Alguém já deve ter lhe dito: “pode me enviar o logo em PNG?”. Porém, muitas pessoas acabam reproduzindo essas falas (e recebo logo até em Word!), sem saber exatamente o que é um PNG ou mesmo na prática, por que ele é melhor para as mídias sociais.
Mas se você sempre segue a vida fazendo imagens em outros formatos sem problemas, por que mudar? Todos os formatos são importantes. Contudo para um resultado mais efetivo nas mídias sociais – em meio a uma imensa lista de tarefas diárias e ficar em paz depois de postar – considere inserir arquivos PNG em sua vida.
PNG significa “Portable Network Graphics” (Gráficos Portáteis de Rede), e como o próprio nome nos dá pistas, ela é uma sigla designada para arquivos serem facilmente compartilhados via internet.
Você deve estar pensando: “ok, mas o JPG faz o mesmo, não?” Pois é, mas assim como o PNG, o JPG é um formato de compressão usado para reduzir o peso de arquivos. Porém, ao fazer isso, o PNG não perde muita qualidade.
Desde 1995 ele está entre nós, suprindo uma demanda (os memes de hoje que o digam) de formato de arquivo que acompanhe a tecnologia das telas. Tudo graças ao seu espectro de cores cada vez mais amplo, atendendo a uma demanda que o GIF, surgido anteriormente, não cumpria.
Além disso, ele é considerado o melhor simplesmente porque o PNG – mais especificamente o PNG-24 – baseia-se na quantidade de cores da imagem e possui suporte de transparência. Sendo assim, o resultado é mais fiel ao arquivo original, inclusive no aspecto cromático.
Por exemplo, se você gerou uma imagem, em laranja, e a cor parece ter bordas pixeladas, basta salvar o arquivo em PNG e ele resolverá esses mistérios do dia a dia gráfico digital. O PNG nos dá uma maior segurança nesse aspecto.
Talvez o único momento em que você deva reavaliar se utiliza um arquivo PNG ou JPG é em caso de limite de peso da imagem. Arquivos PNG costumam ser mais pesados. Não tendo restrições dessa natureza, aconselho usar sempre PNG em seus arquivos para web e mídias sociais.
Com informações: Adobe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário