O Uber anunciou uma série de funcionalidades para atrair mais motoristas para o seu aplicativo e, claro, manter os já cadastrados fieis à plataforma. Entre elas está um modo de simulação de corridas que promete deixar condutores recém-cadastrados familiarizados rapidamente com o serviço.
Como o simulador funciona no aplicativo, o condutor poderá conferir as principais funcionalidades dentro do seu veículo, mas sem ter que transportar passageiros, o que deve diminuir a sua ansiedade e, ao mesmo tempo, deixá-lo mais confiante.
Mas essa é só uma das novidades. Outra, mais interessante para motoristas experientes, é um modo de aceitação automática de viagens. Essa funcionalidade deve, sobretudo, atender aos motoristas que tentam ganhar bônus completando certo número de corridas consecutivas ou dentro de determinado período de tempo.
As notificações de corridas longas também devem mudar. O aplicativo já é capaz de avisar quando uma viagem tem duração estimada em mais de uma hora, por exemplo, mas de modo pouco claro. Agora, a ideia é fornecer a estimativa de tempo mais precisa possível em vez de uma previsão do tipo “entre 40 e 60 minutos”.
Ao cancelar uma viagem, o condutor também poderá apontar o motivo, como “usuário não encontrado”, “menor desacompanhado de adulto” ou “bagagem que não cabe no carro”.
Pelo menos por ora, essa informação não aparecerá para o passageiro, mas ajudará o motorista a se justificar ao Uber em caso de contestação. Além disso, o aplicativo poderá recomendar uma ação paliativa ou corretiva, como sugerir que o condutor mande uma mensagem ao usuário.
Dependendo da região de atuação, a novidade mais interessante talvez venha a ser a de oportunidades: o aplicativo poderá exibir com mais precisão notificações sobre áreas com alta demanda por conta de eventos, condições climáticas e outros fatores.
A ideia é permitir que o motorista tenha facilidade para encontrar corridas mais rentáveis, seja elas oriundas do aumento de demanda, seja por conta de bônus por metas.
Essas novidades estão sendo testadas nos Estados Unidos. Ainda não há informação sobre disponibilidade no Brasil, mas não é incomum que funcionalidades criadas para o mercado americano cheguem às versões do Uber para outros países.
Com informações: VentureBeat.
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