sexta-feira, 31 de julho de 2020

Sony vai testar carro elétrico Vision-S nas ruas de Tóquio | Carro | Tecnoblog

A Sony anunciou nesta semana que avançou nos testes do Vision-S, carro conceito com motor elétrico que a empresa japonesa está desenvolvendo. Neste momento o veículo está na capital japonesa, depois de ser criado e passar os últimos tempos na Califórnia, nos Estados Unidos.

sony vision-s

O veículo é um sedan com visual típico dos carros elétricos da Tesla, desenvolvido pela própria Sony e em parceria com marcas como Bosch, BlackBerry, Continental, Nvidia e Qualcomm. Ele conta com muitos recursos dentro da lataria que protegem o conjunto de baterias e os ocupantes do carro. A primeira aparição do Vision-S aconteceu durante a CES deste ano e foi uma das surpresas do evento – afinal de contas, quem esperava a Sony apresentando um carro?

Ele chega em velocidade máxima de 240 km/h e não tenta ser tão esportivo quanto um Tesla, mas marca 544 cavalos de força. O que importa nem é este detalhe, mas sim os 33 sensores que estão espalhados pelo veículo em muitos pontos, junto de uma tela extremamente larga e que ocupa quase que toda a área entre a perna das pessoas que estão no banco da frente e o vidro do para-brisa.

Por dentro todos estes sensores e sistemas alimentam o cérebro do veículo para inteligência artificial e o protótipo pode tirar proveito das redes 5G. Além de ajudar com informações importantes sobre a viagem, a conexão pode ser utilizada para atualizar o firmware do carro. Estes updates, assim como nos Teslas e no seu smartphone, podem trazer correções de segurança ou novas funções.

Assim como os principais lançamentos neste tipo de carro, existe alguma forma de condução autônoma no Vision-S e ela está categorizada no nível 2. Isso significa que o carro pode acelerar, frear e controlar a direção, mas o motorista precisa estar atento e pronto para tomar a direção a qualquer momento.

O Vision-S nasceu como um protótipo e deve continuar assim, já que é pouco provável que a Sony entre de cabeça no mundo dos carros. Durante a apresentação na CES, o próprio Kenichiro Yoshida, CEO e presidente da Sony, afirmou que a plataforma do carro é utilizada para mostrar ao mundo estes sensores e a tecnologia de entretenimento da empresa.

Ele deve continuar assim, como uma área de exemplo dos sensores CMOS para carros, do LiDAR de longa distância para detecção de objetos, além do reconhecimento dos ocupantes com câmeras ToF, que ajudam no trabalho de saber se o motorista está ou não prestando atenção na estrada. Alguns destes sensores já estão em veículos de outras empresas, como nos Lexus ES, NX e UX, além dos Toyota Crown, Alphard/Vellfire e no Corolla Sports.

Com informações: Sony.

Sony Vision-S elétrico, Hyundai S-A1 que voa e um Lyft que dirige sozinho nas ruas em Las Vegas são destaques automotivos da CES

Zazcar deixa de alugar veículos através de aplicativo para iPhone e Android; outras empresas do setor fecharam as portas no Brasil

Para cumprir a promessa o país precisa de mais 70 mil estações de recarga de carros elétricos, junto de 7 mil para carga rápida

Veículo tem bateria de 35,5 kWh, contra 100 kWh de um Tesla Model X

Modelo testado é o e.coTech4; veículo transporta quatro pessoas e tem autonomia de até 150 km

Pokémon Sword e Shield traz apenas 400 espécies na Pokédex de Galar; confira quais é possível encontrar na região da 8ª geração

Veja como funciona um carro elétrico e saiba que vantagens esse tipo de veículo oferece para os usuários e para o meio ambiente

Confira dicas antes de decidir comprar um patinete elétrico: saiba os tipos, os componentes e avalie também a sua necessidade

Saiba qual a diferença entre Dolby Vision, HDR10, HDR10+, HLG e Advanced HDR, os vários padrões de HDR disponíveis no mercado

Descubra como encontrar conteúdos da Netflix que suportam HDR10 ou Dolby Vision, disponíveis no plano mais caro de streaming

Nenhum comentário:

Postar um comentário