sexta-feira, 21 de junho de 2019

Sonos Amp review: Esta é de longe a melhor música do Sonos (mesmo que isso não seja bom para todos) | TechHive

Ninguém faz áudio multi-sala melhor do que Sonos, mas seus alto-falantes sem fio são limitados quando se trata de estéreo. O Sonos Play: 5 é um ótimo orador, por exemplo, e você pode unir duas unidades para criar um par estéreo de US $ 998. Mas se você comprar um Sonos Amp de US $ 599, você pode usar qualquer alto-falante convencional que desperte sua imaginação. E talvez mais que dois.

A Sonos está chegando aqui, já que seu primeiro produto de varejo foi um pequeno amplificador chamado ZonePlayer 100. Isso foi sucedido pelo ZP120, que mais tarde foi renomeado como Connect: Amp (agora descontinuado). O novo Sonos Amp está anos-luz à frente desses produtos, tanto em termos de especificações quanto de desempenho. Eu ainda tenho um ZP120 em casa, mas não o uso há anos porque ele é tão fraco, fornecendo apenas 55 watts por canal.

O Sonos Amp não é destinado a ouvintes de música casual. Esse mercado é melhor atendido pela linha de alto-falantes sem fio da Sonos: o alto-falante inteligente Sonos One, o Play: 1 mais simples e o grande irmão deles, o Play: 5. O Sonos Amp é projetado para entusiastas de áudio que desejam combinar a conveniência de streaming de música e as capacidades de áudio de várias salas pelas quais a Sonos é tão conhecida, com um amplificador de alto desempenho e alto-falantes convencionais de alto desempenho. O Amp de Sonos é projetado para audição crítica em estéreo e para experiências de trilha sonora de filmes que são um corte acima do que você obterá da barra de som típica.

O novo Sonos Amp não só oferece mais potência - 125 watts por canal em uma carga de 8 ohms - mas também é equipado com HDMI (com ARC), para que possa se conectar diretamente à sua TV. Nesse cenário, o Amp pode direcionar canais frontais esquerdo e direito com fio, qualquer outro par de alto-falantes sem fio Sonos (além dos soundbars da Sonos) como canais surround e um Sub Sonos sem fio (ou qualquer subwoofer com fio conectado ao Amp). efeitos de freqüência. Se a sua TV estiver equipada apenas com uma saída óptica e não com HDMI, a Sonos vende um adaptador que você pode usar.

O painel traseiro do Sonos Amp possui HDMI (com ARC), entradas RCA estéreo, uma saída de subwoofer RCA, duas portas Ethernet 10/100 e saídas de alto-falante esquerdo / direito. Quando os postes de ligação são removidos, como visto aqui, você pode usar plugues de banana convencionais.

Se você tiver um home theater grande, você pode usar um Sonos Sub e um subwoofer com fio ao mesmo tempo e / ou um segundo amplificador para alimentar os surrounds com fio. A única coisa que você não conseguirá é um verdadeiro canal central, mas o Amp cria um canal central fantasma convincente, misturando o áudio dos alto-falantes frontais esquerdo e direito. Eu certamente não senti falta de ter um canal central dedicado nos meus testes de filmes.

O Sonos Amp também pode lidar com alto-falantes com fio que apresentam menos de 8 ohms de impedância, produzindo até 187,5 watts por canal ao dirigir uma carga de 6 ohms e uns impressionantes 250 watts com alto-falantes de 4 ohms. O Amp pode aceitar plugues padrão de banana ou você pode usar seus bornes robustos com fio desencapado (entre 10 e 18 AWG). Na última configuração, você pode conectar dois pares de alto-falantes ao Amp em paralelo para entregar a mesma música a dois pares estéreo (com alto-falantes na mesma sala ou em salas diferentes), desde que a impedância apresentada ao amplificador não caia abaixo 4 ohms.

Os postes de ligação do Amp são engenhosamente projetados para que você possa puxá-los para fora do Amp, enfiar fios nus através dos postes, prendê-los e conectá-los novamente. Isso é muito mais fácil do que ter que alcançar a parte de trás do amplificador. Fazer tudo. Se você estiver usando plugues de banana, não precisará mais das publicações de encadernação, porque você inserirá os plugues de banana diretamente no Amp. Ao acionar caixas acústicas Sonos by Sonance (modelos embutidos na parede, no teto e ao ar livre estão disponíveis), o Amp pode suportar até três pares de alto-falantes conectados em paralelo.

A Sonos projetou os postes de ligação do Amp para que você possa removê-los para enfiar fios nus através dos orifícios, prender os fios e depois conectá-los. Você também pode usar plugues de banana no lugar dos postes de ligação.

O Amp tem entradas de áudio RCA analógicas esquerda e direita e uma saída de subwoofer, mas eu suspeito que a maioria das pessoas usará o Sonos Sub sem fio com o Amp. A Sonos não criou um phono pré-amplificador no Amp porque supunha que os veteranos de vinil já tivessem um phono pré-amplificador de que eles gostassem, enquanto os neófitos do LP começavam com um toca-discos que tinha um pré-amplificador phono integrado.

Há também um par de portas ethernet 10/100 na parte de trás, então você pode hardwire o Amp para a sua rede para máxima confiabilidade, se você tem a infra-estrutura para isso. Ter duas portas significa que você pode encadear um monte de amplificadores à sua rede enquanto precisa apenas de um cabo ethernet do seu roteador. Também é possível usar o Amp como um switch de rede ou uma ponte sem fio se o Amp estiver operando o SonosNet, mas a Sonos não recomenda isso porque as configurações de qualidade de serviço do Amp priorizarão o tráfego de dados do Sonos acima de qualquer outra coisa.

Há controles sensíveis ao toque na parte frontal do Amp para reproduzir / pausar e aumentar / diminuir o volume, mas não imagino que isso seja muito útil, já que o aplicativo da Sonos é muito mais conveniente. Você também pode controlar o Sonos Amp usando o Amazon Alexa ou o Google Assistant, assim como você pode fazer com outros componentes do Sonos, mas precisará de um alto-falante inteligente (ou o aplicativo móvel apropriado) para fazer isso porque o Amp não tem um microfone próprio.

Controles de reprodução / pausa e volume / baixo sensibilidade ao toque estão presentes no painel frontal do Sonos Amp.

O invólucro do Amp é projetado para extrair o ar da parte inferior e ventá-lo de seu topo côncavo, uma estratégia de resfriamento passivo que permite que vários Amps sejam empilhados uns sobre os outros sem medo de superaquecer (apesar de eu errar do lado de cuidado e adicionar alguma ventilação ativa se eu estivesse empilhando-os em um centro de entretenimento fechado).

O Sonos Amp é ostensivamente um produto de varejo, mas foi projetado para atender também às necessidades de instaladores personalizados que podem montar vários deles em um rack de componentes. O Amp mede 1,5 RU alto (2,52 polegadas) e é 8,54 polegadas quadradas. Isso permite que eles sejam montados dois em um rack padrão de 19 polegadas.

O Amp não tem orelhas de montagem em rack, mas é equipado com um suporte de rosca padrão M5 na parte inferior. Em um evento de imprensa na sede da Sonos em Boston no ano passado, o gerente de produto da Sonos Amp, Benji Rappoport, me mostrou um gabinete de rack com refrigeração ativa segurando 32 Amps.

Apesar de ser resfriado passivamente, você pode empilhar vários Amps uns sobre os outros (o resfriamento ativo é recomendado para instalações de rack denso).

Primeiro testei o amplificador com quatro pares de altifalantes estéreo muito diferentes, um par de cada vez. Eu usei os alto-falantes da estante Concept 20 da Q Acoustics (6 ohms de impedância nominal) no meu home theater; Alto-falantes de torre 603 da Bowers & Wilkins (8 ohms de impedância nominal, também no meu home theater); Os alto-falantes satélites M-1 Mini Theater da B & W (8 ohms de impedância nominal) montados no alto de uma parede na minha grande sala; e os alto-falantes externos personalizados OD 108 da Focal (8 ohms de impedância nominal) montados no alto de uma parede no meu pátio fechado. Para os testes com o M-1 Mini Theatre (o menor dos três conjuntos de caixas de som), eu emparelhei o Amp com um Sub Sonos.

O primeiro passo do processo de sintonização Sub dos Sonos reproduz uma linha de graves rápida em um teste de audição A / B que permite avaliar a fase do Sub.

O Amp se apresentava como um campeão com cada conjunto de alto-falantes. O volume não ficou alto o suficiente para me tirar da sala enquanto ouvia a estante Q Acoustics bidirecional (tweeters de 1 polegada e woofers de 5 polegadas) ou os alto-falantes de três vias da torre B & W (tweeters de 1 polegada, 6 polegadas de gama média e dois woofers de 6,5 polegadas), mas ambas as combinações encheram facilmente o meu sistema de cinema em casa sem necessidade de aumentar o volume ao máximo.

Ouvindo níveis de volume mais moderados - e realistas - que permitiriam que as pessoas conversassem em uma festa, eu toquei a faixa-título para Step Inside This House (rasgado de CD e codificado em FLAC) de Lyle Lovett e o amplificador produziu os vocais de Lovett claro e forte contra um cenário envolvente de guitarra, pedal steel guitar e baixo.

Os satélites B & W M-1 Mini Theater são pequenos alto-falantes de duas vias (tweeters de 1 polegada e mid-range / woofers de 4 polegadas), e eles ficaram muito brilhantes sozinhos enquanto eu ouvia “Send My Love ( to Your New Lover), ”do álbum 25 de Adele (também copiado de CD e codificado em FLAC). Observe que o aplicativo Sonos fornece ajustes de EQ muito limitados: ele possui controles deslizantes para aumentar ou diminuir graves e agudos e ajustar o equilíbrio entre a esquerda e a direita, mas isso é tudo.

Eu sempre acrescentei os M-1s com um Sub Sonos emparelhado com um alto-falante inteligente Sonos One em um quarto do outro lado da parede (o Sub não pode operar sozinho, ele deve ser emparelhado com outro componente Sonos) . Os M-1s são geralmente acionados por um amplificador de potência estéreo Onkyo M-282 conectado a um Sonos: Connect. Sim, esse é um cenário estranho para os componentes da Sonos, mas funciona muito bem para mim - graças, em grande medida, à excepcional tecnologia de rede da Sonos que mantém todos os fluxos de áudio em perfeita sincronia.

A segunda etapa do processo de ajuste do Sub dos Sonos lhe dá a oportunidade de aumentar ou diminuir a saída do Sub.

Ao testar o Amp com o M-1s, eu liguei o Sonos Sub ao Amp. Você pode usar a excelente tecnologia Trueplay da Sonos para ajustar seus alto-falantes arquitetônicos Sonos by Sonance (desde que você tenha um dispositivo iOS, por exemplo), mas essa opção não está disponível em caixas de som de terceiros. No entanto, o Sonos dá a você a oportunidade de sintonizar o Sub na sala em que você está usando (e, por extensão, nos alto-falantes que você está usando).

Isso é realizado em duas etapas, começando com um teste A / B simples que permite corrigir a fase do Sub. Na segunda etapa, você pode aumentar ou diminuir ainda mais a saída do Sub. Se você não estiver satisfeito com esses resultados de ajuste, poderá ajustar o nível do Sub, sua frequência de cruzamento e sua fase em uma configuração dedicada que você encontrará em outro lugar do aplicativo.

O Focal Custom OD 108 são grandes alto-falantes externos, equipados com uma porta bass reflex, um woofer de fibra de vidro de 8 polegadas e um tweeter invertido de alumínio de 1 polegada. Não havia absolutamente nenhuma necessidade para o Sonos Sub enquanto dirigia esses bad boys com o Sonos Amp, mas fiquei impressionada com a ótima combinação que soou enquanto ouvia Lucinda Williams cantar “I Envy the Wind,” do seu álbum Essence. Mesmo em níveis de volume mais baixos, a voz de Williams, tremendo de saudade, veio com autoridade.

Mais tarde, testei o Sonos Amp dirigindo o Q Acoustics, o B & W Mini Theatre e o Focal Custom OD 108 - mais o Sonos Sub - tudo de uma vez, conectando os alto-falantes passivos a uma caixa seletora de alto-falantes Niles Audio SS-4. Nesse cenário, cada um dos três pares de alto-falantes é conectado em linha a um controle de volume de ampliação de impedância do Niles Audio que é incorporado em uma parede adjacente. Além de fornecer controle de volume independente para cada par de alto-falantes, este dispositivo evita que a impedância apresentada ao amplificador caia muito baixo, um cenário que pode danificar o amplificador. O Amp nunca transpira suando os alto-falantes individualmente (selecionado um de cada vez no Niles Audio SS-4) ou todos os três pares ao mesmo tempo (com todos os alto-falantes selecionados na caixa).

A abordagem de Sonos nesse arranjo, no entanto, é que ele não oferece a melhor experiência de ouvinte. A empresa recomenda que os consumidores implantem um Amp para cada sala e usem o software da Sonos como seletor de alto-falante. Eles têm um ponto - até certo ponto: minha configuração não pode reproduzir músicas diferentes em cada sala e, sem os controles de volume na parede, todos os alto-falantes tocariam no mesmo nível.

O Sonos Amp não vem com um pré-amplificador phono a bordo, então você precisa fornecer um dos seus próprios ou usar um toca-discos que tenha um pré-amplificador integrado.

Mas, além do meu home theater, o piso plano da minha casa tornaria difícil isolar a grande sala, a cozinha e o pátio fechado um do outro, de qualquer maneira - a música de uma pessoa sangra para as outras em quase qualquer volume. De qualquer forma, a configuração que desenvolvi funciona para mim da mesma forma que minha configuração não convencional Sonos Connect / Sonos One / Sonos Sub faz. Mais importante para quem pensa em seguir o meu exemplo, não anula a garantia do Amp.

O Sonos Amp não é a solução certa para todos, um ponto que Sonos não precisa se envergonhar. Na verdade, eu suspeito que a maioria das vendas da Sonos Amp irá para instaladores personalizados, apenas porque poucas pessoas querem lidar com a tecnologia de alto-falantes atualmente. Mas se você é um verdadeiro entusiasta de áudio que quer toda a potência e flexibilidade de um sistema de áudio multitarefas da Sonos, e quer alto-falantes mais sofisticados do que o que o Sonos tem a oferecer (em termos de alto-falantes sem fio, ou seja, não tenha escutado nada na programação da Sonos by Sonance), o Sonos Amp é uma escolha fabulosa que irá impulsionar qualquer alto-falante passivo que você possua.

Outra alternativa seria usar um Sonos: Connect e um par de alto-falantes com alimentação própria (ou um Connect, um amplificador externo e alto-falantes passivos), mas o Amp é mais simples e elegante, especialmente se você estiver conectando-o a uma TV. É incrivelmente bem projetado, extremamente fácil de configurar e usar, e soa positivamente divino.

Texto retirado de https://www.techhive.com/article/3403444/sonos-amp-review.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário