O Cadastro Positivo considera todas as contas da pessoa cadastrada, e não apenas as dívidas. Dessa forma, é possível construir um histórico de crédito e mostrar para lojas, bancos e instituições financeiras que você é um bom pagador, o que pode ajudar na hora de solicitar crédito. Mas o que é Cadastro Positivo e como ele funciona?
O Cadastro Positivo é um programa do SPC Brasil que reúne informações de pagamentos que você já fez ou está fazendo — empréstimos, financiamentos ou crediários, por exemplo. Ele cataloga totais financiados, quantidades e valores das parcelas, além do comportamento e pontualidade do pagamento. Mas para quê?
O objetivo principal é permitir que as empresas analisem o seu perfil na totalidade, sem olhar apenas para as dívidas. Segundo o SPC, o programa poderá te proporcionar menores taxas de juros e mais facilidade para obter crédito. As informações também serão utilizadas para compor seu Score de Crédito.
A Lei do Cadastro Positivo (Lei n.º 12.414/11) é regulamentada pelo Decreto n.º 9.936/2019 e pela Lei Complementar 166/2019.
O programa leva estas contas em consideração:
As seguintes informações ficam armazenadas:
Elas ficam disponíveis pelo período máximo de 15 anos.
As empresas que você permitir terão acesso ao seu histórico e, com isso, conseguirão analisar melhor o seu perfil como consumidor. Além disso, você mesmo consegue solicitar verificar as suas informações pelo sistema do Cadastro.
A inscrição é feita pelo próprio site — não é preciso pagar nada. Você pode solicitar o fechamento ou reabertura pelo portal do SPC Brasil e via SAC.
Com informações: Serasa
Nenhum comentário:
Postar um comentário