O Android Q era uma das dúvidas no imbróglio entre a Huawei e os Estados Unidos: a fabricante garantia que os usuários poderiam continuar usando apps de terceiros, recebendo atualizações de segurança e tendo acesso ao pós-venda. Mas e quanto às novas versões de sistema? A empresa publicou uma página se comprometendo a levar o novo Android para 17 celulares, incluindo o P30 Pro e o P30 Lite.
A Huawei já havia prometido o Android Q para oito celulares, mas o anúncio foi realizado no começo de maio, ou seja, dias antes da inclusão da marca na lista negra dos Estados Unidos. Desde então, a nova versão do Android era uma dúvida: em um infográfico publicado pela Vivo, as empresas não garantiam mais a atualização e diziam que “essa situação é complexa e imprevisível e é provável que existam novos desdobramentos”.
Em uma página publicada nesta quinta-feira (20) no site oficial da Huawei, a fabricante chinesa é clara ao dizer que “todos os smartphones e tablets da Huawei continuarão recebendo correções de segurança e atualizações de Android”. Ela também reforça que os aparelhos terão garantia, suporte completo e livre acesso ao ecossistema de aplicativos do Android.
Quanto ao Android Q, a Huawei informa: “Nossos dispositivos atuais mais populares, incluindo a série P30, poderão acessar o Android Q. Na verdade, já lançamos um programa beta de desenvolvedores para o Android Q, que está rodando neste momento no nosso celular Mate 20 Pro”. O Google chegou a interromper o acesso da Huawei ao novo Android, mas voltou a incluí-la no final de maio.
Esta é a lista dos 17 aparelhos com atualização prometida pela Huawei:
Trata-se de uma lista maior que a divulgada no início de maio, quando o P30 Lite ainda não constava como um dos aparelhos que receberiam a atualização. Segundo a Huawei, “os preparativos técnicos e os testes já começaram para mais de 17 dispositivos”. A empresa não informou quando pretende liberar o Android Q.
O Android Q traz um tema escuro para todo o sistema; ganha um “Modo foco” no Bem-estar Digital para bloquear apps que distraem o usuário; permite informar a localização apenas quando o app estiver aberto; e oferece novos gestos de navegação, incluindo deslizar a partir das laterais para substituir o botão Voltar. A versão estável do Android Q está prevista para o terceiro trimestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário