sexta-feira, 14 de junho de 2019

Revisão do Malwarebytes Premium: Um programa de segurança rápido e eficiente com uma abordagem incomum | Macworld

O Malwarebytes começou a vida como um complemento para suítes de antivírus. Foi um backstop para capturar e remover malwares particularmente problemáticos que seu programa de segurança principal não conseguiu. Tudo isso mudou em dezembro de 2016, quando a empresa anunciou sua versão paga, o Malwarebytes Premium, que era capaz de ser seu principal programa de segurança. "Com o lançamento do Malwarebytes 3.0, estamos confiantes de que você pode finalmente substituir seu antivírus tradicional", disse a empresa em um post no blog.

O Malwarebytes vem em dois sabores. A primeira é a versão gratuita que só é capaz de remover infecções por malware durante uma varredura. Atualize para o Malwarebytes Premium a um custo anual de US $ 40 para um único dispositivo ou US $ 60 para 10 dispositivos, além de adicionar proteção em tempo real, adware e bloqueio indesejado de programas, atualizações automáticas e agendamento de digitalizações.

O Malwarebytes não é como sua suíte de segurança usual. A empresa tem sido um nome confiável na remoção de malware há anos, mas não teve o desempenho tão bom quanto outros pacotes antivírus quando comparamos com amostras na biblioteca de malware ObjectiveSee. Isso é intencional, de acordo com a empresa, mas nos deixa em um ponto difícil de fazer um julgamento.

O painel do Malwarebytes para Mac.

Malwarebytes fez bem com um número de bits conhecidos de malware. Não houve problemas para detectar malware Calisto, por exemplo. Quando se tratava de Ocean Lotus era um sucesso ou um fracasso. A segurança da própria Apple detectou algumas variantes, enquanto outras não foram detectadas pelo macOS ou pelo Malwarebytes. No lado positivo, o Malwarebytes encontrou o Ocean Lotus durante uma varredura após a infecção, que sempre foi a força do produto.

Finalmente, decidi ver como ele resistiria a um ransomware e escolheria a amostra MacRansom. O Malwarebytes não detectou enquanto estava baixando, instalando ou ativo. Mas como mencionei anteriormente, isso é por design.

O Malwarebytes não consegue detectar o ransomware.

Quando perguntei à Malwarebytes sobre sua falha em detectar a MacRansom, a empresa disse que estava protegendo contra a MacRansom em 2017, mas um ano depois ela havia parado. "No verão de 2018, vimos que não havia detectado sequer uma única amostra de MacRansom na natureza. Por isso, selecionamos essas regras do banco de dados", disse Thomas Reed, diretor da Mac & Mobile para Malwarebytes. "Não acreditamos em continuar a detectar malware extinto, porque isso simplesmente causa tempos de varredura prolongada sem nenhum benefício real para o cliente."

Como Reed nos disse, esta não é uma abordagem comum na indústria, mas a Malwarebytes acredita que é mais prática.

Ransomware em 2019 é um problema estranho. Se um usuário doméstico for infectado, é sem dúvida uma das mais danosas peças de malware a serem encontradas. Ele foi projetado para criptografar todos os seus arquivos e, em seguida, exigir um resgate (geralmente na forma de Bitcoin sob pseudônimo) para descriptografar seus arquivos. Para piorar as coisas, às vezes os bandidos nem mesmo decifram suas coisas depois que você paga. Hoje em dia, o ransomware é um problema maior para as empresas do que para as pessoas em casa, o que é em parte o motivo pelo qual a Malwarebytes se sentiu confortável em remover certos tipos de dados do banco de dados ativo.

Malwarebytes durante uma varredura ativa.

É verdade que o Malwarebytes verifica mais rapidamente do que outros pacotes de segurança, e isso provavelmente significa uma solução mais rápida para ameaças mais comuns. Mas para mim isso soa como algo que você quer em uma defesa secundária, não em uma primária. Essa é a minha opinião, no entanto, e tenho certeza de que há usuários de Mac que discordariam.

No Windows, o Malwarebytes é muito bem avaliado. O AV-Test ofereceu uma classificação de proteção de 99,2% em março de 2019 e uma classificação de proteção de 100% em abril de 2019 em seus ataques de malware de 0 dia e teste de ameaças da Web e de e-mail. No teste de malware generalizado e prevalente do AV-Test, obteve um índice de 99,5% em março e abril.

A aparência geral do Malwarebytes é básica e funcional. A navegação acontece a partir do trilho lateral esquerdo com opções para o painel principal, que indica se você está protegido ou não, além de um botão para iniciar uma verificação. Há também seções para varreduras, gerenciando a quarentena para arquivos infectados, relatórios e configurações.

Para recursos, não há muito aqui. O Malwarebytes Premium monitora seu computador em busca de ameaças e as remove. Isso é muito bonito.

Então, aqui estamos com um conjunto altamente respeitado de uma empresa de segurança altamente respeitada, mas que não se encaixa perfeitamente em nosso método de teste. Isso significa que é difícil fazer uma ligação. Não há dúvidas de que o Malwarebytes é excelente como defesa secundária, mas pode ser o seu principal? Se você deixar as configurações padrão do Mac como estão, provavelmente. O MacOS tem várias defesas de segurança integradas que dificultam muito mais a obtenção de malware, e um backstop pode ser exatamente o que é necessário. Mas se a abordagem única do Malwarebytes lhe dá uma pausa, então aconselho procurar em outro lugar.

Texto retirado de https://macworld.com/article/3394306/malwarebytes-premium-review-a-fast-efficient-security-program-with-an-unusual-approach.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário