A TIM anunciou nesta terça-feira (28) uma parceria com a FCA, dona das marcas Fiat, Jeep e RAM. A operadora irá levar conectividade 4G para carros da montadora que serão lançados a partir de 2021. Os carros conectados serão hotspots Wi-Fi e terão serviços de informação e entretenimento para uso nos veículos.
Por enquanto, as empresas fizeram apenas a divulgação formal da parceria, sem nenhum lançamento de carro ou planos de internet. O primeiro modelo conectado chegará no primeiro trimestre de 2021. André Ferreira, diretor de tecnologia da FCA para a América Latina, disse que todos os automóveis da Fiat e Jeep serão conectados no futuro com mais de 30 recursos diferentes, sem detalhar todos.
A montadora já tem parcerias com Visa e McDonald’s. Na apresentação, Ferreira exemplificou que será possível comprar um sanduíche a distância, pelo painel do carro, para pegar depois no drive-thru. A companhia também cita possíveis parcerias com postos de combustíveis e seguradoras, que poderão coletar mais informações sobre os automóveis para fornecer planos personalizados.
Também será possível ligar o carro a distância para acionar o ar condicionado ou aquecedor. O veículo também terá ferramentas de diagnóstico remoto e envio contínuo desses dados para a FCA, além de permitir o uso com serviços de emergência em caso de acidentes.
A FCA não promete a tecnologia 5G embarcada nos primeiros modelos. Ferreira afirma que as soluções desenvolvidas pela montadora demandam apenas a conexão 4G, que já tem cobertura pela TIM em mais de 3.500 cidades. Considerando que a vida útil de um automóvel é muito longa, a possível ausência da quinta geração pode ser um problema no futuro.
A plataforma utilizada pela FCA utilizará o eSIM, e o a gestão dos contratos e ativação ficará por conta da montadora e não da TIM. Ao adquirir o carro, o cliente poderá fazer o processo de adesão para conectar o veículo à internet.
TIM e FCA não detalharam o custo mensal para manter o carro conectado. A montadora entende que é necessário demonstrar valor ao consumidor sobre os serviços que estarão disponíveis, e não explica se será possível aproveitar a conexão já existente no smartphone do motorista para uso no veículo.
Além da TIM, a Claro e Vivo também fornecem conectividade para veículos:
Não gosto desses carros com planos fechados. Deveriam ser compatíveis com qualquer chip.
A Claro cobra caríssimo se você quiser internet na Chevrolet. Pelos R$29,90 dos 2GB eu consigo compartilhar 100GB do meu plano.
E os carros podem ser o novo Compass, um novo Jeep de 7 lugares, a Toro (terá tela de 10", na vertical, como nos Teslas) ou um SUV baseado no Argo. A FCA deve lançar esses quatro carros no início do ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário