Você pode gravar chamadas do WhatsApp com apps para gravar a tela do celular, no Android e no iOS (iPhone). O celular da Apple possui inclusive uma opção nativa que facilita em muito o processo. Saiba como fazer tomando os devidos cuidados legais.
1. No Android
Em abril de 2019 o Google bloqueou o recurso de gravação de chamadas em celulares que rodam o Android 9 Pie, desabilitando ou limitando recursos de apps dedicados a essa função, por questões legais. No entanto é possível usar apps gravadores de tela, que captam tudo o que estiver rolando em seu celular com áudio e vídeo.
Existem diversos aplicativos capazes de gravar a tela, mas o AZ Screen Recorder é um dos mais simples de usar. Além de gratuito, ele não limita nenhum recurso através de pagamento, que faz apenas remover os anúncios que aparecem na interface.
2. No iPhone
O iOS possui uma solução nativa para gravar a tela do iPhone, que vale também para chamadas.
Todas as suas gravações ficarão armazenadas na Galeria de Imagens.
A Lei Nº 9296/1996, que define regras para gravação de conversas define como crime a interceptação ilícita, o ato de gravar uma conversa entre terceiros sem autorização judicial, que pode render uma pena de dois a quatro de prisão e multa. Já uma interceptação lícita ocorre quando se grava uma conversa de terceiros com autorização prévia da Justiça, para fins de investigação.
No entendimento dos juristas brasileiros, a gravação de uma conversa onde quem grava é membro participante não é crime, mas tenha bom senso: avise a pessoa do outro lado que você pretende gravar a chamada e, caso ela não concorde, não faça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário