A TIM divulgou os resultados financeiros do 2° trimestre de 2020. A operadora registrou queda de 23,9% no lucro líquido normalizado e reduziu a receita líquida em 6,5%. O balanço foi impactado pela pandemia do novo coronavírus, com queda na venda de aparelhos, diminuição das recargas do pré-pago e baixa adesão aos planos pós-pagos.
No segundo trimestre de 2019, a TIM teve lucro líquido de R$ 2,02 bilhões por conta de crédito fiscal e ajustes de impostos diferidos no período anterior. Sem essa normalização, o lucro líquido do 2° trimestre de 2020 teria queda de 87,1%.
O negócio móvel teve receita líquida de R$ 3,67 bilhões, queda de 4,2% no comparativo anual. O indicador foi impactado pela redução na receita do pré-pago (-10,7%), principalmente pela diminuição nas recargas — a operadora esclarece que a retração chegou a mais de 20% no final de março. O pós-pago encolheu 1,1%, e a TIM afirma que o fechamento das lojas físicas reduziu o ritmo de contratações de novos planos e desaceleraram migrações.
O fechamento das lojas também impactou na receita de produtos (venda de aparelhos), que atingiu R$ 61 milhões – queda de 69,4% no comparativo anual. Além disso, o custo de mercadorias vendidas caiu 65,8%.
A TIM terminou o trimestre com 52,03 milhões de linhas móveis (-5,3%), das quais 30,7 milhões pertencem ao pré-pago e 21,3 milhões no pós-pago. A operadora tem 23,2% de participação de mercado, atrás da Vivo e Claro. No trimestre, a operadora desativou 794 mil chips, alta de 613% em relação ao mesmo período anterior.
A operadora também cresceu sua base M2M (máquinas de cartão de crédito, rastreadores veiculares e outros dispositivos de internet das coisas) em 18%, com 3,9 milhões de acessos. O ARPU (gasto médio por usuário) cresceu 0,9%, atingindo R$ 23,4.
Nas novidades recentes, a operadora reformulou o portfólio do pós-pago TIM Black, que agora inclui roaming internacional em países das Américas mas remove a franquia para serviços de vídeo.
No segmento fixo, a TIM teve receita líquida de R$ 255 milhões, dos quais R$ 148 milhões representam acessos TIM Live, produto de banda larga fixa da empresa. A cifra ainda é discreta na receita total da empresa, mas houve crescimento anual em 29% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O ARPU de TIM Live cresceu 7,6% e atingiu R$ 83,9, com alta justificada pelo aumento das ofertas com tecnologia FTTH (fibra óptica até a casa do cliente), que possuem maiores velocidades e mensalidade mais cara.
A companhia fechou o período com 606 mil acessos de banda larga, alta de 19,6% na comparação anual. 40% da base possui velocidades acima de 100 Mb/s, e a operadora já informou seus clientes que haverá aumento de preços.
A cobertura da TIM Live atingiu 2,8 milhões de domicílios home passed com FTTH, enquanto o serviço ofertado via cobre se manteve em 3,6 milhões de domicílios. O serviço está presente em 27 cidades, com lançamento recente em Belo Horizonte e Brasília, fora do Plano Piloto. O lançamento comercial será feito 100% online.
Uma das novidades divulgada aos acionistas é a criação dos sites unplugged, ou seja, torres de celular desconectadas. O projeto consiste na construção de infraestrutura para antenas em locais remotos, como estradas, áreas do interior e locais inacessíveis.
Nessas localidades, a operadora irá utilizar energia solar e conexão via satélite, permitindo levar 4G a áreas remotas sem a necessidade de cabos de fibra óptica ou disponibilidade de energia elétrica via concessionárias. Recentemente, a TIM se comprometeu a levar 4G para todos os 5.570 municípios brasileiros. Atualmente, a operadora atende 3.517 municípios com a tecnologia.
Além disso, a TIM anunciou a implementação da tecnologia Massive MIMO no 4G. O padrão permite aumentar capacidade de conexões simultâneas em até três vezes sem adicionar espectro. O processo consiste em equipar as torres com mais antenas e transmissores, e a operadora afirma que 200 cidades receberão a tecnologia ainda em 2020.
Outro ponto da apresentação aos acionistas é a parceira com o C6 Bank. A TIM já havia divulgado bônus de internet para clientes do pré-pago, controle e TIM Beta que efetuarem recarga ou pagarem a fatura utilizando os serviços do banco. A operadora também promete bônus de internet para clientes do pós-pago TIM Black com lançamento “em breve”.
Nas três primeiras semanas, a parceria elevou a média diária de abertura de contas em 8 vezes, totalizando 200 mil novos clientes para a fintech e 52% de das recargas foram feitas para números TIM. A operadora recebe uma taxa por cliente ativo encaminhado ao banco.
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