sexta-feira, 5 de julho de 2019

Revisão da barra de som LG SL8YG: Qualidade de som geralmente excelente, embora apenas em determinadas circunstâncias | TechHive

A barra de som SL8YG da LG cumpre o objetivo de proporcionar um som melhor do que o sistema de áudio insignificante da TV, e vai além, oferecendo Dolby Atmos e DTS: X som imersivo de um único alto-falante e um subwoofer sem fio. Uma vez que está configurado corretamente e você está sentado no lugar certo, parece muito bom. Tem outras limitações, no entanto, que são surpreendentes em seu preço.

A barra de som LG SL8YG mede 41,7 x 2,2 x 4,7 polegadas (LxAxP) e pesa 9,7 libras. Você pode montá-lo na parede com os suportes de montagem incluídos ou simplesmente colocá-lo no suporte na frente da TV. O sub é relativamente compacto em 8,7 x 15,4 x 12,3 polegadas (LxAxP) com um peso de 17,2 libras. O sub conecta-se à barra de som sem fio usando um protocolo dedicado de 5GHz, para que possa ser facilmente colocado em qualquer lugar da sala. Naturalmente, ambas as unidades devem ser conectadas a uma tomada de energia CA.

Como mencionei no início, o SL8YG oferece áudio imersivo Dolby Atmos e DTS: X, que reproduz sons vindos de várias direções, incluindo sobrecarga. Atmos e DTS: X pode utilizar várias configurações de alto-falantes ao redor e acima do ouvinte; Neste caso, existem três canais frontais e dois canais aéreos. Incluindo o subwoofer, isso é conhecido como uma configuração 3.1.2 (três canais frontais, um canal subwoofer, dois canais aéreos). Os canais de sobrecarga dependem de drivers de alto-falante voltados para o teto, o que reflete o som de volta para o ouvinte. É claro que o teto deve ser plano e reflexivo para que isso seja eficaz.

Nesta foto, você pode ver claramente os dois alto-falantes que disparam os canais aéreos até o teto, onde são refletidos em direção ao ouvinte.

Um total de oito drivers estão alojados no gabinete da barra de som selado. Cada um dos três canais frontais é reproduzido por um tweeter de cúpula de seda de 0,8 polegadas e um woofer de 1,6 x 3,9 polegadas, enquanto dois drivers de 2,5 polegadas voltados para cima reproduzem os canais suspensos. Os drivers frontais esquerdo e direito são alimentados por 50 watts cada, enquanto os drivers centrais e aéreos recebem 40W cada. Minha única queixa aqui é que o canal central deve ter pelo menos a mesma potência que a frontal esquerda e direita, já que reproduz a maior parte do diálogo, tornando-o o canal mais importante de todos.

O gabinete de subwoofer portado abriga um driver de 7 polegadas alimentado por um amplificador de 220W. De acordo com a LG, sua resposta de freqüência se estende de 35Hz a 160Hz, onde a barra de som assume e reproduz freqüências até 40kHz (± 3dB).

Você pode adicionar um par de caixas acústicas surround opcionais para criar um sistema 5.1.2. O pacote SPK8-S (US $ 179,99) vem com duas caixas acústicas surround e um receptor sem fio que se conecta às caixas acústicas com fios, de modo que o receptor precisa ser colocado perto dos alto-falantes. Estes estão incluídos no topo da foto, embora não fizessem parte desta revisão. Eu gostaria que esses alto-falantes surround tivessem drivers ascendentes para formar um sistema 5.1.4; Eu prefiro fortemente quatro canais aéreos em vez de dois desses canais.

O áudio de alta resolução é a moda nos dias de hoje, e o SL8YG suporta áudio digital de até 96kHz / 24 bits. Ele também pode ampliar resoluções mais baixas para 24 bits. A LG fez uma parceria com a Meridian, empresa britânica de áudio de alta qualidade, para desenvolver um processamento de sinal avançado e refinar o design do hardware para aproveitar ao máximo o áudio de alta resolução.

Graças a uma colaboração com a Meridian, o SL8YG suporta áudio de alta resolução.

Formatos de áudio sem perdas suportados incluem PCM, Dolby TrueHD, Áudio Master DTS-HD, WAV e FLAC. Além disso, o SL8YG suporta todos os principais formatos com perdas, incluindo Dolby Digital e Dolby Digital Plus, DTS, DTS-HD de alta resolução, MP3, AAC e AAC +.

O SL8YG oferece vários modos de som, incluindo Standard, Movie, Music, Bass Blast e ASC (Adaptive Sound Control). De acordo com o manual, o ASC “analisa a propriedade do som de entrada e fornece o som otimizado para o conteúdo em tempo real.” O modo Padrão utiliza a tecnologia Meridian, enquanto os modos Filme e Música otimizam o som para esses tipos de som. conteúdo. O objetivo do Bass Blast é óbvio.

Além disso, você pode ajustar o nível do subwoofer, canal central, canais aéreos e canais traseiros (se você tiver os alto-falantes surround sem fio opcionais conectados). Controles de equalização de graves e agudos também estão disponíveis.

O SL8YG oferece uma função surround que mistura todos os sinais de entrada para 3.1.2 (ou 5.1.2 se você tiver os falantes surround opcionais), independentemente da configuração do canal nativo. Esta função foi desenvolvida pelo Meridian. Se você desativá-lo, os sinais de entrada serão reproduzidos o mais próximo possível do layout original do canal, mas apenas em determinados modos de som (ASC, Standard e Música). Nos modos Movie e Bass Blast, tudo é mixado para 3.1.2 ou 5.1.2, mesmo com a função surround desativada.

As conexões incluem uma entrada HDMI 2.0 e uma saída HDMI 2.0 com ARC (Audio Return Channel). Isso permite conectar a saída HDMI de um dispositivo de origem à entrada HDMI da barra de som e sua saída HDMI à entrada HDMI da TV. Se a TV suportar ARC, ela enviará seu áudio interno - digamos, de seu sintonizador de ar ou aplicativos de streaming - junto com o mesmo cabo HDMI de volta à barra de som.

A LG diz que as conexões HDMI podem transmitir sinais de vídeo 4K da fonte através da barra de som e para o monitor. De acordo com a empresa, essas conexões operam em uma largura de banda de 13,5 Gbps, não no máximo de 18 Gbps, para garantir a compatibilidade com TVs existentes.

As conexões no SL8YG são muito fracas. Eles incluem (L-R): saída HDMI (com ARC), entrada HDMI, entrada óptica e uma porta USB. Uma barra de som a esse preço deve incluir mais de uma entrada HDMI.

Estou desapontado que o SL8YG tenha apenas uma entrada HDMI. Isso é bastante limitante se você tiver mais de um dispositivo de origem. Acontece, no entanto, que poucas barras de som têm várias entradas HDMI e que a maioria dos usuários conecta vários dispositivos de fonte HDMI à TV e usa-a para alternar fontes.

Eu não gosto dessa abordagem. Você pode conectar a saída de áudio digital óptica da TV à barra de som, mas a saída óptica em algumas TVs envia apenas áudio de 2 canais, não 5.1 ou qualquer outra coisa. Como alternativa, você pode conectar a entrada HDMI ARC da TV (se tiver uma) à saída HDMI ARC na barra de som. Essa configuração enviará áudio bitstream da entrada HDMI selecionada na TV (ou áudio do sintonizador de TV ou aplicativos de streaming) para a barra de som, mas ocupa uma entrada HDMI na TV que poderia ser usada para outro dispositivo de origem.

Uma solução muito melhor seria ter várias entradas HDMI na barra de som e usá-la como o alternador de origem. Na maioria dos casos, a barra de som está executando uma função semelhante à de um receptor AV, que fornece todas as comutações HDMI em um sistema baseado em AVR. Não tenho ideia de por que mais fabricantes não fazem isso em suas barras de som de última geração.

Outras conexões físicas incluem uma entrada óptica TosLink e uma porta USB, que podem reproduzir arquivos de áudio de um dispositivo de armazenamento USB nos formatos MP3, AAC e OGG. Depois, há as conexões sem fio disponíveis - Wi-Fi e Bluetooth 5.0 usando o codec SBC e o perfil A2DP. O Wi-Fi facilita alguns recursos úteis, incluindo o Chromecast, que permite transmitir conteúdo de aplicativos de streaming de um telefone compatível, além de agrupar outros alto-falantes compatíveis em um sistema de áudio para toda a residência. O SL8YG também oferece o controle de voz do Google Assistente.

O subwoofer incluso abriga um driver de 7 polegadas em um gabinete com porta.

Existem vários “botões” sensíveis ao toque na parte superior do SL8YG; na verdade, eles não são nada além de rótulos sensíveis ao toque sem botões físicos. Eles incluem ligar / desligar, F (Função, que percorre as entradas), diminuir volume, aumentar volume, reproduzir / pausar, silenciar o microfone e o Google Assistente. Dois pequenos orifícios logo abaixo desses controles abrigam os microfones para comandos de voz. Rotular o botão de seleção de entrada "F" em vez de "Input" ou "Source" não faz sentido para mim.

Um display alfanumérico de quatro caracteres está localizado atrás da grade na frente. Quatro pontos abaixo do visor indicam o nível do volume quando você o altera; caso contrário, eles indicam que o Google Assistente está pronto para responder aos seus comandos ou não, se os microfones estiverem sem som. A tela escurece após 15 segundos de inatividade, mas não pode ser desativada completamente.

O controle remoto incluído é pequeno e um pouco confuso. Ele inclui um botão de energia e um balancim de volume para cima / baixo junto com outro balancim com “F” (seleção de entrada) na parte superior e alto-falante mudo abaixo dele. Abaixo deles, há um botão de efeito sonoro que seleciona o modo de som, o botão do Assistente do Google e o botão de microfone sem som.

Também no controle remoto estão os botões play / pause, skip-forward e skip-back para reprodução de música, bem como um botão que acessa os controles de nível e EQ e o modo noturno, o que reduz a faixa dinâmica para permitir baixo nível escutando sem incomodar os outros. Dois botões rotulados como Pasta para cima e para baixo permitem navegar pelas pastas de arquivos de áudio em um dispositivo USB e um botão de repetição seleciona o modo de repetição ou aleatório para a reprodução de músicas. Finalmente, o botão Info exibe informações sobre a fonte de entrada selecionada, como o nome do dispositivo Bluetooth, o formato de áudio que entra na entrada óptica ou HDMI e as informações sobre o arquivo em um dispositivo USB.

O controle remoto do SL8YG é pequeno e um pouco confuso. Por exemplo, o botão “F” percorre as entradas.

No geral, não estou impressionado com a interface do usuário. Além de rotular o botão de seleção de entrada F, algumas das informações exibidas no painel frontal são bastante enigmáticas, pois possuem poucos caracteres. E eu realmente gostaria que a tela pudesse ser desligada completamente; mesmo escurecido, distrai visualmente logo abaixo da tela da TV.

No lado positivo, é fácil definir o SL8YG para responder aos comandos de volume e mudo da TV ou do controle remoto do dispositivo de origem. Simplesmente segure o botão de efeito de som por três segundos para ativar esta função, e a barra de som irá responder aos comandos de muitas marcas diferentes de controle remoto. Funcionou perfeitamente com o controle remoto para o meu receptor Dish, que é programado para comandos de volume e mudo da TV Sony.

Instalei o SL8YG abaixo da minha HDTV Sony KDL-40V5100 no quarto, que tem um teto refletivo plano de 3 pés e 3 polegadas. Para o meu teste formal, usei um leitor de Blu-ray Oppo UDP-103 com saída bitstream, que é o que a soundbar precisa para o Dolby Atmos. Conectei a saída HDMI do player à entrada HDMI da soundbar e a saída da soundbar para a entrada da TV usando cabos HDMI do Metra Home Theater.

Começando com um disco demo Dolby Atmos, toquei os tons de teste 5.1.2, que consistem em ruído de banda larga em cada canal sequencialmente. Os tons frontais esquerdo, central e direito emanaram dos locais corretos dentro da barra de som, enquanto os canais surround vieram também da frente, embora em um nível inferior.

Os canais aéreos pareciam vir de cima apenas quando eu estava a quatro ou cinco pés da barra de som; voltar a uma distância de 10 pés fez com que esses canais viessem da frente, não sobrecarga. Mesmo quando eu estava a um metro e meio de distância, um pouco do som parecia vir da barra de som, indicando que aqueles motoristas não estão acusticamente isolados como deveriam. Além disso, eu suspeito que os drivers apontam para cima em vez de um leve ângulo à frente, como Dolby especifica. Se eles estivessem inclinados, o efeito de sobrecarga se estenderia mais para dentro da sala. Mesmo após repetidos pedidos de confirmação, a LG não verificou isso.

A LG inclui o hardware que você precisa se decidir montar sua barra de som de 41,7 polegadas na parede.

Eu toquei vários outros itens no disco de demonstração do Dolby Atmos, incluindo o trailer do Amaze, que inclui chuva e trovão. A uma distância de um metro e meio, parecia imersivo com a chuva e outros efeitos sonoros no alto, embora o palco não se estendesse muito além do compartimento da barra de som à esquerda e à direita. O efeito de sobrecarga não foi tão pronunciado a 10 pés, mas ainda era evidente.

Ouvindo a demo da Audiosphere a um metro e meio de distância, o estúdio de imersão era muito bom, embora a imagem na frente não fosse tão precisa quanto deveria com esse clipe em particular. Os trailers Leaf e Shattered exibiram um excelente estúdio imersivo, que se estendeu um pouco além do recinto, mas não muito. O efeito de sobrecarga em ambos os casos foi muito bom a essa distância, e alguns deles permaneceram a uma distância de 10 pés.

Em seguida, ouvi algumas das demonstrações somente de áudio desse disco. A demonstração do helicóptero é - o que mais? - o som de um helicóptero sobrevoando a superfície. Sem os alto-falantes surround opcionais, o som simplesmente se movia de um lado para o outro no palco da frente, embora certamente parecesse estar acima de uma distância de cinco pés. O efeito de sobrecarga foi grandemente diminuído a uma distância de 10 pés, mas ainda estava lá ligeiramente. O mesmo aconteceu com a demonstração de áudio de tempestade.

Entre as seleções de videoclipes no disco de demonstração Dolby Atmos está o “Bailando” de Enrique Inglesias, que é uma das minhas músicas favoritas do Atmos. A uma distância de um metro e meio, o palco era suave e muito imersivo, com muita atividade aérea e alguma extensão além dos limites esquerdo e direito do recinto. A 10 pés, o estúdio imersivo sobreviveu um pouco melhor que os exemplos anteriores que eu tentei.

Texto retirado de https://www.techhive.com/article/3406844/lg-sl8yg-soundbar-review-generally-excellent-sound-quality-though-only-in-certain-circumstances.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário