Déjà vu? No mundo da mercantilização rápida de plug-in smart outlets, é comum começar a ver o dobro à medida que as empresas emprestam projetos livremente. O Xiaomi Mi Smart Plug WiFi se parece com qualquer número de tomadas inteligentes adicionais no mercado.
É um bloco grosso de branco com um único receptáculo de três pinos no centro do dispositivo. Um pequeno LED à direita brilha em azul quando a unidade está ligada e um botão de energia manual está disponível no lado direito do dispositivo. Tudo dito: é exatamente o que você espera de um plugue inteligente de US $ 15 para Wi-Fi.
O grande problema aqui, no entanto, não é um hardware entediante, é uma configuração complicada e cheia de bugs - e um aplicativo que é totalmente embaraçoso. O aplicativo Mi Home é um clone do aplicativo Smart Life da iClever ou vice-versa. Eu não sei o que veio primeiro, mas de qualquer forma, o aplicativo Mi Home é a versão dramaticamente inferior.
Por quê? Vamos começar pelo óbvio: tudo no aplicativo é uma tradução do chinês e o tradutor fez um trabalho terrível. Embora você provavelmente possa interferir na configuração mesmo sem uma linguagem funcional, essas instruções estão longe de ser claras. Por exemplo, em determinado ponto, você precisa manter pressionado o botão liga / desliga até que o LED mencionado acima fique "amarelo", quando as instruções devem referenciar um LED laranja e piscando. Dentro do aplicativo, a má tradução cria problemas ainda maiores.
A má tradução dentro do aplicativo afeta a usabilidade.
No sistema de agendamento, por exemplo, “Hora final” e “Hora inicial” são invertidos. Sua programação (codificada apenas no horário militar) começará na hora de término e terminará na hora de início. Tudo limpo? E se você puder descobrir como usar o serviço integrado do tipo IFTTT para automatizar ações, você estará bem à frente da curva.
O aplicativo é cheio de bugs - o meu fica suspenso durante a instalação - e até requer um CAPTCHA durante o longo e obrigatório processo de registro. Outros recursos não são incorporados ao aplicativo. O Mi Plug afirma ter um sensor de temperatura embutido, mas ao contrário do aplicativo iClever, as informações sobre clima local não aparecem no software. A boa notícia é que o Mi Plug suporta o Google Assistant e o Alexa, e eu consegui configurá-lo com um assistente de voz sem problemas, usando o Alexa para ligar e desligar o plug.
Isso não está dizendo muito, no entanto, e minha experiência geral com esse plug foi decididamente negativa, em grande parte porque o software é irremediavelmente destituído de usuários reais. Com muitas saídas inteligentes sólidas no mercado hoje, não há motivo para improvisá-lo com esse gadget mal cozido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário