Eu já perdi a conta de quantas vezes a Apple teve que agir com relação ao teclado borboleta dos MacBooks. O mecanismo, que prometia ser mais silencioso e confortável, está na quarta geração para resolver um problema de confiabilidade: as teclas podem parar de funcionar corretamente com o acúmulo de detritos, como poeira. Agora, parece que a Apple enfim vai desistir da tecnologia.
O analista Ming-Chi Kuo, conhecido por antecipar novidades da Apple com precisão, diz que a empresa retornará ao antigo mecanismo tesoura, agora com fibra de vidro para reforçar as teclas. O novo teclado surgiria primeiro em um MacBook Air a ser lançado ainda este ano, além do MacBook Pro de 2020. A expectativa é que o mecanismo borboleta desapareça totalmente nos próximos anos.
O teclado borboleta foi apresentado em 2015 e distribui com mais uniformidade a pressão sobre a tecla, permitindo que o usuário digite com mais conforto e menos erros. Por ser menor, o mecanismo reduz a espessura dos botões. No entanto, mesmo com as revisões e até a aplicação de uma membrana nas teclas para impedir a entrada de poeira, parece que o problema não foi totalmente sanado. Tanto é que a Apple incluiu até MacBooks lançados este ano em um novo programa de reparo.
Segundo Kuo, a volta do mecanismo tesoura aos MacBooks pode representar maior durabilidade do teclado e melhor “experiência de digitação”, já que as teclas afundam mais. A mudança tornaria o teclado dos laptops mais espesso do que é hoje, mas “a maioria dos usuários não notará diferença”, de acordo com o analista.
O retorno do teclado tradicional pode ter outro motivo mais importante por trás. Além de resolver os problemas de confiabilidade, ele poderia aumentar os lucros da Apple, já que o mecanismo borboleta é mais caro de produzir e tem margens mais baixas, segundo Kuo. O novo teclado, a ser fabricado pela taiwanesa Sunrex, ainda custaria mais do que o preço médio de um teclado de notebook, mas seria mais barato que o atual.
Para 2019, é esperado que a Apple lance um MacBook Pro de 16 polegadas, mas ele ainda não deverá trazer o novo teclado. O MacBook Air também poderá ganhar este ano uma atualização mais significativa do que apenas mudanças de hardware, já com o mecanismo tesoura.
Agora vai, Apple?
Com informações: MacRumors.
Nenhum comentário:
Postar um comentário