A Microsoft conseguiu aumentar seus lucros em meio à crise econômica devido ao sucesso de serviços em nuvem, ao setor de jogos e ao Surface. As informações são do relatório financeiro divulgado pela companhia nesta terça-feira (27). De acordo com a empresa, o lucro líquido foi de US$ 13,9 bilhões trimestre encerrado em setembro de 2020, um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O isolamento social em decorrência da COVID-19 proporcionou uma mudança de comportamento expressiva em todo o mundo, resultando em uma alta demanda por serviços em nuvem para home office e estudo à distância.
De acordo com os dados da Microsoft, a receita gerada pelo Office para uso comercial teve crescimento de 9%, impulsionado pelo crescimento de receita do Office 365 comercial (21%). Além disso, a empresa registrou um aumento de 25% de assinantes do Microsoft 365 doméstico, totalizando 45,3 milhões – uma “carona” no sucesso do Teams.
Já o Azure foi o grande responsável pelo aumento de 20% na receita na divisão de nuvem inteligente, com crescimento de 48%.
“A próxima década de desempenho econômico para todas as empresas será definida pela velocidade de sua transformação digital. Estamos inovando em toda a nossa pilha de tecnologia moderna para ajudar nossos clientes em todos os setores a melhorar o tempo de obtenção de valor, aumentar a agilidade e reduzir custos.”
Satya Nadella, CEO da Microsoft.
Apesar do aumento no uso do Windows devido à pandemia e ao trabalho remoto, a Microsoft registrou uma queda de 5% na receita OEM do Windows devido à menor demanda comercial por PCs. O cenário não é de todo ruim, já que há um crescimento em receita proveniente do uso não profissional (31%).
O trimestre também foi positivo para o Surface. O crescimento na receita foi de 37% em relação aos mesmos meses do ano anterior, totalizando US$ 1,5 bilhão.
A maior procura por jogos e consoles também influenciou o sucesso da Microsoft nos últimos meses. O trimestre em questão registrou 30% de aumento em receita proveniente de conteúdo e serviços do Xbox, em comparação ao mesmo período de 2019.
De acordo com a empresa, além dos hardwares, as assinaturas do Xbox Game Pass também contribuiu para o crescimento – até setembro, o serviço contava com 15 milhões de assinantes.
Atualmente, a Microsoft se prepara para o lançamento dos Xbox Series X e Xbox Series S, marcado para novembro.
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