O iOS 13, que ainda está na primeira fase de testes fechados com desenvolvedores, detalha ao usuário os locais onde algum app estava coletando a localização do dispositivo. O recurso é tão transparente, que mostra um mapa com os últimos locais onde o aplicativo coletou esta informação e dá ao usuário a opção de alterar as configurações para impedir a atitude.
Durante a apresentação do iOS 13, junto do iPadOS, a Apple bateu na tecla de privacidade em diversas ocasiões – algo que vem acontecendo com frequência nos últimos WWDCs. Uma ferramenta que está dentro deste sistema operacional foca ainda mais neste assunto e é capaz de mostrar onde que um app pesquisou sua localização.
Um pop-up com mapa é exibido com os pontos em que a coleta de dados de localização foi realizada, com uma explicação do motivo que fez o app buscar dados do sensor e a opção de continuar permitindo este uso, ou de revogar o ajuste anterior e alterar como o app pode acessar a posição exata do proprietário do iPhone, iPod Touch ou iPad.
De acordo com alguns relatos, estes alertas ou lembretes somente aparecerão para aplicativos que podem acessar a localização em qualquer momento, mesmo com o app fechado e que nem está disponível em segundo plano.
A coleta da localização, mesmo com o programa fechado, não acontece na Apple TV, nem mesmo no macOS e watchOS. O iOS 13 deve ser lançado, como de costume, durante o penúltimo trimestre de 2019 – provavelmente em setembro, junto de um novo iPhone.
Com informações: 9to5Mac.
Nenhum comentário:
Postar um comentário