Após pegar um Uber, os passageiros recebem do motorista uma avaliação que vai de 1 a 5 estrelas; quem tem nota muito baixa pode ser removido da plataforma. Essa medida está valendo no Brasil desde junho de 2018, e será expandida para os EUA e Canadá. Os usuários do app também terão que concordar em respeitar as diretrizes da comunidade.
“Os passageiros podem perder o acesso ao Uber se desenvolverem uma classificação significativamente abaixo da média”, explica a empresa. Antes disso, os usuários receberão dicas para melhorar a nota: seja educado, não deixe lixo no veículo, nem peça para o motorista exceder o limite de velocidade ou avançar um sinal vermelho.
Além disso, o aplicativo do Uber exibirá um aviso em tela cheia sobre as diretrizes da comunidade, pedindo para “tratar todos com respeito, ajudar a manter todos seguros e respeitar a lei”. É preciso tocar em “Eu aceito” para continuar usando o serviço. Isso começará nos EUA e Canadá.
A Uber já aplica uma nota de corte para passageiros na Austrália, Nova Zelândia, Índia e Brasil. Por aqui, a avaliação mínima é de quatro estrelas. O usuário recebe notificações quando chega perto desse valor; se a nota não melhorar, ou se cair ainda mais, ele fica impedido de solicitar carros através da plataforma.
Segundo a Uber, os usuários terão várias oportunidades de melhorar a nota antes de perderem acesso ao aplicativo. “Esperamos que apenas um pequeno número de passageiros acabe sendo impactado por desativações baseadas em notas, mas esta é a coisa certa a fazer.”
Quanto aos motoristas, a Uber explicou há algum tempo que eles “precisam ter média de 4,6 (em uma escala de 1 a 5 estrelas) para continuar na plataforma”. Esta regra vale no Brasil e nos EUA.
Para ver sua nota atual, abra o app da Uber e toque no menu superior esquerdo. A avaliação média estará abaixo do nome; ela vai até 5,0. Ao tocar nesse número, você será levado a uma explicação de como as avaliações funcionam, com dicas para receber nota máxima a cada viagem.
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