sexta-feira, 14 de junho de 2019

Apple Pencil: Todas as mudanças que vêm em iPadOS 13 | Macworld

A Apple não anunciou nenhuma nova versão do hardware Apple Pencil na WWDC deste ano, mas anunciou algumas melhorias substanciais na forma como as utilizaremos. A stylus estilosa ocupou apenas alguns minutos da apresentação do iPadOS da Apple, mas esses momentos foram suficientes para demonstrar que a Apple a transforma em mais uma necessidade do que uma novidade.

A Apple está tomando cuidado para mostrar que o Lápis não é apenas uma ferramenta para artistas. De fato, a apresentação da WWDC passou mais tempo mostrando como podemos usá-la em um ambiente de escritório - em outras palavras, mais como uma caneta e um bloco de anotações. Veja o que você pode esperar quando o iPadOS cair no final do ano.

O Apple Pencil já tem uma latência muito boa de 20ms, mas o iPadOS aumentará até 9ms. Isso significa que o iPad fará um trabalho melhor ao interpretar seus movimentos sutis ao manusear o Lápis, o que, por sua vez, deve se traduzir em uma experiência de escrita que melhor se assemelhe a escrever com uma caneta. As diferenças provavelmente serão sutis, mas até mesmo diferenças sutis podem deixar um grande impacto quando se trata de escrever.

A nova latência beneficiará artistas e escribas.

Atualmente, escrever com o Lápis é como rabiscar um Sharpie de ponta fina na melhor das hipóteses, mas uma melhor latência pode ajudar a aproximar-se da precisão de uma caneta-tinteiro. (Honestamente, duvido que as melhorias do Apple Pencil sejam boas.) Mas aqui está o problema: a Apple está se referindo principalmente à latência nos novos iPad Pros, que já suportam a tecnologia ProMotion da Apple, que aumenta as taxas de atualização da tela. Os iPads mais baratos também devem ver melhorias, mas provavelmente não serão tão dramáticos.

A Apple também introduziu uma nova estrutura “PencilKit” que permite aos desenvolvedores aproveitar a latência aprimorada do Pencil e a tecnologia otimizada para estabelecer linhas em seus próprios aplicativos. Em sua apresentação no PencilKit, a Apple afirmou que requer apenas três linhas de código.

O PencilKit tornará os aplicativos de terceiros mais atraentes do que já são.

Este é um negócio maior do que parece. A App Store tem muitos aplicativos de anotações melhores do que os da própria Apple, e seus recursos variam de mais variações em largura de traçado e design de página até melhor tecnologia de texto manuscrito. Infelizmente, a principal experiência de escrita varia muito entre os aplicativos, já que cada desenvolvedor precisa, essencialmente, criar sua própria maneira de implementar os movimentos do lápis. Apenas alguns aplicativos - Notability, em particular - conseguem recriar a sensação de escrever com uma caneta real, assim como a Apple.

Teremos que esperar por atualizações desses aplicativos para ver como o Pencil Kit funciona na prática, mas a nova API da Apple pode acabar tendo uma influência real em nossas recomendações. Na maioria dos casos, como a Apple disse em sua apresentação no PencilKit, os desenvolvedores nem precisariam fazer muitas mudanças porque podem usar a paleta Pencil da Apple em seus próprios aplicativos com apenas três linhas de código.

A paleta (ou "seletor de ferramentas") do aplicativo Notes da Apple sempre me pareceu muito austera em comparação com suas contrapartes em outros aplicativos, mas havia pouca dúvida de que ela oferecia a melhor experiência de escrita com o Apple Pencil. Com o novo PencilKit da Apple, porém, desenvolvedores de terceiros agora podem incluir a paleta da Apple em seus próprios aplicativos.

E de repente eu acho a paleta muito mais atraente. Nenhum aplicativo de terceiros, por exemplo, imita linhas de lápis, assim como o Apple Notes, e agora está disponível para qualquer aplicativo que queira usá-lo. A paleta também tem uma ferramenta de régua acessível para uso com o lápis, mas também suporta uma nova borracha de pixel para maior precisão ao apagar traços de lápis.

Sempre disponível, nunca no caminho.

O minimalismo é agora uma força. Afinal de contas, a paleta pode flutuar sobre a interface agora e não está mais ancorada na parte inferior do aplicativo do Notes (ou qualquer aplicativo de terceiros que esteja sendo usado). Nesse caso, agora você pode usar o Lápis para arrastar a paleta até a borda da tela, ou pode minimizá-la se perceber que ela ainda está atrapalhando.

É provável que os aplicativos de terceiros ainda projetem suas próprias paletas, mas isso garante que as opções e a tecnologia da Apple estejam sempre à mão, caso alguém prefira as contrapartes nativas de um aplicativo. Como bônus, a nova paleta também muda para preto se você estiver usando o modo escuro.

Marcar screenshots é facilmente um dos melhores usos do dia-a-dia para um Apple Pencil, mas fazer os próprios screenshots costumava exigir um processo desajeitado. Você tinha que pressionar dois botões de uma só vez (o que muitas vezes exigia o reposicionamento do seu iPad), enquanto tentava continuar segurando o lápis na mão. Ou então você tinha que colocá-lo para baixo e pegá-lo de volta. E então você teria que repetir o processo várias vezes se estivesse anotando um documento longo.

Toby Paterson, da Apple, demonstra os novos recursos do Markup no WWDC.

É muito melhor com o iPad 13. Sempre que você quiser marcar uma captura de tela antes de enviá-la aos colegas ou amigos, simplesmente deslize para cima a partir do canto esquerdo ou direito da tela com o Lápis e o iPad tirará uma captura de tela e entrar no modo de marcação. Melhor ainda, tirar uma captura de tela ao usar alguns aplicativos permite capturar todo o conteúdo que não está visível na tela atual. No Safari, você pode capturar toda a extensão de uma página da Web como um PDF e marcá-la. Isso é muito mais conveniente do que o envio de várias capturas de tela, como talvez você tivesse que fazer no iOS 12. Felizmente, os desenvolvedores de terceiros também têm acesso a esse recurso "Marcar em qualquer lugar" em seus próprios aplicativos com o PencilKit.

E, graças ao maior controle do iOS sobre o gerenciamento de arquivos, você poderá soltar os arquivos em qualquer pasta desejada (em vez de apenas no aplicativo Fotos). Isso será especialmente útil se seu escritório ou estúdio usar pastas compartilhadas. Como bônus, esse recurso também funciona se você estiver usando o Logitech Crayon mais acessível.

Todas essas melhorias devem tornar o Apple Pencil muito mais atraente do que já é. Se você quer ter uma ideia melhor de por que você deve comprar um Apple Pencil, mesmo que você não seja um artista, nós temos um guia para isso.

Texto retirado de https://macworld.com/article/3402336/apple-pencil-changes-and-improvements-in-ipados-13.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário