Os Correios estão começando a operar um serviço de armário inteligente: o Locker permitirá receber encomendas em locais de fácil acesso com grande circulação de pessoas. O primeiro deles está em Paranoá (DF), que não tem nenhuma agência da estatal; a ideia é expandir o projeto para todo o Brasil.
Funciona assim: primeiro, o cliente visita o app ou site dos Correios para verificar o CEP do armário inteligente. Então, ele insere esse dado ao realizar uma compra na internet. Além disso, é necessário adicionar o CPF (ou CNPJ) ao endereço de entrega, no campo “complemento”.
O carteiro levará a encomenda até o locker, e os Correios enviarão um aviso via SMS com instruções de retirada para o cliente. Isso inclui o código de acesso para digitar em uma touchscreen no armário e abrir a gaveta. É necessário pegar o pacote em até três dias corridos; o serviço não tem custo adicional ao frete que você irá pagar.
Cada armário tem 40 gavetas de tamanhos variados, e pode ficar disponível inclusive em finais de semana e feriados — isso depende de onde ele for instalado. Os Correios mencionam locais como estações de metrô, rodoviárias, shoppings e postos de gasolina, que têm horários de funcionamento próprios.
O primeiro armário foi lançado em Paranoá, região administrativa do Distrito Federal, que não possui agência dos Correios. O presidente da estatal, Floriano Peixoto, afirma que esta é uma iniciativa de inclusão social e digital: “em tempos de crescimento do e-commerce, popularização dos smartphones e aumento da conectividade, levar facilidade e conveniência às regiões afastadas dos grandes centros é uma prioridade para a empresa”.
O plano é instalar mais um armário inteligente na cidade do Rio de Janeiro ainda este ano. Até fevereiro de 2021, os Correios prometem operar 10 lockers no DF e 53 no estado do RJ; então, eles devem ser expandidos para mais lugares no país. A estatal cogita liberar a postagem de objetos através desses equipamentos, inclusive para devolução de encomendas por logística reversa.
Este projeto vinha sendo preparado desde 2018, quando estava em fase de licitação. Ele se une ao Clique e Retire, para retirar pacotes em qualquer agência; e às Caixas de Correio Inteligentes instaladas em condomínios.
Para funcionar legal as lojas teriam que ser claras em dizer se a entrega é por correios ou outra transportadora. Eu que dependo de uma caixa postal para receber encomendas sinto falta dessa informação em muitas lojas nessa internet de meu deus
Os caras, com um pé na privatização, estão doidos pra mostrar serviço que funciona.
Quanto tempo até começarem a arrombar os armários ?
Bacana demais essa ideia dos armários. Eu não gosto de fazer entregas no trabalho e não estou em casa no horário de trabalho. Receber encomendas é sempre um sacrifício pra mim.
Os caras, com um pé na privatização, estão doidos pra mostrar serviço que funciona.
Aqui geralmente tem funcionado a um tempo. O Sedex sempre, sempre mesmo, é mais rápida q qualquer transportadora aqui no interior da Bahia.
Achei ótima a ideia. Em outros países, esses armários são bem comuns de serem vistos e funcionam super bem. Espero que aqui tudo corra bem também e funcione de forma legal e segura.
Acho muito legal isso de serem instalados em metrô e shoppings, é uma mão na roda.
Foi o que eu pensei. Imagina no Rio onde o estado praticamente não existe.
O esquema é colocar em locais onde já há uma segurança local, como shoppings.
O Mercado Livre atualmente muitos pacotes nem o vendedor sabe qual a transportadora. Trabalho numa empresa no setor de vendas pelo ML e fica difícil responder muitos clientes se o ML não colocar o link de rastreio nos detalhes da compra.
Torço que dê certo! Sem pessimismo! Que a modalidade chegue logo às capitais e regiões metropolitanas!! Parabéns à empresa!
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