terça-feira, 4 de junho de 2019

O novo Mac Pro é a carta de amor da Apple aos esquecidos fãs do Mac | Macworld

Então as piadas sobre a Apple relançar o ralador de queijo Mac se revelaram verdadeiras. Durante sua palestra no WWDC19, a Apple apresentou o novo Mac Pro modular que vem provocando há quase dois anos. Ele se parece muito com o design do Power Mac G5 (que acabou sendo transferido para o Mac Pro baseado em Intel) que foi desativado em 2013.

Francamente, a Apple poderia ter nos poupado muito de agita se tivesse acabado de lançar esse projeto em 2006. É uma evolução natural do Power Mac G5, e não posso deixar de pensar que é um dos mil nos do processo de design original do Mac Pro. Chame de reinicialização.

É claro que o interior do novo Mac Pro faz o Power Mac G5 parecer um brinquedo, com “processadores Xeon de estação de trabalho com até 28 núcleos, um sistema de memória de alto desempenho com capacidade de 1,5 TB, oito slots de expansão PCIe e uma arquitetura gráfica com a placa gráfica mais potente do mundo. ”Ao contrário dos Macs Power antigos ou mesmo cilíndricos do Mac Pro que o novo modelo substitui, o novo Mac Pro é claramente voltado para os mais exigentes usuários da Apple, para quem um iMac de até US $ 15.000 Pro não é poderoso o suficiente.

O Power Mac G5 foi um dos designs mais polarizadores da Apple, especialmente porque seguiu o amado Mirrored Drive Doors Power Mac G4. Não só foi carinhosamente rotulado como um "ralador de queijo", devido às centenas de pequenos orifícios na frente, também foi maior e mais pesado do que o Power Mac G4. E a tremenda produção de calor do processador limitou a expansão a apenas um compartimento óptico, dois compartimentos de unidade, um slot PCI-X de 64 bits de 133 MHz e dois slots PCI-X de 100 bits e 64 bits.

O novo Mac Pro tem muitos buracos.

Mas o Power Mac G5 se tornou um dos designs mais antigos da Apple. Com duração de 10 anos e o único recinto a sobreviver à transição da Intel, a torre da Apple tornou-se icônica por seu design industrial utilitário e mínimo e, eventualmente, até adorou, à medida que a Apple continuou atualizando suas portas, processadores e expansão PCI a cada revisão. Mesmo depois de ter sido aposentado, encontrou uma nova vida no mobiliário moderno.

E agora isso renasceu. Embora o novo Mac Pro seja distintamente diferente do modelo original, ele mantém muito do que o tornou um design tão atemporal. Tem duas alças no topo para transportar. A tampa de alumínio desliza para revelar os componentes e os slots de configuração. E, claro, há toda uma confusão de buracos na frente. Eles são muito maiores do que eram e aparentemente projetados para fins de resfriamento, mas honestamente, o novo Mac Pro se parece mais com um ralador de queijo do que o original.

A Apple nem mudou muito as dimensões. O novo Mac Pro pode parecer menor e adorável nas renderizações e fotos, mas é aproximadamente do mesmo tamanho que a antiga máquina G5 e, na verdade, um pouco mais pesado:

Embora possa parecer um design preguiçoso que não levaria dois anos para ser desenvolvido, não é assim que vejo isso. Existem várias orientações que a Apple poderia ter tomado com o novo Mac Pro para torná-lo mais modular do que o atual pesadelo de expansão, mas optou por retornar a um design instantaneamente reconhecível. A Apple não criou engenharia excessiva no novo Mac Pro nem tentou reinventar a roda como fez com a lixeira projetada. Ele simplesmente dava aos seus usuários o que eles estavam pedindo.

Você pode encomendar seu novo Mac Pro com rodas, se quiser.

Você sabe, os mesmos usuários que todos pensamos que a Apple esqueceu há muito tempo. No papel, o novo Mac Pro é a máquina dos sonhos de um veterano do Mac, repleto de toda a funcionalidade de expansão e proteção do futuro que está faltando no modelo atual. Quando a Apple alega que o novo Mac Pro irá "empurrar os limites do que é possível", ninguém questionará sua veracidade. Sim, é escandalosamente caro, mas ninguém que pedir um vai sentir que está recebendo nada menos do que o melhor dinheiro possível que o computador pode comprar.

Mas é o design que mais importa. Ao mesmo tempo uma homenagem a Steve Jobs e à “velha” Apple e uma promessa a fãs obstinados, o novo Mac Pro mostra que a Apple não esqueceu o que era antes de o iPhone transformar a empresa em uma das empresas mais ricas do planeta. Com um toque retro, o Mac Pro é uma homenagem a bolos caseiros e coelhinhos torrados e o melhor testemunho possível para os profissionais que outrora juraram a grandiosidade da Apple. Tem até rodas. Quero dizer Apple apesar de tudo.

Agora, se apenas a Apple faria uma versão do cubo para o resto de nós.

Texto retirado de https://macworld.com/article/3400098/mac-pro-love-letter-die-hard-fans.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário