relatório do Wall Street Journal, a Apple e a Intel estão envolvidas em conversas sérias sobre o negócio de chips de modem para smartphones da empresa, que entrou em colapso no começo do ano.

Propriedade intelectual trocando mãos entre gigantes da indústria não é exatamente uma notícia que abala a terra, mas esse acordo tem ramificações significativas. Há apenas três meses, a Apple e a Intel eram parceiras no desenvolvimento do modem 5G do iPhone, mas isso terminou abruptamente quando a Apple e a Qualcomm resolveram o processo judicial e a Intel “anunciou sua intenção de sair do negócio de modem 5G e concluir uma avaliação das oportunidades para modems 4G e 5G em PCs, dispositivos para internet de coisas e outros dispositivos centrados em dados. ”

O iPhone é importante, mas não é a única razão pela qual a Apple gostaria de comprar o negócio de chips de modem para smartphones da Intel.

Essa avaliação aparentemente levou a uma venda, que por sua vez levou ao interesse da Apple, de acordo com o relatório do Journal. Embora não esteja totalmente claro por que a Intel decidiu sair do negócio de modem móvel, a sabedoria convencional sugere que seu desenvolvimento de chips não avançou muito ou rápido o suficiente.

Então, na superfície, parece que não há nada para comprar, especialmente pelo preço presumido de mais de um bilhão. Mas a Apple não estaria comprando os recados de modem da Intel. Em vez disso, estaria investindo em anos de trabalho (e patentes) de um dos maiores fabricantes de semicondutores, já que procura desenvolver um chip 5G interno para futuros iPhones que possam rivalizar com o da Qualcomm. Isso não vai acontecer tão cedo, já que a Apple e a Qualcomm firmaram um acordo de licenciamento de seis anos com um acordo de chipset de vários anos em abril, mas a Apple está fazendo um longo jogo aqui.

Mas embora o iPhone seja claramente o principal impulso por trás desse acordo, não acho que as motivações da Apple estejam limitadas ao aparelho. O 5G parece impactar todos os setores das linhas de produtos da Apple, e a aquisição dos negócios de chips de modem para smartphone da Intel - mesmo inacabados - pode ter implicações de longo alcance tanto na Apple quanto na indústria.

Talvez ainda mais importante do que o trabalho de engenharia seriam as pessoas por trás do trabalho. O relatório do Journal especifica que, além do portfólio de patentes da Intel, a Apple também estaria adquirindo uma infusão de talentos da equipe responsável pelo desenvolvimento do chip. Só isso poderia valer bilhões. Não é segredo que os ativos mais valiosos das empresas de tecnologia são os engenheiros que trabalham para eles, e trazer uma equipe pronta de projetistas de chips à Apple Park para trabalhar no chip A14 economiza anos de contratação e reorganização.

a integração será fundamental para o desenvolvimento de chips mais finos, mais rápidos e com maior eficiência energética.

Mas não é o iPhone que pode se beneficiar mais de um modem 5G integrado. Um chip S mais eficiente, que alimenta o Apple Watch, é a chave para as futuras gerações de wearable da Apple, especialmente à medida que chega o 5G sedento de energia. Com um modem 5G integrado, os chips serão menores e mais eficientes, duas áreas de foco intenso para a Apple. Tal como está, o modem e o processador principal são entidades separadas e continuarão na veia enquanto continuar comprando seus modems da Qualcomm. A integração é uma das mais fortes da Intel, e será ainda mais importante quando o 5G começar a decolar.

Como os telefones e dispositivos 5G proliferam ao longo dos próximos anos, também é certo que haverá um aumento nos processos judiciais. Apple, Samsung, Intel e qualquer outra gigante de tecnologia são suscetíveis aos chamados trolls de patentes, empresas que captam patentes com a única intenção de usá-las para processar outras empresas que possam infringir as patentes. É impossível dizer quais patentes estão incluídas neste acordo, mas você pode apostar que elas seriam usadas para processos frívolos em mãos erradas. Provavelmente não é a principal motivação para a compra da Apple, mas não seria a primeira vez que alguém pegaria um monte de patentes para mantê-las fora das mãos erradas.

Embora a Apple ainda não tenha lançado um notebook com conectividade LTE, isso provavelmente mudará com o advento do 5G. Não é apenas a velocidade - como o iPad OS ganha mais recursos do Mac, um novo dispositivo provavelmente está no horizonte que fica entre o iPad Pro e o MacBook Air. Não sabemos como seria esse dispositivo, mas estou disposto a apostar em duas coisas: ele será ativado por um chip da Apple e terá conectividade 5G.

Os novos chips podem tornar os futuros MacBooks mais finos, mais rápidos e mais eficientes no consumo de energia do que nunca.

Estamos provavelmente a anos de distância de tal dispositivo, e não acho que seja coincidência o acordo da Intel e a aposentadoria do MacBook coincidirem. Em algum momento nos próximos três a cinco anos, acho que veremos um novo dispositivo da Apple que resolve dois problemas de longa data: a incapacidade do iPad de substituir o Mac e a falta de uma tela sensível ao toque do Mac. Com um modem de 5G, o próximo MacBook será a melhor máquina rodoviária, combinando a potência de um Mac com a portabilidade do Mac em um pacote fino e leve, e os negócios modernos da Intel podem ser a coisa certa para dar o pontapé inicial.

Texto retirado de https://macworld.com/article/3410604/apple-intel-mobile-modem-chip-business-purchase.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário