O YouTube se tornou um aliado de muitas pessoas que procuram compartilhar conteúdo e expandir sua marca na internet, além disso a plataforma permite que criadores monetizem seu conteúdo. Veja como ganhar dinheiro no YouTube através de cinco possibilidades diferentes de monetização de um canal.
Antes de pensar na possibilidade de como ganhar dinheiro com o YouTube é preciso cumprir os seguintes requisitos básicos da plataforma:
Após atingir os requisitos é possível avançar para outro nível e começar a monetizar seu conteúdo de diferentes formas, partindo da exibição de anúncios, passando por venda de produtos e até mesmo apoio financeiro de inscritos.
A Receita de publicidade foi uma das primeiras formas de monetização criadas no YouTube, em que você pode ganhar um pequeno valor referente a veiculação de anúncios nos seus vídeos.
Existem diversos formatos de anúncios que podem ser aplicados de formas diferentes. Uma boa forma de entender como os anúncios no YouTube funcionam é acessar a página que informa sobre formatos de publicidade no YouTube.
Após ativar a monetização é possível que demore algum tempo até que os anúncios comecem a ser exibidos.
Também é possível fazer promoções pagas de produtos e serviços em seu canal. Contudo é importante informar ao seu público que seu conteúdo possui uma promoção paga.
Para isso é necessário ir nas configurações do seu canal, selecionar o vídeo e marcar o campo“Este vídeo contém promoções pagas, como patrocínio, recomendação ou inserção paga de produto”. Isso é importante para não desrespeitar os termos de serviço da plataforma.
Fazer uma promoção de conteúdo pago dentro do vídeo não influencia a exibição dos anúncios padrão do YouTube nos seus vídeos, mas em caso de dúvidas é bom checar os Termos de Serviço do YouTube.
Os Clubes dos Canais funcionam de forma um pouco semelhante aos sites de financiamento coletivo, em que os inscritos podem contribuir mensalmente com um valor para manter o canal e em troca ganhar alguns brindes exclusivos como selos, emojis, prévias dos conteúdos que serão publicados, canais exclusivos de contato com o criador e entre outras possibilidades.
Fica a critério do criador estudar que tipo de bônus pode oferecer aos inscritos.
Essa alternativa permite ao criador de conteúdo exibir produtos da sua própria marca no canal e ganhar dinheiro no YouTube através das vendas.
A estante de produtos do canal pode exibir até 12 produtos para sua audiência. Os produtos para exibição são colocados de forma automática, baseado em informações como data de lançamento, disponibilidade, desempenho de venda entre outros dados. Contudo também é possível fazer uma seleção manual de produtos.
Entre as opções da Estante de Produtos é possível até mesmo promover um produto específico e colocá-lo no topo da exibição de uma live. Há diversas formas de configurar as estantes de produtos de canais, vale conferir o link sobre como organizar a estante de produtos do canal.
Super chats e Super Stickers são usados para dar destaque a mensagens de participantes de chats em transmissões.
Esse recurso é muito usado por pessoas que fazem lives de diversos segmentos como cursos, shows ou gameplays. Quando alguém paga um Super Chat, a mensagem se destaca no topo do Chat. Isso acontece quando alguém deseja que uma mensagem lida, uma pergunta seja respondida ou algumas vezes a pessoa quer apenas que o criador “mande um salve” para ela. Utilizar esse recurso pode ser um bom caminho para monetizar o conteúdo no YouTube e criar vínculos com sua audiência.
Quanto mais alto o valor pago, mais tempo a mensagem ficará em destaque no chat, porém é possível moderar Super Chats e Super Stickers. Para isso é bom conferir as noções básicas sobre chat ao vivo.
Uma outra forma de ganhar dinheiro no YouTube é através da receita do YouTube Premium, pois quando um assinante de conta Premium assiste a um conteúdo, um percentual é destinado ao criador, mesmo que o usuário assista o conteúdo offline ou em segundo plano.
Provavelmente o desafio mais difícil seja cumprir os requisitos básicos para começar a monetizar o canal, mas não desista, crie um planejamento de postagens, compartilhe o conteúdo do canal em outras redes, seja constante que você atingirá o objetivo.
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