quarta-feira, 26 de junho de 2019

Bluesound Pulse Flex 2i revisão: Este alto-falante sem fio bem construído oferece um desempenho de áudio abaixo do esperado | TechHive

A Bluesound é uma empresa canadense de áudio da família Lenbrook, que também inclui as marcas de alto nível PSB e NAD. Como muitas empresas respeitadas, a Bluesound entrou no mercado de alto-falantes sem fio com vários modelos, incluindo o Pulse Flex 2i. Infelizmente, o desempenho deste orador em particular fica muito aquém do que eu esperava.

O gabinete do Pulse Flex 2i mede 4,9 x 7,2 x 3,9 polegadas (LxAxP) e pesa 2,7 quilos. Sua pegada semi-trapezoidal quase convida você a colocá-lo em um canto, o que aumentará o desempenho do baixo, tornando-o menos intrusivo do que um alto-falante que fica afastado da parede. Você também pode obter um suporte opcional de montagem na parede por US $ 60.

Os drivers personalizados incluem um woofer de 4 polegadas e um tweeter de 1 polegada alimentado por um total de 25 watts com 0,03% de THD. O gabinete é vedado e a resposta de freqüência especificada estende-se de 45Hz a 20kHz (sem tolerância especificada).

As conexões físicas incluem uma entrada óptica / analógica combinada de 3,5 mm, porta USB, saída de fone de ouvido de 3,5 mm e porta ethernet. A porta USB menor é apenas para serviço. A área preta acima das conexões é uma cobertura para as conexões usadas pela bateria opcional.

Conexões são abundantes no Pulse Flex 2i. Sem fio, ele suporta Bluetooth 4.1 e o codec aptX, bem como Wi-Fi (802.11ac dual-band). Isso permite que ele reproduza músicas de computadores Windows e Macintosh na rede (incluindo o AirPlay 2 de outros dispositivos da Apple), além de provedores de streaming, como o TuneIn, iHeartRadio, Spotify, Amazon Music, Tidal, Deezer, Qobuz e outros. As entradas com fio incluem um conector Toslink / analógico combinado de 3,5 mm, uma porta USB para cartões de memória e uma porta Ethernet gigabit. Há também uma saída estéreo de 3,5 mm para fones de ouvido.

Formatos de arquivos de áudio suportados incluem todos os formatos compactados com perdas usuais (MP3, AAC, WMA, etc.); vários formatos compactados sem perda (incluindo FLAC e ALAC); arquivos AIFF descompactados e arquivos codificados em MQA. Dentro desses formatos, ele pode lidar com taxas de amostragem de até 192kHz e profundidade de bits de até 24 bits, tornando-o totalmente compatível com praticamente todas as formas de áudio de alta resolução.

Usando Wi-Fi, você pode colocar um Pulse Flex 2i em várias salas e agrupá-las - junto com outros alto-falantes Bluesound compatíveis - para reproduzir música em sua casa em perfeita sincronia. Você também pode usar dois alto-falantes Pulse Flex 2i como um par estéreo ou alto-falantes surround com um Pulse Soundbar 2i e um Pulse Sub para formar um sistema completo de som surround sem fio.

O Pulse Flex 2i inclui um woofer de 4 polegadas e um tweeter de domo de 1 polegada. A porta à esquerda do tweeter é vedada, devido a uma alteração de projeto na segunda geração do produto após o defletor frontal já estar em produção em massa.

Uma bateria opcional (US $ 80) é conectada à parte de trás do Pulse Flex 2i, permitindo que você a use em qualquer lugar. Se não houver rede Wi-Fi disponível, o Bluetooth fornece toda a conectividade sem fio necessária para você se afastar onde quer que esteja.

O Pulse Flex 2i fornece três maneiras de controlar o alto-falante. Primeiro, o aplicativo BluOS Control está disponível gratuitamente para dispositivos iOS e Android. Você precisa do aplicativo para conectar o alto-falante à sua rede Wi-Fi, nomeá-lo, se desejar, e realizar outras tarefas de configuração. Em seguida, você pode controlar o alto-falante totalmente a partir do aplicativo. Os controles disponíveis incluem ajustes de graves e agudos, ganho de repetição (ganho de faixa, ganho de álbum, ganho inteligente), modo de saída (estéreo, esquerdo, direito, mono) e limitador de volume. Você pode até definir um alarme e temporizador.

Nessas telas, você pode ver a profundidade do controle que o aplicativo oferece.

A configuração de ganho de repetição é interessante. Ele tenta normalizar os níveis de reprodução de faixas que podem ter diferentes níveis intrínsecos. De acordo com a Bluesound, ele funciona com “tags de metadados de ajuste de volume dos seus arquivos de áudio para selecionar os níveis de volume apropriados”. Em outras palavras, depende dos metadados incorporados no arquivo digital, mas não há garantia de que esses dados sejam incluídos no arquivo. A configuração de ganho de faixa normaliza faixas únicas, enquanto o ganho do álbum normaliza um álbum inteiro. O ganho inteligente é dito para selecionar o melhor nível para cada arquivo.

O aplicativo é relativamente abrangente; no entanto, achei um pouco não intuitivo navegar. Por exemplo, para acessar as configurações na tela inicial, que mostra uma lista das caixas acústicas conectadas ao aplicativo, você deve primeiro entrar nas configurações de áudio de uma delas e, em seguida, tocar em Fechar, que abre a tela Configurações. Deve haver um botão Configurações junto com um botão de áudio com cada alto-falante na lista de tela inicial.

Os botões sensíveis ao toque e retroiluminados na parte superior do alto-falante fornecem controle integrado de reprodução e volume. Além disso, você pode programar cinco botões predefinidos para reproduzir seus serviços de streaming favoritos ou listas de reprodução. O botão play / pause e um indicador atrás da grade na frente mudam de cor e piscam, dependendo das circunstâncias (ligar, conectado à rede, mudo, atualização de firmware, etc.). O manual inclui uma longa lista de “códigos intermitentes”, que você deve manter à mão para decifrar o que as várias cores e padrões de piscada significam. As luzes são bem claras por padrão, mas você pode ajustá-las para escurecer ou desligar no aplicativo.

Nesta vista explodida, você pode ver o selo que foi adicionado à porta após uma alteração no design.

Finalmente, o Pulse Flex 2i é compatível com os comandos de voz do Amazon Alexa. Isso, no entanto, requer um Amazon Echo ou outro dispositivo Alexa com a habilidade apropriada instalada. Também é compatível com o assistente digital controlado por voz Siri da Apple.

Eu baixei o aplicativo BluOS Controller para o meu iPhone XS e segui as instruções na tela para configurar o Pulse Flex 2i. Essas instruções dizem para ir para as configurações de Wi-Fi do telefone e selecionar o alto-falante, mas o Pulse Flex 2i não apareceu na lista. Tentei conectar-me ao alto-falante via Bluetooth e, em seguida, voltei para o Wi-Fi, onde o alto-falante apareceu agora.

Mas então recebi uma mensagem de erro: “Ocorreu um erro inesperado. Tente novamente. ”O palestrante não estava mais na lista de Wi-Fi, e eu não via como tentar novamente. Então desconectei o alto-falante e o conectei de volta, depois do que apareceu na lista de Wi-Fi e consegui terminar a configuração.

Selecionei o Pulse Flex 2i no iTunes e voltei ao aplicativo BluOS Controller, que me informou que uma atualização estava disponível e levaria até 30 minutos para ser instalada. Eu iniciei a atualização, que levou apenas alguns minutos, durante os quais o botão play / pause e o indicador frontal piscaram em vários padrões.

L-R: A tela inicial do aplicativo BluOS Control mostra uma lista de alto-falantes conectados com um indicador de nível de bateria e controle deslizante de volume. Os controles de tom incluem controles deslizantes de graves e agudos, configuração de ganho de repetição, modo de saída e um limitador de volume. O menu Configurações fornece controle relativamente abrangente do alto-falante.

Finalmente, eu comecei a ouvir algo sério. Comecei com “Hey Nineteen” do álbum de Steely Dan, Gaucho. O som estava bastante congestionado e os vocais estavam um pouco mais atrás do que eu ouvi em outros sistemas. Além disso, o midrange era um tanto estridente e avançado demais. Eu tentei diminuir o controle de graves em 3dB e aumentar o controle de agudos em 1dB, o que ajudou um pouco, mas não muito.

Eu tentei as configurações de estéreo e mono no aplicativo, mas não ouvi nenhuma diferença entre eles. Não havia nenhum estúdio de som; o som vinha inteiramente de uma caixa.

O próximo foi o clássico de jazz “Since I Fell for You” do álbum Rhythm Within, do trombonista Steve Turre. Este corte apresenta Steve em trombone silenciado e unmuted com seção rítmica e trompetes de concha do mar, fornecendo o plano de fundo. Ali, o trombone parecia rico e denso - na verdade, muito espesso - e, novamente, o som geral estava bastante congestionado.

O mesmo aconteceu com “No End to Love” do álbum de Livingston, de Joanna Cazden, no qual toquei todas as partes de instrumentos de sopro e fiz toda a engenharia. Esta faixa inclui o vocal, o piano acústico e baixo de Joanna, o celeste e um conjunto de 9 peças de sopro sintetizado usando um sintetizador de vento Yamaha VL-1. O som era muito denso e fechado com um vocal congestionado.

Os controles integrados na parte superior do Pulse Flex 2i incluem avançar e voltar, reproduzir / pausar e aumentar e diminuir o volume. Os botões predefinidos numerados permitem que você se lembre de fontes de streaming favoritas de playlists.

Passando para a banda de metais, eu escutei “Helter Skelter Gallop” pela Americus Brass Band em seu álbum “The Dodge City Cow-Boy Band”. Mais uma vez, o som estava muito fechado, como se estivesse sendo tocado por um megafone.

Para algumas músicas clássicas, eu toquei “Calling of the Sea”, de Jeff Rona, de seu Songs of the Sea: The Regatta Suite, que ele compôs para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Parece uma trilha sonora orquestral completa, o que não é surpreendente, já que Jeff é basicamente um compositor de cinema e TV. Como eu já esperava, o som estava congestionado e fechado, com seções instrumentais se aglomerando no palco inexistente.

Para comparar o som do Pulse Flex 2i com produtos similares que eu tinha em mãos, eu peguei o JBL Xtreme 2 e o Tronsmart Element Force, os quais eu analisei para o TechHive. Consegui alternar entre os três alto-falantes enquanto uma faixa estava tocando, permitindo que eu comparasse diretamente o som deles.

Depois de combinar o nível dos três alto-falantes o mais próximo que pude de ouvido, ficou imediatamente aparente que o JBL e o Tronsmart pareciam muito mais limpos, mais claros, mais abertos e bem equilibrados do que o Pulse Flex 2i. A JBL tinha graves mais profundos do que o Tronsmart, que também soava um pouco mais leve. Como eu tinha ouvido durante a minha análise, no entanto, o Tronsmart produziu um palco chocantemente amplo que se estendia bem além de seu minúsculo recinto. O estúdio da JBL estava mais ou menos confinado ao seu gabinete, mas soava muito melhor do que o Pulse Flex 2i.

Dada a reputação da Bluesound com outros produtos, eu esperava que o Pulse Flex 2i soasse muito bem. Infelizmente, essa expectativa foi completamente frustrada. O som geral estava congestionado e fechado sem clareza ou palco. O JBL Xtreme 2 soa muito melhor, e é vendido por US $ 189 na Amazon, que é US $ 110 a menos que o Pulse Flex 2i. Melhor ainda, o Tronsmart Element Force é vendido por apenas US $ 59,99 na Amazon, e também é usado no Pulse Flex 2i.

Concedido, esses alto-falantes são apenas Bluetooth; eles não podem entrar em uma rede Wi-Fi para formar um sistema de áudio totalmente doméstico. Eles também não podem responder aos comandos de voz do Amazon Alexa ou do Apple Siri. Mas se a qualidade do som não for boa, esses outros recursos não significam muito para mim. Se você está no mercado de um pequeno alto-falante sem fio, eu procuraria em outro lugar.

Texto retirado de https://www.techhive.com/article/3405166/bluesound-pulse-flex-2i-review.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário