Mesmo que você não compre um novo Mac Pro de US $ 6.000, seu Mac está prestes a ficar muito mais poderoso. Juntamente com o macOS 10.15, Catalina, a Apple revelou uma nova maneira de projetar aplicativos em todas as suas plataformas. Chamada de Project Catalyst, a nova iniciativa se baseia nos aplicativos News, Stocks, Voice Memos e Home lançados no macOS 10.14 Mojave, e tem o potencial de transformar todo o ecossistema de aplicativos.
O Project Catalyst foi projetado para que uma equipe de desenvolvedores possa facilmente criar um único aplicativo que seja executado no iPhone, iPad e Mac sem precisar gastar meses em cada um deles. Em seu anúncio da nova estrutura do macOS, a Apple apresentou três aplicativos durante a palestra da WWDC: Asphalt 9: Legends da Gameloft, Twitter e Jira Cloud da Atlassian.
Sem dúvida, nenhum desses desenvolvedores é exatamente pequeno, mas a ideia é que um aplicativo iOS ou iPadOS possa ser transferido para o Mac com muito pouco trabalho. O Twitter, por exemplo, conseguiu desenvolver um aplicativo nativo para Mac em apenas um dia, e a Gamelot disse que tinha uma versão macOS de seu jogo de corrida, que chegou à App Store em julho, rodando no primeiro dia.
O Project Catalyst, da Apple, tornará mais fácil para o desenvolvedor levar seus aplicativos iOS ao Mac.
Isso é uma grande conquista para um processo que normalmente leva meses e toneladas de recursos. Com um público cada vez menor, muitos desenvolvedores têm, compreensivelmente, desviado o foco do Mac, mas o Project Catalyst deve facilitar a introdução de um aplicativo iOS no Mac e a ativação do aplicativo do iPhone em um iPad, completamente funcionalidade de arrastar e soltar e uma experiência em tela cheia.
E eles serão mais do que aplicativos iOS super dimensionados. A Apple está respeitando os menus e a interface do Mac, para que os aplicativos pareçam nativos. Os desenvolvedores também poderão adicionar recursos exclusivos. Atlassian disse que foi capaz de usar o Project Catalyst para “dar os retoques finais (Jira Cloud) perfeitos para o desktop” e o Twitter foi capaz de adicionar “recursos nativos do Mac” sem gastar semanas projetando e testando. Em seu site, a Apple também destacou o DC Universe, o TripIt e o Fender Play, todos com UIs ao estilo Mac.
A Apple presumivelmente usou o Catalyst em vários dos novos aplicativos do macOS 10.15, incluindo Screen Time, Find My e o novo aplicativo Reminders. O Project Catalyst está disponível para desenvolvedores hoje como parte do macOS 10.15 Catalina beta. Um beta público estará disponível em julho, com o lançamento oficial acontecendo no outono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário