Como citar dois ou mais autores, de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é uma dúvida que pode surgir quando o estudante encontra um material assinado por mais de uma pessoa, por exemplo.
A norma aplicada em citações de dois e de três escritores é similar. Entretanto, em autorias de quatro ou mais participantes, é comum o uso da expressão latina “et al.” — que significa “e outros”. Veja como fazer a citação no decorrer do texto e como indicar a referência bibliográfica de cada caso.
Exemplo:
“A comunicação é desses temas que todo mundo entende um pouco e sempre tem uma opinião. Isto é compreensível, uma vez que […] ela é prática social, experiência cotidiana que leva à formação de pontos de vista.” (ARAÚJO e CARDOSO, 2007, p.19)
Outra construção possível é:
Para Araújo e Cardoso (2007, p.19), “a comunicação é desses temas que todo mundo entende um pouco e sempre tem uma opinião. Isto é compreensível, uma vez que […] ela é prática social, experiência cotidiana que leva à formação de pontos de vista.”
Exemplo:
ARAÚJO, I. S.; CARDOSO, J. M. Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007.
A norma para citações cuja autoria é de até três pessoas segue um modelo similar.
Exemplo:
É permitido escrever o nome de todos os autores, mas também é possível indicar o primeiro autor da obra, seguido da expressão “et al.”— que significa “e outros”.
Exemplo:
Com informações de: Projeto Acadêmico e ABNT-Leffa
Nenhum comentário:
Postar um comentário