A Apple adicionou um novo recurso anti-rastreamento ao Safari que impede o acompanhamento individual de usuários que clicam em um anúncio em um site e fazem uma compra em outro site não relacionado. Em vez disso, a conexão será desfocada para que um anunciante possa acompanhar o impacto total de um pequeno número de anúncios diferentes em curtos períodos de tempo.
A nova abordagem, chamada Privacidade Preservando Ad Click Attribution, lançada no Safari Technology Preview hoje (versão 82), e a Apple disse que ela aparecerá em versões gerais do Safari no final de 2019. Ela também é apresentada como uma proposta antecipada. padrão de estágio para o Grupo de Comunidade de Incubadoras de Plataforma Web no W3C, uma organização que ajuda a criar navegadores e sites de padrões.
Em um post no site do WebKit, o engenheiro de segurança e privacidade da Apple, John Wilander, explicou como a dança do site de anúncios, navegador e comércio eletrônico funcionará em detalhes técnicos, destinados a informar os sites sobre mudanças futuras e ensinar os desenvolvedores a implementar e testar a nova abordagem.
Esse novo recurso do Safari é parte do esforço da Apple para diferenciar-se da privacidade da Amazon, do Facebook, do Google e de outros que têm uma dependência substancial do rastreamento amplo de usuários como parte de seus modelos de receita para vendas de anúncios e produtos. Anúncios que identificam os usuários por idade, renda, localização e interesses envolvem mais dinheiro. Tornar o Safari mais resistente ao rastreamento de usuários aumenta os pontos na coluna de privacidade e, ao mesmo tempo, reduz o potencial de renda dessas outras empresas.
Com esse novo modelo de atribuição de clique do anúncio, um site de publicidade não poderá anexar identificadores extensos e exclusivos em um link nem rastrear um usuário com cookies. Ele também exigirá os chamados links de “primeira parte”, em que as informações de rastreamento são totalmente alimentadas pelo site visitado por um usuário, em vez de código incorporado ou partes da página da Web (chamadas “iframes”) fornecidas por terceiros.
Com o rastreamento atual de anúncios e usuários, as redes de terceiros podem criar perfis abrangentes sobre a navegação do usuário e o comportamento de compra, sem nunca solicitar permissão específica do usuário. Essas informações são usadas para moldar os anúncios que você vê. Se você já se perguntou por que comprar um pacote de lenços faciais em um site significava ver anúncios de tecido facial em todos os sites que você visitou pelas próximas duas razões, é esse acompanhamento de vários sites.
No modelo da Apple, um comprador em potencial vê um anúncio com um dos 64 números nele incorporado, de 0 a 63, bem como o domínio de destino anotado separadamente do próprio link. Isso identifica exclusivamente o anúncio de determinado anunciante, mas não fornece um intervalo de numeração suficientemente grande para identificar o usuário.
Se o usuário clicar no anúncio, apenas esse domínio de destino receberá esse código de anúncio. Nenhum cookie será enviado e outras informações de rastreamento serão removidas.
No site de comércio eletrônico, se um visitante fizer uma compra ou outra ação, o site poderá usar uma imagem invisível para gerar uma solicitação no navegador do usuário para o site de publicidade, indicando o que aconteceu. O pedido contém um código que, de novo, é limitado ao intervalo de 0 a 63. Embora pareça um conjunto insignificante de números, ele pode codificar a hora do dia, o tipo de compra e outras características gerais. O site de comércio eletrônico pode, opcionalmente, passar um código de prioridade para o caso de um usuário executar várias tarefas, como "adicionar ao carrinho" versus "fazer uma compra alta", e o site quiser classificá-las.
O site de publicidade recebe os dados de entrada do site de comércio eletrônico e redireciona o navegador de um usuário para um caminho padrão em seu site que a Apple exigirá que todos os sites usem para essa finalidade. Nesse ponto, o Safari registra esse caminho, que inclui o número do anúncio e o código de ação, mas não faz nada.
Em um horário aleatório entre 24 e 48 horas depois, o Safari envia uma única solicitação sem cookies para o site de comércio eletrônico que contém o ID de publicidade original e o evento de maior prioridade que o site de comércio eletrônico retornou. O site de publicidade, o site de comércio eletrônico e a Apple nunca têm acesso a essas informações, pois são todos armazenados e gerenciados localmente no Safari.
Ao restringir o intervalo de números e registrar aleatoriamente o comportamento de um usuário em um momento aleatório posterior, o Safari fornece informações agregadas sobre o resultado das campanhas pelos anunciantes, mas poucas informações que podem ser vinculadas diretamente a usuários individuais. (O endereço IP do qual um navegador faz uma solicitação ainda será enviado, mas os usuários de laptops, smartphones e tablets mudam constantemente de endereço à medida que se deslocam, enquanto os provedores residenciais de Internet geralmente agregam tráfego sob um número limitado de endereços da Internet. endereços.)
A Apple trabalhou para separar o rastreamento de usuários de várias maneiras nos últimos anos no Safari e em outros lugares no iOS e no MacOS. O Intelligent Tracking Prevention, lançado em 2017, usa uma variedade de técnicas para limitar o escopo de cookies de navegador entregues por terceiros em sites que você visita para restringir a coleta de informações em toda a Internet.
O Safari Extensions, que bloqueou conteúdo e chegou ao iOS em 2015 e, em seguida, ao macOS em 2017, permite que desenvolvedores de aplicativos de terceiros criem listas de sites e métodos de rastreamento que os usuários podem optar por bloquear.
Para desenvolvedores que desejam testar o novo recurso na visualização do Safari, baixe a versão mais recente e marque a opção Mostrar Menu de Revelação na Barra de Menus no Safari> Preferências> Avançado. Em seguida, escolha Desenvolver> Recursos experimentais> Modo de depuração de atribuição de clique de anúncio. Isso permite que a etapa final na qual o navegador se comunica com o site de comércio eletrônico aconteça em 60 segundos, em vez de 24 a 48 horas. Uma opção de atribuição de clique de anúncio também está disponível, o que permite que a nova opção funcione exatamente da mesma forma que as futuras versões padrão do Safari.
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