O Dropbox já pode ser utilizado nativamente no gerenciador de arquivos que existe dentro do Chrome OS. A novidade faz o serviço de armazenamento em nuvem aparecer como uma pasta nativa do sistema, como já fazem alguns concorrentes como o OneDrive e até mesmo o Google Drive.
Para a pasta do Dropbox aparecer na barra lateral que fica na esquerda do gerenciador de arquivos, chamado apenas por Arquivos, o serviço de backup em nuvem precisou incorporar uma API chamada DocumentsProvider, lançada no ano passado e que permite a exibição e gerenciamento de arquivos que estão nos servidores.
Já era possível acessar todos os arquivos do Google Drive a partir deste local, mas com a nova instrução outros apps começaram a inserir a funcionalidade como é o caso do OneDrive da Microsoft.
Para acessar as pastas e arquivos do Dropbox o usuário não precisa nem mesmo de uma versão específica do Chrome OS. É necessário apenas que o Chromebook conte com acesso ao acervo da Play Store, pois a integração depende do app para Android instalado. Existe apenas uma limitação, que fica na contagem de dispositivos que podem acessar a conta na versão gratuita (são três no máximo).
Nos testes que fiz, reparei que é possível subir arquivos ao jogar dentro da pasta e o mesmo vale para o download, mas alterações feitas em outros gadget não foram sincronizadas. Eu não consegui ver uma foto que foi para o Dropbox pelo navegador (do próprio Chromebook) e nem mesmo apagar uma pasta pelo gerenciador do Chrome OS – ela foi apagada, mas não sumiu nos outros dois locais onde acesso a conta.
Com informações: Android Police.
Nenhum comentário:
Postar um comentário