Apenas algumas semanas depois de anunciar os processadores Ryzen 5000 para desktops, a AMD realizou um evento online para oficializar as tão esperadas placas de vídeo Radeon RX 6000. São três GPUs apresentadas nesta quarta-feira (28): Radeon RX 6800, Radeon 6800 XT e Radeon 6900 XT. Todas são baseadas na arquitetura RDNA 2 e chegam ao mercado a partir de novembro.
A arquitetura RDNA 2 tem papel fundamental na missão de fazer a nova série se sobressair no mercado. Graças a ela, as novas placas oferecem desempenho por watt até 54% superior em relação à arquitetura RDNA de primeira geração, de acordo com a AMD.
Além disso, a arquitetura RDNA 2 capacita as novas placas para todos os recursos necessários a muitos jogos atuais, como DirectX 12 Ultimate, ray tracing e sombreamento de taxa variável (VRS, na sigla em inglês).
Recursos como AMD Infinity Cache (memória cache de alto desempenho ideal para jogos em 1440p ou 4K) e AMD Smart Access Memory (otimiza o acesso à memória gráfica em computadores com processador AMD Ryzen 5000) complementam os atributos.
O resultado é aquele que todo mundo espera de uma nova geração de GPUs: mais desempenho em jogos. Obviamente, os testes independentes é que vão atestar isso, mas a AMD afirma, por exemplo, que a placa Radeon RX 6800 XT (com seus 300 W) bateu a Nvidia Geforce RTX 3080 (320 W) em jogos como Battlefield V e Forza Horizon 4 em frames por segundo na resolução 4K.
Estas são as especificações das novas placas (com dados extraídos do AnandTech):
Chama atenção o fato de a AMD ter conseguido avanços sem depender de uma mudança agressiva na arquitetura. Os chips gráficos baseados em RDNA 2 contam com o mesmo processo de fabricação de 7 nanômetros da TSMC que marca a série Radeon RX 5000, por exemplo. As propriedades da nova arquitetura são fruto de uma série de otimizações, basicamente.
Considerando os Estados Unidos, as novas placas serão lançadas nas seguintes datas: 18 de novembro para a Radeon RX 6800 e a Radeon RX 6800 XT, e 8 de dezembro para a Radeon RX 6900 XT. Por lá, os preços sugeridos serão estes:
Fabricantes como Asus, Gigabyte, MSI e XFX estão entre as marcas que lançarão as novas placas a partir das datas anunciadas.
Ainda não há informação sobre disponibilidade no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário