Esta semana, a Apple se tornou a terceira plataforma de streaming a lançar seu próprio mercado para assinaturas de vídeo.
Com os Apple TV Channels, você pode se inscrever para serviços como HBO e Showtime diretamente através do aplicativo de TV em iPhones, iPads e Apple TVs. Você não precisa baixar aplicativos separados para começar a usar esses serviços e gerenciar todas as assinaturas deles por meio do faturamento do iTunes. O Apple TV Channels também suporta visualização offline no iOS, assim você pode baixar os episódios de Game of Thrones antes do seu próximo voo.
A Apple não é a primeira a fornecer um único ponto de acesso para assinaturas de streaming de vídeo. A Amazon Channels oferece um serviço semelhante aos assinantes Prime desde o final de 2015, e a Roku entrou na briga com Assinaturas Premium no The Roku Channel no início deste ano.
Mas, ao tentar simplificar as inscrições de vídeo em streaming, esses serviços de “Canais” criaram novas complicações. Cada serviço tem um conjunto diferente de recursos, além de diferentes restrições sobre quais dispositivos você pode usar. Eles também podem ser mais caros do que os aplicativos individuais que oferecem assinaturas anuais. E como os maiores serviços de streaming não suportam esses mercados de canais, você ainda precisa lidar com vários aplicativos e sistemas de faturamento no final.
O principal ponto de venda desses serviços de “canais” é a simplicidade. Se você estiver em um Amazon Fire TV Stick, por exemplo, poderá procurar um programa como o Game of Thrones e inscrever-se na HBO com apenas alguns cliques. Tudo passa pela sua conta da Amazon, por isso você não precisa criar uma nova senha ou inserir novas informações de faturamento. Você pode acessar os programas da HBO através da Fire TV ou qualquer outro dispositivo que tenha o aplicativo Prime Video da Amazon. Quando você quiser cancelar a inscrição, a página Gerenciar seu canal de vídeo Prime da Amazon permite que você cancele várias assinaturas em um só lugar.
O serviço premium de assinaturas da Roku é semelhante. Basta abrir o aplicativo gratuito do Roku Channel em qualquer player do Roku e, em seguida, ir até a seção "Procurar Assinaturas Premium", onde você pode se inscrever em serviços como Starz, Epix e HBO com qualquer cartão de crédito registrado no Roku. Você pode então assistir a esses canais em qualquer dispositivo com o aplicativo Roku Channel, que por enquanto inclui players Roku e smart TVs, TVs Samsung, iOS, Android e web. A página da conta do Roku fornece um local central para o cancelamento de inscrições.
Assim como a Amazon e a Apple, o Roku agora vende assinaturas de vídeo por meio de seu próprio aplicativo Roku Channel.
Quanto à Apple, você pode se inscrever em serviços como HBO, Showtime e Starz através do aplicativo de TV no iOS, Apple TV e TVs inteligentes da Samsung. Basta ir até "Canais de TV Apple disponíveis" e você pode se inscrever apenas com o seu ID da Apple. Cancelar assinaturas pelo iTunes é um pouco complicado, mas você pode usar esse atalho para iOS para ir direto para a página de gerenciamento de assinaturas em um dispositivo iOS.
Embora isso seja ótimo na teoria, os mercados de "Canais" criam uma nova camada de confusão quando você está tentando se inscrever em serviços de vídeo. Para assistir a HBO na Apple TV, por exemplo, agora você pode se inscrever através dos Canais Apple TV, Canais Amazon (via aplicativo Prime Video), o aplicativo HBO Now autônomo ou vários pacotes de canais de TV ao vivo que vendem HBO por conta própria. O mesmo é verdade no Roku, exceto com o canal Roku em vez dos canais Apple TV como uma opção.
Um show, três HBOs. Nada confuso sobre isso em tudo.
Com raras exceções, nenhum desses serviços conversam entre si. Uma assinatura do Amazon Channels não é transferida para os canais Apple TV ou Roku Premium, o que significa que você precisa acompanhar como se inscreveu para o quê, especialmente se possuir diferentes tipos de dispositivos de streaming. E, embora os assinantes do Amazon Channels possam fazer login nos aplicativos HBO Now, Showtime Anytime e CBS All Access, essas são exceções à regra. Nenhum dos outros canais da Amazon permite que você faça login em aplicativos individuais, e nem as assinaturas premium do Roku nem os canais de TV da Apple permitem o login de aplicativos individuais.
Eu suspeito que muitas pessoas ficarão tropeçando com tudo isso e acabarão com assinaturas duplicadas como resultado. Isso até pareceu acontecer com um usuário no Reddit no final de semana depois de se inscrever no CBS All Access em uma TV Fire e, em seguida, tentar fazer logon em um Roku. A distinção entre diferentes versões da mesma assinatura não será óbvia para todos.
Mesmo se você é bom em acompanhar onde suas assinaturas residem, escolher um serviço "Canais" em vez de outro tem consequências. Se você assinar o CBS All Access através dos Apple TV Channels, não poderá assistir no Roku, Amazon Fire TV, Chromecast ou Android TV, porque o aplicativo de TV da Apple não está nessas plataformas. (A Apple diz que está lançando um aplicativo de TV para Roku e Fire TV, mas não disse quando.) E se você assinar o Showtime através das Assinaturas Premium do Roku, não poderá assistir no Fire TV, Apple TV, Chromecast, ou Android TV.
Suporte a dispositivos para canais Amazon, assinaturas premium Roku e canais Apple TV.
Sua escolha do serviço “Canais” também afeta os recursos do dispositivo que você pode aproveitar. Com o Amazon Channels na Fire TV, por exemplo, programas como Star Trek: Discovery aparecerão na linha "Recentes" na tela inicial, para que você possa continuar rapidamente de onde parou e iniciar episódios diretamente com os comandos de voz do Alexa . No Apple TV, no entanto, você não pode usar os comandos de voz da Siri para exibir os canais do Amazon, e no Roku, os canais do Amazon não aparecem nos resultados de pesquisa. A inscrição no All Access diretamente pela CBS permitiria que você usasse voz em todas as três plataformas, mas perderia a integração da linha "Recentes" na Fire TV.
Todo o conceito faz uma grande bagunça do que já é uma situação potencialmente confusa, e não ajuda muito no final, porque a maioria dos serviços de streaming não suporta Canais de qualquer maneira. A Netflix ainda tem seu próprio aplicativo e sistema de faturamento, assim como o Hulu, o Amazon Prime e todos os serviços de streaming de TV ao vivo.
Além disso, a maioria das ofertas nesses serviços de canais não é desejável. Fora dos canais a cabo premium como HBO, Showtime, Starz, Epix e CBS All Access, a grande maioria desses “canais” são serviços de streaming somente digitais dos quais você provavelmente nunca ouviu falar (quem está pronto para pagar pela Echo Boom Sports? ) ou recados do catálogo anterior das redes de TV (NickHits, History Vault).
Há, no entanto, um lado positivo: com todos esses novos mercados de assinaturas, há a possibilidade de queimar mais testes gratuitos. Basta inscrever-se para um teste na HBO através dos canais da Amazon, cancelar imediatamente e aproveitar sua semana grátis de Barry. Enxágüe e repita com os Canais de TV da Apple e as Assinaturas Premium do Roku e, em seguida, siga em frente até outros serviços como o Showtime e o Starz.
Não se sinta culpado por isso também; se as redes de TV e as empresas de tecnologia introduzirem toda essa confusão extra nas vidas dos cortadores de cabos, elas também poderiam pagar por isso.
Essa história foi atualizada para observar que os canais da Amazon permitem logins no aplicativo CBS All Access.
Inscreva-se no boletim Informativo semanal da Jared’s Cord Cutter para obter esta coluna e outras notícias, insights e promoções sobre o assunto, entregues em sua caixa de entrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário