quarta-feira, 5 de junho de 2019

Catalyst: O iPad e o Mac estão ligados como nunca antes | Macworld

Como alguém que usa o Mac há quase três décadas e alguém que usa muito o iPad Pro para trabalhar, fico desapontado quando vejo pessoas tentando colocar as duas plataformas uma contra a outra. Há definitivamente um certo subconjunto de usuários de Mac que parecem ofendidos de que alguém ousaria usar um iPad em vez de um Mac.

Espero que essas pessoas estejam prontas para o que está prestes a acontecer, porque a partir deste ano, o Mac e o iPad estão marchando em sintonia. Eles são parceiros, amigos, irmãos. Eles são co-locatários da mais nova plataforma de aplicativos da Apple. Eles precisam um do outro de uma forma que nunca foi verdadeira antes. Se o iPad e o Mac forem bem-sucedidos, será como uma equipe.

Esta semana, em San Jose, na Apple Worldwide Developer Conference, a Apple lançou o macOS Catalina, até o final deste ano. Pela primeira vez, os desenvolvedores de aplicativos para iOS poderão levar esses aplicativos diretamente para o Mac usando o software que a Apple apelidou de chamada de Project Catalyst.

O Project Catalyst, da Apple, tornará mais fácil para o desenvolvedor levar seus aplicativos iOS para o Mac.

Conforme detalhado pela Apple, o processo de trazer um aplicativo iOS para o Mac leva três etapas: primeiro, o desenvolvedor verifica uma caixa indicando que deseja criar um aplicativo para Mac. Isso é bastante simples, mas é apenas o começo.

O segundo passo na construção de um bom aplicativo para Mac, a Apple diz, é construir um bom aplicativo para iPad. Essa é uma parte fundamental da mensagem da Apple aos desenvolvedores de aplicativos: para criar um bom aplicativo para Mac, primeiro certifique-se de que seu aplicativo seja criado adequadamente para o iPad, incluindo suporte a vários tamanhos de tela e atalhos de teclado.

O terceiro passo é adicionar o que a Apple chama de “retoques finais” - o trabalho adicional de detalhes que faz com que o aplicativo do iPad realmente brilhe no Mac. Isso inclui opções relativamente simples, como dizer a barra lateral para adotar um estilo parcialmente translúcido, bem como opções mais complexas, como construir comandos de menu.

Embora as histórias sobre Catalyst (muitas vezes mencionadas no ano passado pelo nome de Marzipan, um nome de código relatado por Mark Gurman da Bloomberg) geralmente descrevem como uma forma de melhorar o Mac, fornecendo um influxo de novos aplicativos de um enorme pool de software desenvolvedores, está claro pela abordagem da Apple que isso é tanto sobre o iPad quanto o Mac.

Quando você pensa sobre isso, faz sentido. É muito fácil agrupar o iPhone e o iPad, porque eles compartilham uma interface touchscreen e são baseados no iOS. Mas agora que todos os três sistemas operacionais - iOS, iPadOS e macOS - executam a mesma plataforma de aplicativos, as coisas ficam mais complicadas.

O iPad e o Mac são dispositivos de tela grande. Eles podem executar um software muito mais complexo do que caberia em uma minúscula tela do telefone. O iPad Pro e o iPad Air possuem acessórios para teclado que os tornam ainda mais parecidos com o Mac. Eu escrevo com meu iPad Pro de 12,9 polegadas em um estojo de teclado que faz com que pareça um MacBook de 13 polegadas, e as semelhanças não poderiam ser mais claras. Eles têm mais em comum um com o outro do que você poderia imaginar.

Ou pense nisso em termos de tamanho de mercado. Você poderia argumentar que a base instalada do iPad não é grande o suficiente para merecer investimento no desenvolvimento de novos aplicativos de nível profissional. O mesmo poderia ser discutido sobre o Mac. Mas junte-os e as coisas ficam muito mais interessantes. Com o Catalyst, um único esforço de desenvolvimento pode colocar o mesmo aplicativo no iPad e no Mac, alcançando um público muito maior com um aplicativo que se destaca no iPad e tem os toques finais necessários para o Mac.

É hora de os usuários de Mac e os usuários do iPad perceberem que essas duas plataformas agora estão unificadas de uma maneira que nunca estiveram antes. A criação de um novo aplicativo para Mac começa com um bom aplicativo para iPad - algo que beneficiará diretamente os usuários do iPad. Enquanto isso, os usuários de Mac podem se beneficiar do enorme tamanho da comunidade de desenvolvimento de aplicativos para iOS, que nunca foi capaz de abordar o Mac sem aprender uma maneira totalmente diferente de criar aplicativos.

Este é apenas o começo, e a era não começará verdadeiramente até o outono, quando o macOS Catalina for lançado, mas o potencial está presente para uma enorme onda de novos aplicativos - e uma maré alta elevaria tanto o Mac quanto o iPad.

E o que é isso no horizonte? É uma estrutura de desenvolvimento inteiramente nova, a SwiftUI, apresentada esta semana na WWDC. Além de permitir que desenvolvedores desenvolvam aplicativos que funcionam no iPad e no Mac usando uma única abordagem, o SwiftUI também funciona com o iPhone, o Apple Watch e o Apple TV.

Não procure agora, mas enquanto o iPad e o Mac podem ser unidos de uma forma que não são, o restante dos dispositivos da Apple também faz parte da família. E nos próximos anos, eles estarão se aproximando mais do que nunca.

Texto retirado de https://macworld.com/article/3400399/catalyst-the-ipad-and-mac-are-tied-together-like-never-before.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário