A publicidade online é a principal fonte de receita do Google, mas, ao mesmo tempo, pode trazer complicações para a companhia no que diz respeito à privacidade dos usuários. É por isso que, nesta sexta-feira (31), a empresa anunciou algumas medidas para trazer mais transparência a essa relação.
Começa por uma mudança na caixa de informações sobre anúncios. Talvez você já tenha reparado que muitas peças publicitárias exibem um ícone com a letra ‘i’. Quando clicado, o ícone abre uma página que explica o porquê de você estar vendo aquele anúncio. Pois bem, essa função vai ganhar novo propósitos.
O Google promete implementar, nos próximos meses, um recurso chamado “Sobre este anúncio” que mostrará o nome do anunciante por trás de cada peça publicitária, bem como o seu país de origem. Inicialmente, o recurso será disponibilizado em campanhas realizadas via Google Ads e Display & Video 360, mas chegará a outras plataformas em 2021.
De modo complementar, o Google irá lançar uma ferramenta chamada Ads Transparency Spotlight que dará informações detalhadas sobre os anúncios que o usuário vê. A companhia explica que o universo da publicidade online é muito complexo e, com frequência, muita gente não entende que várias empresas podem estar por trás da exibição de um anúncio.
O Ads Transparency Spotlight vem para deixar esse aspecto mais claro. A ferramenta já pode ser testada: ela está disponível em versão alpha como extensão para o Google Chrome.
Essas e outras mudanças — como a limitação de cookies de rastreamento no Chrome — exigem de anunciantes e editores de sites mais cuidado com a realização de companhas de publicidade online. É por isso que o Google também anunciou um guia para marketing e outro para editores com recomendações para interação com clientes, gestão de dados, relação com fornecedores e afins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário