Por Filipe Garrett, para o TechTudo
O Zoom agora conta com criptografia de ponta-a-ponta (E2EE) nas videoconferências. O recurso, liberado nesta terça-feira (27), está disponível tanto para usuários dos planos gratuitos como para assinantes da plataforma. A chegada da criptografia é uma promessa antiga dos desenvolvedores do serviço para resolver os inúmeros problemas de segurança que apareceram no programa, que ficou muito popular durante o auge da quarentena causada pelo coronavírus.
Premio elege destaques da tecnologia em 2020; VOTE no melhor app
Por enquanto, o novo recurso está funcionando em caráter de testes por 30 dias nas versões para celulares Android e iPhone (iOS), computadores com macOS e Windows e no Zoom Rooms. No entanto, a ferramenta ainda não está disponível na edição web.
Zoom passa a contar com criptografia para tornar comunicação mais segura — Foto: Divulgação/Zoom
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A criptografia de ponta-a-ponta aplicada ao Zoom reforça a privacidade do usuário e garante que as informações trocadas por meio da plataforma sejam mais seguras. Mesmo que um invasor seja capaz de interceptar sua comunicação, a criptografia deve garantir que os dados estejam inutilizáveis. De acordo com o serviço, o recurso oferece suporte a até 200 participantes em uma mesma sessão e também está disponível para usuários de planos gratuitos.
O recurso, prometido ainda em junho, chega como uma das respostas da plataforma aos episódios relacionados a vulnerabilidades graves do Zoom. Entre os casos mais graves, contas do Zoom apareceram na dark web, assim como gravações das conversas de milhares de usuários (situação que não teria ocorrido com a criptografia de ponta-a-ponta disponível).
O uso da criptografia de ponta-a-ponta, no entanto, vem com limitações. Quem ativar o recurso não poderá usar ferramentas como gravação da chamada na nuvem, transcrição ao vivo por texto, chat privado, reações, enquete ou mesmo a função que permite a participantes entrarem em uma transmissão antes do anfitrião.
Veja também: como se preparar para uma conversa de vídeo sem se expor
Como se preparar para uma conversa de vídeo sem se expor
Como ativar a criptografia de ponta-a-ponta no Zoom
Você pode ativar a criptografia de ponta-a-ponta no Zoom pelas configurações de sua conta. Para isso, acesse o serviço de qualquer navegador, realize o login e escolha “Configurações” no menu esquerdo.
Criptografia de ponta a ponta do Zoom pode ser ativada nas configurações de segurança da conta — Foto: Reprodução/Filipe Garrett
Em “Configurações”, escolha a aba “Reunião” e, em “Segurança”, deslize a tela até encontrar a opção “Reuniões criptografadas de ponta a ponta (E2E)”. Então, basta ativar a opção e confirmar seu número de telefone celular para autenticar a alteração.
Via Zoom, The Verge, Android Central e Tech Crunch
Qual é o melhor aplicativo de videochamada? Opine no Fórum do TechTudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário