No YouTube o dono ou dona de um canal pode publicar vídeos a hora que quiser, mas nem sempre pode ser o horário adequado. Entenda qual o melhor horário para postar no YouTube e como usar uma grade de programação em seu favor.
O YouTube é uma plataforma de vídeos que funciona com suas próprias regras e algoritmos. Vídeos podem ser promovidos ou pouco vistos, caso o usuário não siga de acordo com o que é solicitado nas diretrizes do site.
É necessário entender como funcionam as ferramentas disponíveis no YouTube e como gerenciar sua comunidade e público.
Mas os usuários do YouTube também prezam por conteúdo e relevância. Se o seu vídeo for bem construído e envolver um assunto que desperte determinado nível de interessante, ele pode ser mais visto do que outros do mesmo gênero.
E mesclar conteúdo e relevância com o horário certo de publicação pode ser uma dica certeira para quem quer tentar fazer sucesso na plataforma – ao ponto de ganhar novos assinantes ou, no mínimo, pessoas que voltam sempre ao canal para assistir novos vídeos.
A grande verdade é definir algo como “o melhor horário para postar no YouTube” é incerto. De acordo com o próprio YouTube, há horários de pico, mas a plataforma não estabelece nenhum tipo de regra para a hora ou agendas.
O dono de um canal pode publicar seu vídeo às 15 h ou às 2 h. A decisão vai de acordo com o desejo de quem publica o vídeo. Ele será eficaz, independente do horário? Aí depende.
É necessário aprender a analisar dados simples para definir qual seria o melhor dia e horário para publicação de um vídeo novo. Ainda segundo o YouTube, “para chegar a esse equilíbrio é preciso testar dias e horários para suas publicações e acompanhar sempre o desempenho do seu canal”.
Para isso existe uma ferramenta chamada Analytics, capaz de exibir estes dados a quem administra o canal. E aí entram algumas dicas específicas.
Acesse a página YouTube Studio, todo canal registrado tem uma, e logo em seguida vá em Estatísticas.
Um painel chamado “Estatísticas do canal” mostrará, em detalhes, diversos dados sobre quem assiste seus vídeos.
Aqui dá para saber, por exemplo:
Este último item, as visualizações em tempo real, mostra em quais horários seu canal está recebendo visitas. Neste sentido, basta passar o cursor do mouse por cima para verificar qual é o pico de horário.
A partir daí é possível traçar estratégias e realizar testes. Uma boa alternativa é passar a publicar os vídeos apenas no horário de pico mostrado no tempo real. As visualizações aumentaram? Então talvez seja uma boa ideia manter neste horário.
Outra possível boa ideia é estabelecer uma grade de programação e seguir durante algum tempo. Assim é possível acostumar seu público a sempre lembrar de visitar seu canal em determinado dia ou horário.
Vale avisar, porém, que cada caso é um caso. Não há “regra de ouro” para o horário certo de publicação no YouTube. É preciso entender seu canal e fazer testes para chegar a um resultado positivo.
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