A Gol Linhas Aéreas colocou em operação um serviço de embarque de passageiros que funciona com reconhecimento facial. Por ora, o novo sistema está disponível apenas no portão B 34 do setor de voos domésticos do Aeroporto do Galeão (RIOgaleão), no Rio de Janeiro.
O sistema foi desenvolvido pela Gollabs — laboratório de inovação da Gol — com base em uma tecnologia da FullFace Biometric Solutions. Com ele, o passageiro não precisa se apresentar no portão de embarque com o cartão de embarque impresso ou na tela do celular.
É necessário apenas se posicionar em frente ao totem de reconhecimento facial. O sistema comparará a imagem capturada com a foto existente no cadastro do usuário.
Como o sistema começou a ser testado agora, um funcionário fica responsável por capturar a foto de cada passageiro na área de embarque usando um tablet e a inserir no cadastro. Esse processo precisa ser feito apenas uma vez.
O objetivo é otimizar o procedimento de embarque. A Gol afirma que o sistema faz o reconhecimento facial com base em 1024 pontos da face e, de modo geral, leva menos de um segundo para concluir a tarefa. A precisão chega a 98%, complementa a empresa.
Se a Gol obtiver os resultados esperados — a previsão é a de que os testes durem 15 dias —, o sistema deverá ser disponibilizado gradativamente em outros aeroportos atendidos pela companhia.
Note que o sistema dispensa o passageiro de apresentar o cartão de embarque apenas no procedimento para ingressar no avião. O cartão é exigido para acesso à área de embarque. Além disso, um documento de identificação (como RG ou passaporte) continua sendo necessário para a entrada na aeronave.
Ainda de acordo com a Gol, os dados capturados são criptografados e usados unicamente para o procedimento de embarque. A empresa lembra ainda que esse não é o seu primeiro sistema de reconhecimento facial: uma tecnologia do tipo existe há algum tempo na função Selfie Check-in nos aplicativos da Gol.
Com informações: O Globo, Folha de S.Paulo.
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