terça-feira, 27 de outubro de 2020

TIM Live Fibra e TIM Live Internet; qual a diferença? | Telecomunicações | Tecnoblog

A TIM oferece dois serviços diferentes de banda larga no Brasil, com tecnologias e planos distintos e que podem ser mais ou menos interessantes para o consumidor. Aqui, você vai conhecer os planos TIM Live Fibra e TIM Live Internet, e saber qual é a diferença entre eles.

Página do TIM Live Fibra (Imagem: TIM/Reprodução)

O TIM Live Fibra (ou Tim Live Ultrafibra) é o serviço de banda larga residencial que usa conexões de fibra óptica. Ele opera em velocidades de 60, 150 e 200 Mb/s, com os dois últimos oferecendo promoções de velocidade dobrada por um ano.

O serviço possui cobertura limitada, estando disponível hoje em regiões dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Amazonas, Pernambuco e Goiás, com a TIM expandindo-o para substituir as conexões de par metálico.

A internet via fibra usa a arquitetura de rede FTTx para chegar até os consumidores. No TIM Live Fibra, a operadora emprega o formato FTTH (Fiber To The Home, ou Fibra Até a Residência), que leva cabo óptico até a casa do assinante.

Os planos não possuem franquia de dados mensal, conforme resolução da Anatel, mas há controvérsias.

Página do TIM Live Internet (Imagem: TIM/Reprodução)

O Tim Live Internet é o plano que usa redes 4G para levar internet a residências. O modem possui um chip SIM, que recebe os dados através da rede de telefonia móvel. A velocidade de download máximo é de 5 Mb/s, e os planos trabalham com franquia de dados de 50 e 80 GB por mês.

No passado, o TIM Live Internet usava a tecnologia VDSL2+ com par metálico, mas a operadora vem abandonando a tecnologia. Para regiões sem fibra, a TIM oferece apenas 4G e não mais conecta novos usuários via cobre.

O TIM Live Fibra oferece maior velocidade de conexão e mais estabilidade que o TIM Live Internet, porém, os preços dos planos são maiores e a fibra óptica ainda não chegou a todo o Brasil. Para consultar a disponibilidade, acesse o site oficial, selecione um plano e informe seus dados.

Por outro lado, a TIM Live Internet possui cobertura equivalente à rede 4G da operadora e preços mais acessíveis. Cabe ao consumidor decidir qual melhor o atende.

Por fim, confira nossa tabela comparando os serviços:

Com informações: TIM.

Vivo Fibra e Vivo Speedy: Descubra o que é cada serviço, veja as diferenças entre eles e qual pode estar disponível para você

Entenda as diferenças entre os serviços de internet banda larga Oi Fibra e Oi Velox conhecendo as características de cada um deles

Internet de alta velocidade; saiba o que é cabo drop, como a escolha certa altera a velocidade e confiança da conexão

Entenda o que é FTTH, FTTC e FTTB e como cada tipo de solução de internet por via fibra óptica afeta o desempenho da conexão

Saiba como enviar ou receber um convite do TIM Beta. Veja também como fazer parte do TIM Beta sem depender de convites

Comentários com a maior pontuação

Aviso publicado em jornal estabelece prazo de 60 dias para migração de cobre para fibra na banda larga TIM Live

Nas capitais, fibra teve aumento de 13,1% nos acessos; Oi precisa aumentar o ritmo de conversão para não perder receitas

Fibra óptica é usada em 10,3 milhões de acessos; pequenos provedores respondem por mais de 50% dos assinantes FTTH

Usuários da banda larga fixa TIM Live recebem cartas informando uso excessivo por tráfego de dados

Oi lidera acessos de fibra óptica (FTTH) em 16 estados; operadora quer chegar a 2 milhões de clientes até o final de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário