Ganhando cada vez mais destaque no streaming, os documentários da Netflix conquistaram seu espaço com a crítica e com o público. De acordo com os fãs, inclusive, é que montamos uma seleção das 12 melhores produções do gênero na plataforma, listando apenas documentários originais e usando as notas do IMDb. Confira!
Em David Attenborough e Nosso Planeta, o famoso naturalista faz um alerta a população. Ao mesmo tempo em que relembra sua história e mostra os males causados à natureza nesse tempo, Attenborough compartilha ideias para um futuro melhor.
Surpreendente, Professor Polvo mostra as gravações do ano em que o documentarista Craig Foster mergulhou diariamente perto da Cidade do Cabo. Nesse local, ele desenvolveu uma curiosa amizade com um polvo, lidando com sentimentos e lições inimagináveis.
Documentário mexicano, As Três Mortes de Marisela acompanha a dura jornada de uma mãe em busca do assassino de sua filha. Procurando fazer justiça, ela enfrenta o sistema judiciário do México e todos em seu caminho para que ele seja punido.
Indicado ao Oscar 2016, Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom é um retrato das manifestações na Ucrânia no final de 2013. Em contestação a não inclusão do país na União Europeia, por 93 dias a população foi às ruas buscando mudar os rumos do país.
Lançado no Festival de Sundance, Revelação é um olhar sincero sobre a representação da comunidade trans em Hollywood ao longo dos anos. A produção é feita através de depoimentos de artistas, suas experiências e as histórias daqueles que os precederam.
Dirigido por Ava DuVernay (de Olhos Que Condenam), A 13ª Emenda discute a lei dos EUA que permite o trabalho forçado entre criminosos. O documentário mostra as consequências da escravidão no atual sistema carcerário do país e como isso afeta a população afro-americana.
Narrado por Stephen Fry, Dança dos Pássaros é considerado pelo público um dos melhores documentários da Netflix. O longa se debruça sobre o ritual de acasalamento de alguns pássaros raros, que disputam a atenção da fêmea com movimentos nada comuns.
Através de Jon Alpert, que por 45 anos visitou Cuba de tempos em tempos, em Cuba e o Cameraman conhecemos mais da história do país. Nesse período, o documentarista entrevistou moradores e o próprio Fidel Castro, mostrando as transformações políticas e sociais da ilha.
Indicado ao Oscar 2015, Virunga foi produzido por Leonardo DiCaprio. O longa acompanha o Parque Nacional de Virunga na África, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, e a luta de seus guardas para protegê-lo da exploração petrolífera.
Considerado pelo Metacritic um dos melhores filmes da plataforma, Em Busca dos Corais é um alerta a população. O filme debate como as mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos têm afetado os corais ao redor do mundo.
Tendo como protagonistas nove atletas paraolímpicos, Pódio Para Todos se debruça sobre a história de superação desses esportistas, além de mostrar a importâncias dos Jogos Paralímpicos.
Indicado ao Oscar, The Square é um retrato das manifestações ocorridas no Egito entre 2011 e 2013. Na época, cansados da ditadura do governo, inúmeros cidadãos tomaram às ruas, levando a duas deposições e uma mudança na política do país.
Bom documentário!
As notas deste texto foram coletadas em 28/10/2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário