quinta-feira, 29 de outubro de 2020

WhatsApp baniu 256 contas por envios em massa nas Eleições 2020 | Aplicativos e Software | Tecnoblog

O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (28) que baniu 256 contas por violarem seus termos de serviço. A empresa mantém um canal junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para denúncias relacionadas a disparos em massa nas Eleições 2020, prática que é proibida.

WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)

O TSE recebeu 1.037 denúncias entre 27 de setembro e 26 de outubro; elas foram enviadas ao WhatsApp para verificação. Excluindo-se números duplicados e inválidos, restaram 720 contas válidas. Deste total, 256 foram banidas por violarem os termos de serviço do aplicativo.

Este mês, descobriu-se que algumas empresas ainda oferecem disparos de propaganda no WhatsApp para candidatos a prefeito ou vereador. Isso é proibido desde novembro de 2019, quando o TSE publicou uma resolução sobre mensagens com fins eleitorais. A eleição de 2018 também teve envios em massa no aplicativo.

Os termos do WhatsApp proíbem que pessoas usem o aplicativo “para enviar comunicações ilícitas ou não permitidas, mensagens em massa, mensagens automáticas, ligações automáticas e afins”. Além disso, não é permitido o envio de fake news, isto é, mensagens “envolvendo declarações falsas, incorretas ou enganosas”.

O WhatsApp alega que, do total de contas banidas, mais de 80% foram banidas de forma automática pelo sistema de integridade da empresa, antes mesmo de serem denunciadas. O canal do TSE para alertar sobre disparos em massa está disponível neste link; ele ficará no ar até 19 de dezembro de 2020.

A parceria também envolve um bot com horários e locais da votação, candidaturas em cada cidade e checagem de fatos. Para acessá-lo, envie uma mensagem para o número (61) 9637-1078 ou visite o link wa.me/556196371078.

WhatsApp, que pertence ao Facebook, revelou número à CPMI das Fake News; app usa aprendizado de máquina para detectar bots

Para combater a desinformação, o TSE ganhou bot de WhatsApp e página para denunciar disparos de mensagens em massa

O TSE liberou uma atualização do aplicativo e-Título para facilitar a justificativa de ausência nas Eleições 2020

WhatsApp libera pacote de figurinhas de Baby Shark no Android e iPhone; versão beta do app testa busca por stickers

WhatsApp Beta adiciona suporte ao iOS 14 e dá pistas sobre recurso de fotos que expiram, vistas também no Android

Comentários com a maior pontuação

435.35 KB

Nesse artigo o Whatsapp explica como eles combatem o envio de mensagens em massa e atividades suspeitas.
Note que eles (alegam que) banem não baseado no conteúdo, mas sim baseado no comportamento da conta.

E na matéria não diz explicitamente que as contas foram banidas por causa do conteúdo das mensagens disparadas, mas sim porque mandaram mensagens em massa.
De qualquer forma, o conteúdo das mensagens pode ser deduzido que é relacionado às eleições já que que o canal de denúncias é especificamente para propaganda eleitoral.

Chega de dizer que você não sabe usar o WhatsApp; dicas, tutoriais e outros assuntos importantes

Além do WhatsApp Web, existem outras opções para usar o app no seu Windows ou Mac

Saiba como apagar comentários em massa no Instagram; marque os melhores como favoritos e limite quem pode citá-lo

Será possível consultar, na mesma tela, informações referentes a todos os cargos majoritários: presidente, governador e senador

Uso de apps não oficiais pode fazer seu WhatsApp ser temporariamente banido ou aplicar bloqueios definitivos na plataforma

Nenhum comentário:

Postar um comentário