Vários meses atrás, postamos uma coluna chamada "O que fazer quando o FileVault não liga", que ofereceu um conjunto de estratégias quando você não conseguiu que o macOS permitisse habilitar o FileVault, a tecnologia de criptografia de disco completo (FDE) da Apple. . Isso funcionou para algumas pessoas que nos acompanharam. O mais grave dos cenários foi a “opção nuclear”, que exigia um backup completo ou clone do seu Mac, apagava a unidade, reinstalava o macOS e restaurava seus arquivos anteriores. Isso sempre reativaria o recurso FileVault, mas é um grande investimento de tempo e esforço.
Eu adiei isso no meu MacBook, que tinha esse problema, esperando que outra alternativa surgisse. Felizmente, Rich Trouton tem uma solução em seu site Der Flounder, onde ele fornece informações sobre problemas complicados ou insolúveis de formatação de disco e criptografia. (Obrigado também ao leitor Christophe por me alertar sobre a atualização de Trouton.)
Há um processo muito tímido de nuclear que funcionou para mim e para outras pessoas que tentaram. Como observei no artigo original, a Apple adicionou o conceito de “token seguro” ao FileVault para garantir que apenas as contas do macOS com o nível correto de permissão possam iniciar uma conversão de criptografia do FileVault e ter acesso a ela. Em alguns casos, como no meu laptop, o token seguro seria descartado de todas as contas, impossibilitando a criptografia do FileVault.
Antes de começar, verifique se o FileVault ainda não pode ser ativado (pelas etapas 6, 7 e 8 abaixo). Meu iMac também não tinha um token seguro e o FileVault não era uma opção meses atrás. Uma das atualizações incrementais do Mojave deve ter cuidado, já que está disponível e funcionando.
A solução da Trouton - pela qual ele agradece ao excelente grupo MacAdmins por “identificar e testar” - envolve a redefinição da senha para todas as contas existentes por meio de um comando Terminal iniciado na recuperação do macOS. Não é difícil de fazer, mesmo que pareça complicado:
Descobri no meu teste que enquanto todas as funções acima funcionavam corretamente e o token seguro era reativado, a barra de progresso do FileVault dizia que a criptografia estava “pausada”. No entanto, após reiniciar o Mac manualmente, usei o status Fdesetup do comando Terminal, que revela a porcentagem atual de conclusão da conversão do FileVault, e foi maior que zero e crescente conforme eu verifiquei ao longo do tempo. Eventualmente, o painel de preferências começou a mostrar progresso e fornecer uma estimativa do tempo restante.
Este artigo do Mac 911 aparece graças às informações enviadas pelo leitor Macworld Christophe.
Compilamos uma lista das perguntas mais frequentes com respostas e links para colunas: leia nossas super perguntas frequentes para ver se sua pergunta é abordada. Se não, estamos sempre procurando novos problemas para resolver! Envie um e-mail para mac911@macworld.com, incluindo as capturas de tela, conforme apropriado, e se você deseja que seu nome completo seja usado. Todas as perguntas não serão respondidas, não respondemos a e-mails, e não podemos fornecer conselhos diretos sobre solução de problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário