A extravagância anual da Apple está ao virar da esquina. No momento em que minha próxima coluna aparecer, saberemos todos os segredos sobre os quais a Apple está sentada no ano passado. (Bem, muitos desses segredos, de qualquer forma.) A única questão real é se os executivos da Apple estarão usando camisas fora da calça ou dobradas? A emoção é palpável.
A palestra da Worldwide Developers Conference é sempre um grande sucesso para a comunidade que segue a Apple: desejos são realizados, esperanças são frustradas e aparecem coisas que nunca vimos acontecer - e ainda assim, em retrospecto, parecem totalmente óbvias.
Todo mundo tem sua própria lista de coisas que eles querem ou esperam ver. Então, à medida que lançamos nossos olhares por alguns dias, aqui está um resumo das coisas que eu vou procurar saber quando Tim Cook e sua equipe heterogênea subirão ao palco daqui a alguns dias.
Não se engane: o maçapão - o codinome supostamente dado à coleção de tecnologias que permitem a execução de aplicativos iOS no Mac - é a estrela do programa. Não porque é o anúncio mais chamativo ou mais impressionante que a Apple provavelmente fará, mas porque é o mais significativo. Ele ditará a direção das duas plataformas de software mais proeminentes da Apple nos próximos anos.
Espere ver mais sobre o Marzipan e como ele é usado para levar os aplicativos iOS ao Mac.
Os aplicativos atuais de maçapão no Mac são pouco mais que provas de conceito. Este ano, descobriremos se esse processo gera não apenas aplicativos viáveis, mas também bons. Há pelo menos uma marca importante a favor da Apple: a empresa passou por muitas transições no Mac, desde processadores da Motorola até o PowerPC, do Mac OS clássico ao Mac OS X e do PowerPC à Intel. Ao longo do caminho, aprendemos como tornar essas transições o mais fáceis e sem interrupções possíveis para seus usuários. Provavelmente, não há nenhuma empresa de tecnologia com mais experiência no departamento de transição, portanto, a empresa pode aproveitar essa experiência para ir além de ser suave e ser totalmente integrada.
Essa transição também pode sugerir futuros desenvolvimentos futuros. ARM Macs poderia estar na loja? E quanto aos Macs com interfaces de toque? Mesmo que a Apple não os anuncie no keynote, os desenvolvedores de olho de águia sem dúvida entrarão no novo código que está disponível, e se houver alguma pista lá, eu não apostaria contra eles serem descobertos.
O Mac Pro provavelmente não será um dos computadores mais vendidos da Apple, mas, se houver um lugar, é provável que ele receba uma recepção calorosa. É nessa gigantesca coleção de desenvolvedores de Mac e iOS. Eles esperavam pelo desktop profissional modular desde que a Apple o divulgou em abril de 2017, e esse parece ser o lugar certo para a empresa exibi-lo pela primeira vez.
Muito depende desse Mac Pro, especialmente após a tão falada introdução de seu antecessor na WWDC 2013. Mas o Mac Pro provou não ser exatamente o que os usuários profissionais estavam procurando - lamentável, dado que eles eram o público principal, e eventualmente definhando em irrelevância.
Com dois anos de trabalho quase silencioso no projeto, a Apple pode definitivamente apontar o tempo necessário para garantir que a iteração do Mac Pro funcione corretamente, mas não saberemos até que os usuários peguem suas mãos, quer tenham ou não conseguido . Tendo em conta o recente lançamento da empresa de iMacs de ponta e do iMac Pro, parece que a Apple está definitivamente a investir na satisfação dos utilizadores profissionais. Mas teremos que esperar até que a atmosfera inebriante do anúncio seja esclarecida antes de descobrirmos se um novo Mac Pro é oferecido ou não.
Eu talvez esteja mais animado em ver onde a Apple está posicionada para levar o iPad com o lançamento do iOS 13. O ano passado foi um ano de descanso para o tablet e, enquanto isso, definitivamente tem havido lugares onde o iPad começou a nas junções, enquanto os usuários de energia pressionam contra seus limites. O hardware mais recente do iPad é realmente notável - agora é hora de a Apple fornecer software que aproveite ao máximo esse poder.
O WWDC19 pode ser preenchido com recursos do iOS 13 específicos do iPad.
Rumores de interfaces multitarefa renovadas, uma nova tela inicial e outros recursos voltados para profissionais têm sido desenfreados no período que antecede a WWDC. Mas rumores semelhantes falharam em materializar-se nos anos passados, de modo que ainda não se sabe exatamente que tipo de ano é esse.
Finalmente, enquanto “esperar o inesperado” é talvez um clichê, com a Apple, nunca é um curso ruim de ação. A empresa se orgulha do sigilo, embora pareça que cada vez mais seus planos entrem na arena pública antes que a Apple os anuncie. Mas por tudo isso, Cupertino ainda faz um bom trabalho jogando suas cartas perto de seu colete, então eu não ficaria chocado se ainda houvesse algumas surpresas para distribuir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário