É comum precisar cancelar pedidos de compras online, por diversas razões, e lojas como a Amazon permitem este tipo de função, desde que sejam respeitadas algumas regras. Veja como cancelar um pedido na Amazon e o que é necessário para o procedimento.
O usuário tem grande liberdade na hora de tentar cancelar compras feitas na Amazon. A loja oferece suporte completo para a função e atendimento adicional de seus funcionários em caso de dúvidas. Porém, é necessário cumprir alguns requisitos.
Para cancelar, de fato e de imediato, após a compra ser feita, é possível desde que:
Se a compra foi feita por cartão de crédito, o cancelamento é mais prático e rápido.
Caso a compra seja feita com pagamento em Boleto, a Amazon exibe um aviso para que o cliente aguarde, pois “o pedido será cancelado automaticamente caso o Boleto não seja pago até a data de vencimento” – o que, de fato, acontece.
Já pedidos feitos em pré-venda ou qualquer outro tipo de compra, desde que siga os requisitos, podem ser cancelados pelo próprio site.
Para outras solicitações de cancelamento ou qualquer problema ocorrido, a Amazon recomenda solicitar auxílio a um de seus atendentes, nas páginas de Ajuda.
Para cancelar um pedido feito na Amazon é preciso acessar seu perfil na loja, entrar no histórico de pedidos e seguir os passos de cancelamento.
Siga os passos:
O cancelamento é irreversível. Uma vez cancelada, a compra precisa ser refeita, o que não garante o preço original do produto, no momento da primeira compra. Por isso cancele apenas quando tiver certeza da decisão.
O processo de cancelamento descrito acima é válido para a Amazon brasileira. Na versão norte-americana também é possível cancelar com diretrizes parecidas. A diferença é que compras na Amazon Estados Unidos não utilizam Boleto, apenas cartão de crédito.
Além disso, também é possível desistir de uma compra feita online, dentro do prazo de sete dias, como descreve o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, válido em todo o território nacional.
Como descrito:
“Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”.
Para este tipo de cancelamento é necessário entrar em contato com a Amazon para solicitar a devolução do produto e ressarcimento do valor pago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário