quarta-feira, 5 de junho de 2019

Os produtos Pro da Apple estão cada vez menos acessíveis para os profissionais para os quais são feitos | Macworld

Houve um tempo em que um dispositivo Apple Pro com um design lindo e funcionalidade de ponta custava apenas US $ 59. Em 2000, a Apple vendeu o Pro Mouse óptico por US $ 59, porque, como disse Steve Jobs na época, é "tão caro que todos os nossos clientes tivessem um".

A Apple bateu outra home run esta semana com o novo Mac Pro e Pro Display XDR, exceto que desta vez muitos usuários nunca poderão comprar um. Juntos, eles custam apenas US $ 11 mil, e isso é antes de você incluir o Pro Stand de US $ 999 para manter a tela na posição vertical ou outras opções.

Embora as especificações exageradas do Mac Pro não tenham sido projetadas com o usuário profissional médio em mente, elas também representam uma tendência clara e alarmante entre os produtos "Pro" da Apple. O que antes eram compras práticas para aspirantes a profissionais criativos são basicamente inatingíveis agora, mesmo que você tenha o modelo mais barato disponível em todas as linhas:

MacBook Pro de 13 polegadas (com barra de toque): US $ 1.799

MacBook Pro de 15 polegadas: US $ 2.399

iMac Pro: US $ 4.999

Mac Pro: US $ 5.999

Pro Display XDR: US $ 4.999

Suporte Pro para o Display Pro XDR: $ 999

IPad de 11 polegadas Pro: US $ 799

IPad Pro de 12,9 polegadas: US $ 999

Final Cut Pro X: $ 299,99

Logic Pro X: $ 199,99

Tudo dito, um de cada produto Pro vai custar cerca de US $ 25.000, dependendo de qual MacBook Pro e iPad Pro você decidir comprar. E esse é o preço inicial. Ao longo da última década, os produtos Pro da Apple dispararam em termos de preço, e agora temos um excelente Mac Pro e um monitor que custa mais do que um pequeno sedan. Isso não é um imposto da Apple, é uma hipoteca da Apple.

O iPad Pro de 12,9 polegadas irá proporcionar um grande retorno sem quaisquer acessórios, opções ou LTE.

Já posso ouvir as racionalizações: o Mac Pro não é para você! É por isso que a Apple vende o iPad Air! Você pode comprar um MacBook Air! Claro, mas na maior parte, os produtos não-Pro da Apple não representam apenas versões mais baratas de suas contrapartes Pro. Eles são máquinas completamente diferentes com tecnologia mais antiga. O iPad Air tem um botão home, o MacBook Air não tem barra de toque, etc. (OK, não ter barra de toque pode ser um benefício, mas ainda assim.) Os produtos da Apple sempre foram itens de luxo, mas não eram há muito tempo, quando a torre Mac mais cara chegou a US $ 3.400. Agora, isso nem te atrapalha na porta.

Especificações e velocidade de lado, o Mac Pro é uma ponte muito longe. Houve um tempo em que pessoas como eu podiam realmente escolher entre um iMac e um Mac Pro, mas a nova máquina é basicamente uma Lamborghini: eu não compro uma a menos que ganhe na loteria. E é uma pena, porque na superfície a nova máquina da Apple é uma notável prova de tudo que a Apple era. Se a Apple fez uma versão de US $ 2.000 do Mac Pro, você pode apostar que muitos fãs de Mac se convenceram a comprar um.

Em vez disso, temos um monumento a tudo o que as pessoas pensam que a Apple é: luxo caro vendido para pessoas que não conhecem melhor. E talvez eles estejam certos. A Apple está basicamente dizendo aos aspirantes a artistas e desenvolvedores que eles não podem comprar os melhores Macs e provavelmente nunca terão. Isso é uma pílula difícil de engolir.

O novo Mac pro e o Pro Display XDR podem ser um casal bonito, mas nem pense em comprar um.

Em nenhum lugar essa crítica é mais aparente do que com o Pro Display XDR. Uma coisa é vender por cinco mil, uma tela de 6K com 1.600 nits de brilho, profundidade de cor de 10 bits e taxa de contraste de 1.000.000: 1, mas outra é inteiramente vender essa exibição sem qualquer meio de usá-la. Enquanto a caixa inclui o cabo de alimentação necessário e o Thunderbolt 3 Pro Cable para conectá-lo ao seu Mac, a Apple não oferece nenhuma maneira de sustentá-lo. Mesmo se você tiver uma montagem VESA existente, precisará adquirir o adaptador da Apple por US $ 199 se desejar anexá-lo ao Pro Display.

Foi a única parte da palestra que provocou suspiros ao invés de aplausos, e colocou todo o anúncio sob uma luz estranha. Depois que a Apple comparou seu novo monitor a um monitor de referência de US $ 43 mil, estávamos preparados para um preço atractivo, mas ninguém esperava que a Apple cobrasse um prêmio de 20% pelo estande que você precisa colocar. É como se a Apple fizesse um carro e depois cobrasse por rodas proprietárias. (Em outras notícias, a Apple estará vendendo um kit de roda para o Mac Pro.)

Assim como o restante das pessoas normais, eu estarei preenchendo o novo Mac Pro e o Pro Display XDR na minha Apple Store local. Não será a primeira vez que eu olho para um produto Apple sem comprar um, mas é uma das poucas vezes em que ele está completamente fora do meu alcance.

O estande de exibição profissional da Apple custa mil dólares sem a exibição real.

Ainda me lembro do meu primeiro Mac, um Power Mac G4 da geração anterior com um Apple Studio Display. Todo o pacote me rendeu cerca de US $ 1.200 - um valor de economias no verão na época - e passei meses aprendendo os detalhes do OS X Public Beta e desaprendendo meus preconceitos de PC. Eu atualizei para os próximos anos e manteve até que era uma concha do que era uma vez. Parece piegas, mas posso não ter o trabalho que faço agora, se não pela inspiração criativa que o Mac original me deu.

Hoje, mal conseguiria comprar um iPad Pro com um teclado inteligente. Aos olhos da Apple, talvez eu não seja apenas o profissional que acho que sou.

Texto retirado de https://macworld.com/article/3400087/apples-pro-products-are-becoming-less-and-less-attainable-for-the-professionals-theyre-made-for.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário