Estamos a apenas alguns dias da Worldwide Developer Conference (WWDC) da Apple em 2019, e isso significa que estamos prestes a sair de um mundo da Apple dominado pela fala do iOS 12 e do macOS Mojave, e entrar em um foco nas próximas versões do ambos. Na semana passada, detalhei meus sonhos para o iOS 13. Agora é a vez do Mac.
O projeto Marzipan, do qual a Apple falou na WWDC do ano passado, será o destaque da conferência deste ano.
Eu apostaria que, na WWDC deste ano, a Apple passará mais tempo se concentrando no macOS do que em qualquer outro momento desta década. Mas para quem vê a WWDC como uma batalha entre o Mac e o iOS pela atenção da Apple, vai parecer um pouco agridoce. O foco renovado no lado do Mac será, em grande parte, sobre a Apple dar aos desenvolvedores de aplicativos para iOS a capacidade de trazer rapidamente seus aplicativos para o Mac. Esse sistema - que a Apple não identificou quando forneceu uma "prévia" de seus planos no ano passado - é geralmente mencionado na imprensa como "maçapão", depois de um nome de código relatado por Mark Gurman da Bloomberg no início do ano passado.
Seja qual for a Apple acaba chamando-o (se ele ainda lhe dá um nome formal, ao invés de apenas chamá-lo "UIKit em macOS"), vai ser o centro das atenções na WWDC. Aqui estão as questões centrais.
Quão fácil será fazer aplicativos de maçapão? A maior parte dos participantes do WWDC são desenvolvedores iOS. Tenho certeza de que muitos deles ficarão intrigados com os usuários do Mac com seus aplicativos. Espero que, no palco, a Apple mostre o quão fácil pode ser levar aplicativos iOS ao macOS. O diabo estará nos detalhes - que provavelmente serão encontrados em sessões posteriores na conferência. Com um pouco de sorte, a Apple fornecerá ferramentas para facilitar o desenvolvimento de aplicativos para que os desenvolvedores de aplicativos não se sintam como aplicativos para iOS, mas sim com aplicativos Mac nativos reais. Eu adoraria ver uma demonstração do aplicativo iOS no keynote que mostra como os aplicativos de maçapão são bons no macOS, além de um depoimento sobre o pouco trabalho que era fazer a mudança.
Quanto acesso os aplicativos Mac clássicos terão aos novos recursos do MacOS? O outro lado de trazer tecnologias e aplicativos iOS para o Mac é que há vários aplicativos existentes que não são criados com as tecnologias de que os usuários do Mac confiam. Será que os desenvolvedores desses aplicativos poderão fazer algumas modificações neste verão que permitirão que eles também aproveitem as novas tecnologias? Veja um exemplo: há um boato de que a Apple adicionará os atalhos do Siri ao macOS. Presumo que os aplicativos de maçapão possam se conectar a essa tecnologia, como fazem no iOS. Mas e os aplicativos existentes do Mac? Se eles estão fora de caixa de tecnologias como esta, criando um cisma entre duas gerações diferentes de aplicativos para Mac, isso será doloroso para os usuários desses aplicativos.
Quão estranho os aplicativos de maçapão serão para os usuários? Este é o maior e, embora tenhamos algumas pistas na semana que vem, talvez seja necessário até o outono (e o lançamento dos primeiros aplicativos do Marzipan) até que realmente saibamos. É quase certo que, com o fluxo de aplicativos iOS para o Mac, a forma como julgamos um aplicativo como "semelhante ao Mac" está prestes a mudar. Mas dito isso, a consistência é importante. Os usuários não se importam nem um pouco sobre quais APIs de desenvolvimento foram usadas para criar seus aplicativos, mas se o Mac App A se parece e se comporta de maneira completamente diferente do Mac App B, isso é ruim. Os aplicativos para Mac têm todos os tipos de recursos que não existem no iOS ou não são priorizados por ele: barra de menus, atalhos de teclado e várias janelas, para citar três. Quão perfeita será essa transição?
Além dos detalhes da própria maçapão, esta é uma oportunidade para a Apple encontrar mais unidade entre o iOS e o MacOS. Não estou dizendo que as duas plataformas precisam se parecer e se comportar da mesma maneira - embora um pouco mais de sinergia entre o iPad e o Mac seja apreciado -, mas ainda há um monte de pequenas áreas que diferem de formas que parecem desnecessárias.
O Screen Time para iOS estreou no ano passado. Poderia uma versão para Mac estar em obras?
No ano passado, a Apple adicionou o Screen Time ao iOS, e embora eu espere que ele seja melhorado este ano, foi um bom começo. Os recursos de controle dos pais no macOS, por outro lado, são bastante rudimentares e totalmente desconectados do Tempo de Tela. Como pai / mãe com filhos que têm dispositivos iOS e MacOS, eu realmente preferiria gerenciá-los todos juntos.
Mensagens é um aplicativo que ficou para trás do seu homólogo iOS há muito tempo, provavelmente devido à sua base de código muito mais antiga - lembra o iChat? Se Marzipan é o método que a Apple escolhe usar para me deixar enviar mensagens com efeitos iMessage ou adesivos Memoji, coloque-o. Estou cansado de mapear mentalmente o comportamento permitido no Mac e o que é permitido no iOS.
Ainda existem alguns lugares onde a terminologia do macOS e do iOS ainda diverge. O aplicativo System Preferences, por exemplo, deve ser renomeado apenas como Settings. Tenho certeza de que há muitos outros exemplos de terminologia. As plataformas de aplicativos estão se unindo. Vamos aproveitar isso como uma oportunidade para deixar o restante dessas coisas de acordo.
No ano passado, a Apple revelou um redesenho da Mac App Store e elogiou o retorno de alguns desenvolvedores-chave para a loja. Nos bastidores, a empresa adicionou um monte de novas tecnologias que permitem que os aplicativos da App Store solicitem mais energia do que antes. Eu quero ver a Apple fazendo mais progressos nesse sentido, para que a Mac App Store se torne um lugar que faça sentido para os desenvolvedores de todos os softwares do Mac, em vez de um lar para alguns utilitários e uma enxurrada de aplicativos trazidos do iOS.
Poderíamos ver mais alterações na Mac App Store no próximo macOS.
Além disso, quero ver mais evidências de que a Apple fornecerá mais segurança para aplicativos que estão fora da App Store. No ano passado, ela introduziu o conceito de aplicativos autenticados, que permite que a Apple verifique aplicativos que não são da App Store e os mate se forem descobertos como malware. Enquanto a idéia de a Apple forçar o Free Folk além do muro de gelo mágico da App Store a incomodar muitas pessoas, prefiro ver isso como a Apple fazendo um esforço para tornar o Mac mais seguro, sem insistir que todos Mac app originado na Mac App Store. Ninguém quer ver o futuro do Mac como uma plataforma totalmente bloqueada, somente na App Store. Se a Apple ainda estiver investindo em tecnologias alternativas, como o reconhecimento de firmas, esse futuro sombrio é menos provável.
Sempre há esses recursos que tenho em meu coração, desejando que eles existissem quando eu soubesse que quase não há chances de a Apple achar que eles são uma prioridade. Mas eu vou torcer se eles forem anunciados na próxima semana.
Temos dispositivos iOS com capacidade para celular há mais de uma década, mas a Apple nunca lançou um laptop Mac com capacidade para celular. Parte do motivo para isso é a ignorância geral do sistema sobre o tipo de conexão de rede que está usando. A Apple pode fazer algumas alterações no macOS para fornecer mais clareza sobre quais dados estão passando por Wi-Fi ou ethernet e o que está acontecendo em uma rede de celular e permitir que os usuários determinem quais aplicativos têm acesso aos dados da rede celular. E nada impulsionará a adoção desses recursos mais rapidamente do que o lançamento do hardware MacBook com capacidade para celular.
O Automator do Mac será substituído por uma versão para Mac do aplicativo iOS Shortcuts?
Sou também um defensor da automação de usuários. Acredito que os computadores estão lá para realizar tarefas chatas e repetitivas que os humanos não precisam perder tempo fazendo. No momento, o macOS e o iOS têm abordagens completamente diferentes para a automação - no macOS, é uma combinação de AppleScript, Automator e shell de script - e no iOS, o aplicativo Atalhos. Eu não vou enganar a mim mesmo que o AppleScript ou o Automator jamais serão drasticamente melhorados e se espalharão para o iOS, mas eu gostaria de acreditar que a Apple poderia trazer atalhos para o Mac e usá-lo como uma forma de unificar a automação do usuário entre novos aplicativos para Mac. A essa altura, eu realmente não me importo com o caminho a seguir para fornecer automação de usuário moderna no macOS e no iOS, desde que haja um, e esteja unificado, e que a Apple esteja comprometida com isso no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário